Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 03 de Julho de 2024, as 03:38:14


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Captador Single com corda D, soando baixo  (Lida 5242 vezes)
nandinhuuoliveira
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 43

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 2


« : 10 de Fevereiro de 2016, as 15:07:15 »

Fala Galera,

Estou com uma dúvida numa stratocaster que tenho já um bom tempo.

Resolvi ligar ela no som limpo para testar um fender mini twin 57 que montei, e ao colocar no captador do braço, vi que a corda ré estava com o som muito baixo... (sem força, mas presente) o pior que não lembro disso quando troquei a captação para a da GuitarGarage - TwoTone (Por sinal um som muito bom, tenho mais 1 kit deles o Three Tone) no ano retrasado.

Mas como não costumo tocar muito com essa stratocaster, deve ser por isso que não notei essa falha no som.

Os captadores são de Alnico V, será que esse magneto está invertido, ou então ele está sem magnetismo ?

Como efetuar esses testes ?

Obrigado a todos.

Registrado
laerteandrade
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 899

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 52


« Responder #1 : 10 de Fevereiro de 2016, as 16:12:03 »

Por um acaso você não está usando cordas de violão ou velhas?
Registrado
nandinhuuoliveira
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 43

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 2


« Responder #2 : 10 de Fevereiro de 2016, as 17:14:55 »

Então pensei isso, aí coloquei um jogo de cordas 0,10 elixir.  Mas vou trocar somente a corda ré hoje para ver...
Registrado
silvioalvim
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 110

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 9


Aprendendo a jogar


« Responder #3 : 10 de Fevereiro de 2016, as 19:33:28 »

Verifique também o nut e a ponte, para ver se há alguma obstrução. Nut de plástico (não sei se é o caso) costuma desgastar com o tempo e pode ter alguma rebarba atrapalhando a vibração da corda, por exemplo.
Registrado
nandinhuuoliveira
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 43

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 2


« Responder #4 : 10 de Fevereiro de 2016, as 20:32:35 »

a corda vibra bem nas outras posições do captador, e desplugada t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum), e só no captador do braço e na corda ré.
Registrado
villain
Visitante
« Responder #5 : 11 de Fevereiro de 2016, as 08:04:19 »

Já verificou se este pólo está em curto com a bobina do captador?
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #6 : 11 de Fevereiro de 2016, as 08:23:40 »

Eu tive esse mesmo problema com um captador da Lollar. E era exatamente o cilindro de Alnico colocado invertido. Mandei email e eles enviaram outro captador sem problemas para mim. Infelizmente a alfândega o taxou... Mas isso já é outro assunto.

Se você tiver um captador single solto à mão, use-o para ver se o cilindro do captador defeituoso está invertido aproximando a face do cilindro desse que está solto das faces que estão normais (captador do braço na guitarra) e da face do que está problemático!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
EddieTavares
Visitante
« Responder #7 : 11 de Fevereiro de 2016, as 09:49:49 »

Alex, nandinhuuoliveira

O captador pode ter sido guardado com outros captadores ou imãs antes de ir para a guitarra, isso pode ter desmagnetizado um ou mais imãs do captador, remagnetizar é fácil desde que se tenha umas 2 peças de neodímio.

-----
Outra coisa.

O captador pode estar "morto", isso acontece quando o filamento de cobre rompe internamente por oxidação, tensão ou ambos. Apesar disso o captador continua emitindo sinal, já que, as duas partes formam um acoplamento capacitivo, entretanto o timbre fica mais magro, ruidoso, e as cordas ré e mizinha praticamente somem.
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2016, as 09:55:36 por EddieTavares » Registrado
RafaS
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 161

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 20



« Responder #8 : 11 de Fevereiro de 2016, as 10:15:08 »

A primeira coisa que eu faria é pegar um imã de alnico... o polo de algum outro captador e ver um por um desse seu captador do braço se os imãs estão na orientação correta.

Isso se faz pegando esse imã, e na mesma orientação, aproximar de um por um dos 6 polos desse captador em questão. Devem todos atrair, ou todos repelir o imã. Se o comportamento for idêntico em todos, então fica descartado a questão de polaridade.

Registrado

"Dê um peixe e você alimenta ele por um dia. Dê uma guitarra e você diverte ele pro resto da vida."
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #9 : 11 de Fevereiro de 2016, as 10:48:37 »

Eddie, um dos próprios caras que trabalham com o Jason Lollar se desculpou dizendo que os cilindros são pré-magnetizados e que alguém deixou passar um com os lados assinalados errados. Eu acabei por usar os rare earth que tenho aqui e "consertei" o captador, mas ele não tem a mesma magnetização do original e realmente não soa igual. Precisaria de ferramentas mais apropriadas ou de mais paciência com o que tenho...rs. De qualquer maneira ficou com ótimo som. Uma hora dessas mando pro Edu Fullertone dar uma "amaciada"...rs
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Leandro dkv
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 65

Obrigado
-Dado: 53
-Recebido: 25



« Responder #10 : 11 de Fevereiro de 2016, as 11:37:37 »

Boa tarde,a quase duas décadas trabalho com isso e algo que faz dar certo é:utilizar um imã de ferrite ou caso não fique próximo o imã de neodimio,se ficar forte a magnetização,coloque o imã no congelador por volta de 20 minutos e assim por diante!Boa sorte!
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #11 : 11 de Fevereiro de 2016, as 18:02:07 »

Alex, possivelmente você tenha saturado o polo, se não me engano o Lollar carrega o polo até o máximo e depois desmagnetiza um pouco.

Leandro, nunca consegui remagnetizar alnico com imã de ferrite, tentei mas carregou muito pouco.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #12 : 11 de Fevereiro de 2016, as 19:55:22 »

Eddie, é assim mesmo que o Jason faz!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.052 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal