Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Novembro de 2024, as 01:33:13

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: [Ajuda] Sensor de Umidade  (Lida 6305 vezes)
Etelvino Costa
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 631
-Recebido: 134

« : 12 de Novembro de 2014, as 08:37:36 »

Pessoal, montei um sensor de umidade simplesinho do site Newton Braga, para ilustrar um seminário que vou apresentar amanha na faculdade, como tinha que ser uma coisa simples e rápida me arrisquei neste circuito:

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/mini-projetos/166-ativadores-e-controladores/9107-sensor-de-umidade-min504

Porém, a sensibilidade é muito grande, na realidade é como se fosse um teste de condutibilidade e praticamente tudo é condutor... tentei aumentar o valor de R1 testei até 1M mas não deu diferença alguma...
Alguém teria uma sugestão para diminuir esta sensibilidade...?

Estava bolando um sensor em uma pci mas quando ligo os terminais ele acusa como condutor mesmo sem contato com nada. Cheesy

Paciência comigo, estou tentando aprender.
lferg
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 14

« Responder #1 : 12 de Novembro de 2014, as 09:44:11 »

Etelvino, no site do Newton C. Braga desse projeto, ele diz algo sobre fuga dos transistores:

" Podemos usar qualquer transistor NPN de uso geral, mas devemos ter o cuidado para que nem um dos dois transistores apresente fugas, pois isso faria com que o LED ficasse permanentemente aceso mesmo sem umidade presente nos sensores."

Pode ser que esteja com esse problema, faça um teste com seus transistores.
Abraços,
For those about to rock (we salute you)
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #2 : 12 de Novembro de 2014, as 10:03:06 »

O ganho é muito alto. Mesmo usando BC548A (que tem a menor faixa de ganho de 110 a 220 vezes) na melhor das hipóteses, teria um ganho de 110 x 110 = 12100.  Se o seu led acender só com 1mA, a corrente de base no Q1 precisaria ser de: 1mA / 12100 = 82nA o que seria possível mesmo com uma resistência de base de Q1 de: (6V - 0,6V - 0,6V)/82nA = 58Mohms (desconsiderei a queda de tensão sobre o resistor de 100 ohms). Não adianta aumentar o resistor de base de 100k para 1Mohm, ele acenderia mesmo com valor muito alto.
Use apenas um transistor e use um trimpot de 1Mohm na base dele em série com o sensor pra ajustar a sensibilidade. Com um transistor só, mesmo que o ganho seja de 110:
(6V - 0,6V)/(1mA/110) = 594kohms  seria o total de sensor + trimpot máximos para ter 1mA no led.
Na verdade é melhor usar circuitos comparadores (até um TL071 serve) pra isso, pois assim pode-se ajustar o circuito para acender o led apenas quando a condutividade passar de determinado ponto. Nesse circuito a transição é gradual e o led pode ficar apagado, depois um pouquinho aceso, pouco aceso ou bastante aceso
« Última modificação: 12 de Novembro de 2014, as 10:08:38 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Etelvino Costa
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #3 : 12 de Novembro de 2014, as 10:32:08 »

Etelvino, no site do Newton C. Braga desse projeto, ele diz algo sobre fuga dos transistores:

" Podemos usar qualquer transistor NPN de uso geral, mas devemos ter o cuidado para que nem um dos dois transistores apresente fugas, pois isso faria com que o LED ficasse permanentemente aceso mesmo sem umidade presente nos sensores."

Iferg, pensei nesta possibilidade mas como o LED fica apagado sem a umidade presente descartei esta opção.

Use apenas um transistor e use um trimpot de 1Mohm na base dele em série com o sensor pra ajustar a sensibilidade.

Xformer, vou tentar esta opção de apenas um transistor, vi outras opções usando CI que parecem bem interessantes mas como estou corrido e é para amanha descartei.

Obrigado a todos!
Ramsay
Colaborador

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 128

« Responder #4 : 12 de Novembro de 2014, as 14:31:59 »

Tenta com o esquema abaixo e vê se rola:
http://www.circuitstoday.com/wp-content/uploads/2008/04/humidity-tester-circuit.JPG
Visitante
« Responder #5 : 12 de Novembro de 2014, as 14:56:46 »

Eu sei que não é o que o Etelvino pediu, mas só a título de curiosidade, se pode fazer um medidor de umidade com crina de cavalo (e até cabelo humano), o pelo encolhe e estica dependendo da umidade do ar, então basta prender numa agulha (tipo um VU) e calibrar uma escala.

O único problema é que você necessita de um aparelho para calibrar a escala do mostrador da agulha, depois de calibrado você tem o seu medidor de umidade DIY.

Abraços.
« Última modificação: 12 de Novembro de 2014, as 15:22:19 por xformer » Registrado
Etelvino Costa
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #6 : 12 de Novembro de 2014, as 15:12:21 »

Ramsay,

Interessante a ligação deste pot entre o emissor e base do transistor.
Será que eu conseguiria colocar um ajuste no outro circuito colocando um pot assim:

Ferro Velho, sério mesmo?
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #7 : 12 de Novembro de 2014, as 15:16:04 »

Sim, era assim que se fazia antigamente.

Procura no gugou por medidor de umidade de crina de cavalo.

Seria interessante para você fazer um também, demonstraria a viabilidade dele comparando a precisão do feito de pelo com o eletrônico.

Abraço.

-----
http://www.ufrgs.br/medterm/trabalhos/trabalhos-2012/Dante_Guilherme_Gustavo.pdf

-----

Renato, obrigado por corrigir os erros. Legal!
« Última modificação: 12 de Novembro de 2014, as 15:31:46 por Ferro_Velho » Registrado
Ramsay
Colaborador

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 128

« Responder #8 : 13 de Novembro de 2014, as 11:35:33 »

Interessante a ligação deste pot entre o emissor e base do transistor.
Será que eu conseguiria colocar um ajuste no outro circuito colocando um pot assim

Você pode (e deve) testar assim, embora eu ache que o problema é mesmo o de excesso de ganho causado pelo uso de 2 transistores ligados em série.
Handmaker

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175

« Responder #9 : 13 de Novembro de 2014, as 14:07:50 »

Etelvino:
Eu penso que os problemas são vários:
1) O "sensor"  me parece uma antena, então colocando um capacitor tipo 1nF (ou maior) entre a base e o coletor do primeiro transistor adiantaria bastante para não fazer o circuito acionar;
2) Para diminuir o efeito da corrente de fuga do coletor para base, adicionar um resistor do mesmo valor do que está em série com a base, mas entre a base e o emissor. 100k parece um valor razoável.  Quem sabe um resistor na base do segundo transistor também melhore;
3) Esse trimpot que tu riscou em vermelho pode anular a possibilidade de condução ao ficar umido o sensor...  deve ser de valor bem alto, caso tu resolva colocar.

Esse circuito vai funcionar cada dia de maneira diferente, pois os parâmetros de corrente de fuga e de ganho variam conforme a temperatura.  Não é um bom sensor.  Numa aplicação séria não seria aceitável.

Abraços, Saúde e amor.
  Imprimir  

Ir para: