Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 22 de Outubro de 2024, as 17:59:38


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: dúvida sobre fusível de um amp  (Lida 5624 vezes)
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.698

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 416


« : 22 de Setembro de 2015, as 18:27:33 »

Um amigo tem um Ibanez TBX150H, e queimou o fusível. Provavelmente ocorreu um pico de corrente, pois foi em uns dias chuvosos e com raios. O fusível tem as especificações T4AL/250V. Que tipo de fusível é esse?
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509



« Responder #1 : 22 de Setembro de 2015, as 18:34:04 »

T4AL250V é 4A (amperes) e 250V (volts) slow blow. Ou seja, ação retardada. Se você colocar um fusível comum de 4A e 250V, ele deve durar o tempo de ligar o amp e queimar o fusível.

Esses fusíveis são difíceis de encontrar no Brasil!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
AdrianoLima
Visitante
« Responder #2 : 22 de Setembro de 2015, as 19:49:35 »

Como foi dito pelo hgamal são difíceis de encontrar no Brasil mas tem uma opção: você pode encontrar na Altana Tubes: ou se quiser importar sugiro as páginas:
TubeDepot:Hoffman Amplifiers:
« Última modificação: 22 de Setembro de 2015, as 19:51:25 por AdrianoLima » Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.698

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 416


« Responder #3 : 22 de Setembro de 2015, as 22:00:41 »

Esse era meu medo, serem difíceis de encontrar no Brasil. O que me estranha é que antes o amp funcionava com um fusível de 2 amperes comum. Se eu usar um de 4 amperes comum ele vai queimar logo ao ligar o amp, ou ele dura um pouquinho para pelo menos ver se sai algum som (e já confirmar que o problema é o fusível mesmo)?
Registrado
AdrianoLima
Visitante
« Responder #4 : 22 de Setembro de 2015, as 22:06:53 »

Cara o link que eu postei acima tem uma loja brasileira que vende este fusível, a Altana Tubes que é inclusive de um dos administradores daqui do site, o Eduardo, pode comprar sem medo!
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.698

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 416


« Responder #5 : 22 de Setembro de 2015, as 22:19:40 »

Sim, eu sei. Conheço a Altana, já comprei com o Eduardo. Mas tem a questão do tempo para entrega, aí entra o teste com fusível normal enquanto isso. Ligar com fusível normal seria mais para fazer um teste rápido mesmo, e verificar se o amp está funcionando e foi só o fusível que queimou, ou se há outros problemas.
Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 952

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 132



« Responder #6 : 22 de Setembro de 2015, as 23:49:43 »

ignora o fusível, faz um jumper no soquete dele e liga o amplificador com uma lampada em série com a alimentação, dará para ter uma noção do funcionamento do aparelho.

mas só faça isso usando a lampada em série, em outra circunstancia nunca faça um jumper no lugar de um fusivel.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #7 : 23 de Setembro de 2015, as 12:58:33 »

T4AL250V é 4A (amperes) e 250V (volts) slow blow. Ou seja, ação retardada. Se você colocar um fusível comum de 4A e 250V, ele deve durar o tempo de ligar o amp e queimar o fusível.

Esses fusíveis são difíceis de encontrar no Brasil!

Qual característica dos amplificadores fazem com que os mesmos necessitem de fusível de ação retardada?
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509



« Responder #8 : 23 de Setembro de 2015, as 13:28:16 »

Qual característica dos amplificadores fazem com que os mesmos necessitem de fusível de ação retardada?

Algumas Fontes de alimentação se comportam como um curto assim que o amplificador é ligado. Isto demanda uma corrente maior no momento que ele é ligado.

Em amplificadores valvulados dá até para perceber quando isso acontece. Ao ligar os filamentos da válvula, eles apresentam uma resistência baixa, pois o filamento está frio. Assim que o filamento esquenta, sua resistência aumenta e por consequência o seu consumo de corrente.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #9 : 23 de Setembro de 2015, as 18:30:01 »

Então dependendo da fonte de amplificador a transístor isso também pode acontecer?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.285

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2048


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #10 : 24 de Setembro de 2015, as 13:58:12 »

Então dependendo da fonte de amplificador a transístor isso também pode acontecer?

Sim, principalmente nos que tem grandes capacitores de filtragem/reservatório no circuito da fonte. Quando se liga o amplificador, esses capacitores estarão descarregados e a corrente inicial consumida será bem grande (e nesse caso se o fusível não for bem dimensionado, ele não aguenta - por isso a recomendação do fusível de ação lenta), até que eles estejam carregados e a corrente entre em valor nominal ("de cruzeiro").
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.698

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 416


« Responder #11 : 25 de Setembro de 2015, as 10:53:06 »

Entendi. Já passei o link da Altana para ele. Agora é torcer para ser só um fusível queimado.
Registrado
notreve
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 86

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 44


« Responder #12 : 25 de Setembro de 2015, as 16:46:51 »

Aconteceu a mesma coisa no meu Amp (Peavey 6505+112)

Um certo dia (o amp tinha sido recém entregue) eu resolvi tocar e pra variar não esperei esquentar direito,
simplesmente liguei, deixei esquentar uns 2 min, e logo em seguida toquei alguns acordes.

Não deu outra, o amp apagou. Na hora bateu um desespero, mas felizmente, era só o fusível.

E se bem me recordo, o fusível dele não é desses com retardo, e sim um comum de 3A.

Troquei por um menor, de 2A (por segurança..rs) e desde então, esta funcionando perfeitamente.

Só que hoje deixo ele esquentar uns 10 a 15 min, e depois disso começo a tocar.

Depois desse ocorrido, nunca mais queimou o fusível.




Registrado

IN UNION  WE STAND ..
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.062 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal