Ao falar de um pedal difícil de fazer, é normal pensar em muitos componentes ou fios. Esse pedal tem exatamente 24 componentes, não tem potenciômetros ou chaves, então seria um pedal fácil de fazer, correto? Negativo! E o motivo é que é um pedal que eu sempre quis tentar fazer, e acho que muitos pensam em tentar um dia: um wah.
Usei o circuito do Colorsound Inductorless Wah controlado por um ldr. O circuito é bastante simples. O problema maior é a caixa. Eu não tenho ferramentas e nem habilidade para usá-las para fazer uma caixa usável. E, para complicar, eu tinha encomendado 10 1590A com o Felix para fazer um set de pedais só com essas caixinhas, e coloquei na cabeça que teria que fazer um wah em uma delas.
Fiz o layout no Eagle. Foi bem fácil, já fiz layouts bem mais complicados para as 1590A. Depois montei a placa.
Pedi para um amigo pintar a caixa de preto, mas sem verniz. Eu queria um preto fosco, e já que não tem verniz para proteger a tinta, arranhões vão acontecer e já aconteceram. Mas foi intencional, queria a aparência de um pedal "surrado".
Antes de pintar, eu fiz os buracos na caixa, usando uma 3pdt para acionar o wah. Eu não queria colocar o jack de alimentação na lateral da caixa, mas sim na "frente". Depois de pintada a caixa, fiz um teste para ver as posições dos componentes.
Os problemas começaram a aparecer. A 3pdt não cabia devido a posição do jack de alimentação. Isso é facilmente resolvido usando um jack menor (que eu não tenho), usando uma chave menor (tinha uma sobrando e usei) ou usando um jack com rosca externa (que depois de terminar o wah eu encontrei um perdido nas minhas coisas
). Outro problema: eu não fiz medidas antes de fazer os furos e placas
. A placa não coube! E, devido à necessidade de espaço entre a placa e a tampa da caixa para caber o "bloqueador de luz", ela não poderia ficar muito próxima da tampa. Tive que colocar ela inclinada.
Hora de soldar os fios. Depois que terminei, encontrei mais dois problemas. Um foi que inverti os fios de entrada e saída, facilmente resolvido.
Para a parte mecânica do wah, fiz essas pecinhas de inox que não sei o nome
. Emprestei uma lixadeira e um disco de corte com um amigo, e foi bastante difícil fazer essas peças. Não fiz um "template" de papel
, trabalhei diretamente no inox com a lixadeira e furadeira. Também fiz tudo sozinho, sem muita habilidade. Resultado: os tamanhos não batiam e, quando conseguia um par com o tamanho certo, os furos não batiam. Depois de uma tarde inteira, consegui um par com os tamanhos corretos. Aquele outro pedaço retangular de inox foi usado para cobrir o buraco da 3pdt, que era bem maior que o buraco necessário para fixar a chave menor que eu usei. E aquele buraco feio eu fiz para passar o "bloqueador de luz"
.
O outro problema que eu descobri depois de soldar a fiação foi que o furo para aquele parafuso de fixação ficava debaixo da placa, mas eu havia colado dois pedaços de palito de dente para segurar a placa no lugar usando uma cola chamada tek bond. Para quem não conhece, fica a sugestão, é uma cola consideravelmente mais forte que o super bonder e mais barata. Tive que remover (ou seja, quebrar) os palitos de dente para prender o parafuso.
Usei a tampa da caixa como a parte do pedal onde vai o pé. Parafusei a outra "pecinha de metal que eu não sei o nome", e colei duas camadas de papelão para regular a altura dessa parte com a altura da chave, já que quando fiz as pecinhas de metal eu pensei na altura de uma 3pdt.
Hora de fazer o bloqueador de luz. Achei que não ia dar muito trabalho, mas o que ocorreu foi uma série de tentativas e erros, que durou o suficiente para ouvir um show completo do Keith Urban seguido de um show completo do Faith No More
. Usei um clipe para papel dobrado, e colei um pedaço de cartão de visitas para ser o bloqueador.
Montei tudo e cortei o bloqueador no formato exato. Preferi cortar com ele montado pois nas tentativas que derram errado cortei fora da caixa, e quando coloquei na caixa não ficou bom.
Fiz a tampa com um pedaço de inox.
Cortei um pedaço de papelão e colei na parte onde vai o pé. Pensei em colar um epdaço de borracha, mas o papelão dá um visual diferente.
Aqui está uma foto do pedal pronto.
Foi uma experiência muito interessante, mas depois de todo esse trabalho não sei se tenho coragem de fazer outro
.