Galera, preciso de uma ajudinha para ressuscitar o meu pedal Nux Mod Core, primeiramente vou contar como o mesmo veio a óbito.
Estava eu todo feliz mudando meu pedal board com tudo ligado, quando o cabo de alimentação do pedal ao lado que estava solto, cai sobre a parte metálica do P10 que vai no Mod Core, deu uns pipoco afinal foi um curto de positivo (parte externa do P4)com negativo (carcaça do P10). No mesmo instante o bichinho ficou mudinho, sem som nenhum quando em efeito.
Vamos as boas noticias(ou mas hehe), o circuito By pass dele esta ok, ele chaveia o relé acende as luzes e deixa passar o som em bypass, mas quando em efeito fica mudinho da silva...
Abri o falecido e logo subiuumo cheirinho de queimado, foi farejando hehe a placa até que achei um transístor bipolar NPN SMD creio eu que seja um 2SD596 DV4 pois estava estourado e do lado dele tinha um DV4, então usando a lógica e as as letras D que ainda dava para ler no transístor que fritou creio que seja o mesmo...
Esse transístor fica na parte de alimentação, do outro lado da placa fica os reguladores de tensão que alimentam o CI digital do efeito, e pelo o que eu medi, parece que estão enviando as tensões corretas.
E agora meus camaradas por onde começo? qualquer ajuda é bem vinda, vou tirar umas fotos em alta resolução para ajudar a vocês me ajudarem hehe.
Quem tiver o pedal e puder tirar umas medidas de tensão para mim será de muita ajuda, assim como lugares onde eu possa comprar componentes SMD principalmente esse transístor que fritou.
Obrigado.
-----
Galera consegui um avanço agora a noite, descobri mais ou menos qual a função dos NPN.
Eles estão ligados em série com os reguladores de tensão de 3,3V e 5V. Depois de novo teste, constatei que alem de queimado, ele esta em curto do Coletor com a Base.
Este transistor que queimou, alimenta o regulador de 5V, testei com mais calma agora e ví que este regulador não esta recebendo alimentação vi também que o transistor queimado fornece energia para boa parte do circuito, eu acompanhei uma trila e vi que ele alimenta até os dois RC4558 da Saída e os fets da entrada, não é atoa que o pedal esta mudinho
.
Agora gostaria da opinião dos presentes, alguém já viu esse tipo de ligação? um transistor ligado entre a alimentação 9V e um regulador de tensão? Será que tem ele a função de proteção? Ou o que será?
Se tiver a função de proteção, será que eu posso retirar ele e ligar direto para ver se o pedal volta a falar? Somente para teste? Ou será que é muito arriscado...
As características dele são:
Transistor NPN smd - 2SD596 - DV4*
Vcbo = 30V
Vceo = 25V
Vebo = 5V
Ic = 700mA
Pc = 200mW
Hfe = 50 a 320 **
*no transistor SMD só estava marcado DV4.
**O ganho varia de acordo com a corrente.
Será que posso usar um similar a este porém sem ser smd? ou tento achar ele fora do brasil?
Dúvidas muitas dúvidas, mas sei que posso contar com o apoio do mestres daqui