A verdade é que nesse caso 12+12 não é igual a 24. Isso é que precisa ficar claro.
12+12V 3A significa que você tem 2 enrolamentos de 12V cuja corrente somada da 3A, mas em 12V.
A retificação aí é com 2 diodos + CT, que vai colocar os 2 enrolamentos"em paralelo".
Desculpe a insistência...
Mas utilizando as 2 pontas de 12V e esquecendo o CT ou seja ligar os secundários em série eu não encontraria os 12+12=24V?
Aí eu não entendo o motivo de as tensões se somarem e a corrente não...
Isso está me levando a achar que o correto então seria especificar a corrente por enrolamento do transformador...
Matec Esse método da régua é bom para não levar "gato por lebre"
Você parece estar confundindo alguns conceitos. O seu transformador aguenta até 36VA de carga, isso não tem como mudar mais. Se seguir o procedimento do Matec vai chegar num valor um pouco acima, mas ocorrem algumas perdas no núcleo, por isso o transformador é vendido com tensão e corrente NOMINAL, logo potência nominal também.
O fato de encontrar os 24V alternados é bem básica: fontes de tensão associadas em série tem suas tensões somadas. Fontes de corrente associadas em série não se somam, apenas em paralelo! Obviamente não se põe em paralelo fonte de tensão com valores diferentes nem em série fontes de corrente de valores diferentes.
Pense nesses dois enrolamentos como duas pilhas em série, vai ser uma boa analogia. Nunca se esqueça que corrente, tensão e potência estão sempre juntas! (ficou bonitinho isso hahaha)
-----
Olá
Existe uma solução prática para quem vê um transformador e não tem certeza se ele pode ou não fornecer a potência desejada.
A "solução" é uma Régua.
Núcleos pequenos demais não vão fornecer a potência necessária que você precisa, independente do que o vendedor diga, seja núcleo GO ou qualquer outro.
A formula para se descobrir o tamanho necessário para o potência real do transformador pode ser esta:
Sg = (Raiz((Ps*1,1)/60))*1.1*7,5Onde
Sg é a área do ferro que fica dentro do núcleo (também conhecida por seção geométrica). É o valor
Sg = H x h que aparece na imagem:
O
Ps é a potência que você precisa no secundário.
O
60 é a frequência da rede elétrica no Brasil.
Os
1,1 são dois fatores de perda que servem para ajustar o cálculo teórico ao comportamento real do transformador.
O
7,5 é uma constante utilizada na construção de transformadores de força.
...
Matec, eu faço um cálculo mais simples com boa aproximação:
Pego a régua e apenas meço a seção geométrica em cm^2, elevo ao quadrado e eis a potência aproximada:
P [VA] ~ A^2 [cm^2]
Essa foi um técnico de rádio já falecido que me passou...