Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 08 de Julho de 2024, as 13:06:41


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: [BR] 4 Modificações em uma Stratocaster  (Lida 6603 vezes)
akhalabeth
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 7

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1



« : 12 de Dezembro de 2015, as 02:55:43 »

Saudações! como vão?

Sou novo no fórum e esse é meu primeiríssimo post. Aqui gostaria de contar acerca de quatro modificações que fiz na minha Stratocaster.

Todas essas modificações já são conhecidas e estão espalhadas pela internet, apenas apliquei-as.

Os mods são os seguintes:

1) Seletor entre tone capacitor original e um adicional
2) Hard clipping usando par de diodos
3) Modificação na chave seletora para deixar o captador do braço em série com os outros
4) Trebble bleed para manter agudos ao reduzir volume

Motivações:

Paguei muito barato no kit da minha guitarra, porém o valor se reflete na qualidade dela. É uma Stratocaster V-Tone da Behringer e eu estava um pouco insatisfeito com o timbre dela. Resolvi pesquisar o que poderia modificar com a finalidade de deixar o som com um pouco mais de qualidade e versatilidade.

Esquema de todos os mods:
Clique aqui para visualizar
C1 - 0.002uF / 2nF / 2000pF
C2 - 0.047uF / 47nF / 47000pF (original, film capacitor "clorets")
C3 - 0.1uF / 100nF / 100000pF (capacitor de cerâmica)
D1,D2 - 1N5819
R1 - 100k Ohms
SW - todas as chaves adicionais são DPDT

Mod 1:
Simples seletor entre um capacitor e outro. Dá uma "escurecida" no timbre.

Mod 2:
Modificação bacana, mas acredito que deva ficar melhor em humbucker pela saída que os mesmos possuem. Esse mod é conhecido como "passive overdrive", dá uma sujada legal mas perde um pouco de volume.

Fonte:
https://www.youtube.com/watch?v=387UKlhLtsQ
http://www.instructables.com/id/Passive-Guitar-Overdrive-Black-Ice/

Mod 3:
Esse mod coloca o captador do braço em série com as seleções realizadas na chave principal. David Gilmour talvez seja um dos mais conhecidos que utilize essa modificação. Deu uma cor bacana pro timbre, gostei mais quando em uso em conjunto com o capacitor de cerâmica cortando um pouco os agudos e realçando os meios e graves.

Fonte:
https://www.youtube.com/watch?v=oTNlbJksTu8
http://www.strat-talk.com/threads/how-to-beef-up-your-strat-tone-a-simple-wiring-mod-tutorial.186208/

Mod 4:
Treble bleed visa manter os agudos mesmo quando se reduz o pot de volume.

Fonte:
https://www.youtube.com/watch?v=uxrFn1bekNQ

Complicações:
Tive três pequenos problemas:
1) Uma das chaves dpdt acabou encurtando os terminais de um dos potenciometros, levei um tempo para encontrar o problema.
2) O posicionamento das chaves no escudo e no corpo do instrumento é um pouco complicado. Por mais que eu tenha medido várias vezes na hora de fechar sempre ficava algo sem espaço. No final das contas consegui deixar as chaves no sentido que eu desejava sem ter que "comer" a madeira interna.
3) O buraco do parafuso de um dos captadores espanou. Tentei corrigi-lo com esmalte para unha, porém não obtive sucesso. Minha saída foi fazer um pó de tampa de garrafa pet triturado e misturado com cola super bonder. Após seco no lugar do buraco apenas refiz o furo com minha retifica e consegui encaixar o parafuso perfeitamente.

Imagens:
Tirei apenas uma foto durante o processo. Preciso me policiar para registrar melhor os próximos projetos.

Stratocaster aberta e componentes
As três chaves toggle dpdt instaladas


Conclusão:
- Por mais que a guitarra não tenha valor e nem seja boa, as modificações me agradaram e me ensinaram muito sobre wiring interno da guitarra e sobre o funcionamento da chave seletora.
- Gosto de realizar modificações que permitam retomar o funcionamento original.
- O remendo para o buraco do parafuso do captador foi uma das gambiarras mais bacanas que já fiz até hoje.


Se for do interesse posto fotos in/out, mas ainda estou aguardando um amigo personalizar o escudo Smiley
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2015, as 02:21:52 por akhalabeth » Registrado
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 471

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 102



« Responder #1 : 12 de Dezembro de 2015, as 06:45:23 »

Parabéns pelo post e bem vindo ao Fórum!  Achei legal pois juntou todas as possibilidades em um único local e com referências visuais (YouTube) para ilustrar.  Falta somente as fotos de sua Strato para vermos como ficou na pratica.
Abraços
 Legal!
Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
Sávio_RJ
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 42

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 3



« Responder #2 : 12 de Dezembro de 2015, as 14:02:35 »

Uma dica: deixe o captador da ponte em série somente com o do meio, pois com somente 2 bobinas de polaridades magnéticas opostas é que você vai obter o hum cancelling.
Registrado
Etelvino Costa
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 392

Obrigado
-Dado: 630
-Recebido: 134



« Responder #3 : 12 de Dezembro de 2015, as 18:53:42 »

Akhalabeth,
Parabéns pelas modificações, aprendi muito também fazendo upgrade em guitarras baratas.
Esta dos diodos não conhecia, parece ser bem legal!
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2015, as 18:55:20 por Etelvino Costa » Registrado

Paciência comigo, estou tentando aprender.
akhalabeth
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 7

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1



« Responder #4 : 12 de Dezembro de 2015, as 22:41:32 »

Primeiramente, obrigado pela atenção! Ainda pretendo escrever outros 3 build reports referente a um woolly mammoth, 3 tubescreamers e um reparo realizado num amp transistorizado.

Parabéns pelo post e bem vindo ao Fórum!  Achei legal pois juntou todas as possibilidades em um único local e com referências visuais (YouTube) para ilustrar.  Falta somente as fotos de sua Strato para vermos como ficou na pratica.
Abraços
 Legal!
Tentei manter o post organizado, porém criei o esquema no programa DIYLC (único que conhecia que possuía captadores e a chave 5way) e ele manteve as conexões cruzadas. Prefiro quando o programa realiza um routing dos wires para deixar a imagem mais limpa.
Editarei o post para adicionar as fotos quando finalizar a personalização do escudo.


Uma dica: deixe o captador da ponte em série somente com o do meio, pois com somente 2 bobinas de polaridades magnéticas opostas é que você vai obter o hum cancelling.
Sim, é válido trocar para ter um som mais proximo de humbucker com o cancelamento, o ganho e voltado pra frequencias da ponte.


Akhalabeth,
Parabéns pelas modificações, aprendi muito também fazendo upgrade em guitarras baratas.
Esta dos diodos não conhecia, parece ser bem legal!
Como hobbista meu maior prazer é aprender algo após um projeto e quando retomo projetos antigos ver o quanto evolui desde então. Smiley
Referente a modificação de diodo, existem vários wirings dele para baixo e guitarra, inclusive usando potenciometros para 'jogar' com a distorção. Fica um timbre bacana mas eu acabo preferindo um clipping num circuito ativo como pedal ou amplificador.
Registrado
007
Visitante
« Responder #5 : 21 de Dezembro de 2015, as 09:46:26 »

Muito bom! Modificações sõ muito bem vindas aqui. Eu mesmo troquei as ferragens e mudei toda a parte elétrica da minha GG1 Custom.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.051 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal