Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Setembro de 2024, as 20:25:28


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Tda 2050 construyasuvideorockola (solucionado)  (Lida 8457 vezes)
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #15 : 04 de Agosto de 2014, as 22:17:53 »

Pode; faça a alteração, e depois se achar necessário, ponha os 4 iguais.

Boa sorte,
Alfredo
Registrado

Tmc
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 626

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 30


Se Deus é por nós quem será contra nós!


« Responder #16 : 04 de Agosto de 2014, as 23:50:02 »

o que aconteceu aqui foi o seguinte:

Eu feliz da vida que consegui um outro diodo do mesmo aqui numa sucata, meti ferro pra dentro, quando fui ligar deu uma zuada das braba dexei uns 2 segundos dai aff, pensei? foi o danado do diodo! então tirei os diodos e liguei a ponte retificadora voltou a ligar mais perdi um dos Tdas o som está saindo num dos lados.
amanhã vou trocar o tda bichado e ver no que dá, pois já está tarde e a patroa é braba minino!

tenho uma dúvida, a alteração que o Edy me passou na parte dos zeners  com o CI está correta? posso deixar como está?

Abraço a todos.



-----
Pessoal, fiz as alterações colocando ao invés de diodos coloquei uma ponte retificadora de 10A e não obtive resultado positivo.

Acho que o esquema do projeto foi feito pra atuar com aquela fonte, a alteração que fiz tive o seguinte resultado:

o amp sem o ci do pré está funcionando apenas um lado, pensei que tinha queimado o tda devido ao diodo que liguei bichado, então o substitui  e continua a mesma coisa.

quando inserto o ci o falante teve uma reação meio que esquisita, de acordo que eu giro os controles ele (pois continua a funcionar apenas um lado) sobe e desce, na mesma velocidade que eu giro o controle de volume e o som sai baixinho.

vou postar aqui o esquema do datasheet e do projeto do site:






se os senhores quiserem, posso tirar fotos da minha montagem pra esclarecer melhor.
« Última modificação: 06 de Agosto de 2014, as 10:27:31 por Tmc » Registrado
gil kato
Visitante
« Responder #17 : 19 de Agosto de 2014, as 18:12:27 »

Boa noite amigos, estou com problemas podem me ajudar??? é o seguinte montei a versão mono deste projeto, e como tinha um transformador de 20+20 que acredito ser de 3A resolvi aproveitar, montei tudo certinho mas quando liguei até funcionou mas logo o CI começou a fumaçar e queimou a saída, então andei lendo sobre a voltagem do TDA2050 e percebi que era máxima de 24 vcc quando nas minhas medições encontrei cerca de 27 vcc, gostaria de ajuda para baixar esta voltagem como devo proceder ?

sou meio leigo em eletrônica, então se disse qualquer besteira me perdoem, fico  no aguardo

obrigado 
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #18 : 19 de Agosto de 2014, as 18:41:13 »

20v depois de retificado, se meus cálculos estiverem corretos, dá cerca de 28v, ou seja, acima do permitido para o Ci..., agora se utilizar um Transformador de 18v, como pede no projeto, depois da retificação, dá cerca de 25v..., se a voltagem máxima do TDA2050 é de 24v..., trabalharia 1v acima do limite, acredito que um Transformador de 16v, seria o mais adequado, utilizando um bom dissipador de calor..., posso estar errado, vamos aguardar o pessoal comentar também...
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #19 : 19 de Agosto de 2014, as 22:22:25 »

O Mallermb não está errado, mas sempre se pode dar um jeitinho.

28V teoricamente estaria correto, mas tem queda de tensão nos retificadores (0,6~0,8V), então aproximadamente 27V estão dentro da realidade.

Para não precisar trocar o transformador, podes usar um regulador LM338, que aguenta até 5A e é regulável. Dimensione os resistores conforme datasheet para ter a tensão desejada, e USE UM DISSIPADOR NESTE CI, ele vai esquentar bastante.

E veja que os diodos (ou ponte retificadora) devem ser parrudos e aguentar pelo menos uns 5A. Com volume baixo, a corrente fica relativamente baixa, mas em volumes mais altos, especialmente em passagens com mais graves, ocorrerão picos de corrente que poderão queimar os diodos se estes não estiverem com alguma folga. Eu gosto de diodos MUR860 para este tipo de aplicação, não são caros e aguentam o tranco com folga.

Também recomendo usar eletrolíticos de 10.000uF em cada rail (a fonte é simétrica, certo?), para ter boa filtragem e não arriar nos picos de graves. Mas se não tiver ou não quiser, tente pelo menos não ficar abaixo de 4.700uF.

Ah, e dissipador de calor no TDA é mandatório. De preferência, um grandinho.
« Última modificação: 19 de Agosto de 2014, as 22:24:36 por Finck » Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 687

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 282



« Responder #20 : 19 de Agosto de 2014, as 22:27:46 »

20v depois de retificado, se meus cálculos estiverem corretos, dá cerca de 28v, ou seja, acima do permitido para o Ci..., agora se utilizar um Transformador de 18v, como pede no projeto, depois da retificação, dá cerca de 25v..., se a voltagem máxima do TDA2050 é de 24v..., trabalharia 1v acima do limite, acredito que um Transformador de 16v, seria o mais adequado, utilizando um bom dissipador de calor..., posso estar errado, vamos aguardar o pessoal comentar também...
18v retificado daria 25Vdc mas isso sem carga, com o circuito funcionando isso cairia pra cerca de 22~23v perfeitamente aceitável. e não tem como abaixar a tensão dessa fonte ai com transformador de 20V, (até tem, mas a corrente que o amplificador consome é muito alta pra usar um regulador de tensão)
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #21 : 19 de Agosto de 2014, as 23:29:12 »

Tmc, os esquemas são praticamente iguais, com pequena diferença em R3, que junto com R2 determina o ganho do amplificador, e outra pequena diferença no valor do conjunto R4 com C7.  Estas pequenas diferenças não causariam os problemas que você está tendo.

Fotos seriam bem vindas, preferencialmente nítidas e pelos dois lados.

Tente ainda usar o canal que está funcionando para depurar o problema, transferindo os componentes supostamente com problema para este canal.

Boa sorte,
Alfredo
Registrado

gil kato
Visitante
« Responder #22 : 19 de Agosto de 2014, as 23:43:41 »

estou usando os diodos 1n5406 será que dão conta?
« Última modificação: 20 de Agosto de 2014, as 12:51:01 por gil kato » Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #23 : 20 de Agosto de 2014, as 15:09:39 »

...a corrente que o amplificador consome é muito alta pra usar um regulador de tensão)

Como não? Eu recomendei o LM338, que eu já uso sem problemas há uns 2 anos na fonte de um LM3886 (muito mais guloso que o TDA2050). No meu caso, eu estou baixando de 35Vcc para 28Vcc (7V) com uma corrente que atinge picos de quase 5A...

Corrente nominal do 1N5406 é 3A, mas aguenta picos bem superiores, então acho que dá conta.
« Última modificação: 20 de Agosto de 2014, as 15:12:03 por Finck » Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
gil kato
Visitante
« Responder #24 : 20 de Agosto de 2014, as 16:44:13 »

...a corrente que o amplificador consome é muito alta pra usar um regulador de tensão)

Como não? Eu recomendei o LM338, que eu já uso sem problemas há uns 2 anos na fonte de um LM3886 (muito mais guloso que o TDA2050). No meu caso, eu estou baixando de 35Vcc para 28Vcc (7V) com uma corrente que atinge picos de quase 5A...

Corrente nominal do 1N5406 é 3A, mas aguenta picos bem superiores, então acho que dá conta.


teria o esquema??
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #25 : 21 de Agosto de 2014, as 06:39:46 »



Os resistores de 120 e 2.2k tem que ser redimensionados, são eles que definem a tensão de saída. Aí precisa ver o datasheet, mas agora eu estou sem tempo.

Lembro que tem um esquema mais simples, tenho que procurar.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Tmc
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 626

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 30


Se Deus é por nós quem será contra nós!


« Responder #26 : 21 de Agosto de 2014, as 08:39:47 »

Pessoal, eu olhando aqui o esquema pensando... o que eu fiz de errado, hummm fiquei encabulado com esse resistor de 4,7 Ohms, tenho quase certeza que coloquei 4,7k Ohms. pode está ai o problema?
Registrado
gil kato
Visitante
« Responder #27 : 21 de Agosto de 2014, as 11:17:05 »

Os resistores de 120 e 2.2k tem que ser redimensionados, são eles que definem a tensão de saída. Aí precisa ver o datasheet, mas agora eu estou sem tempo.

Lembro que tem um esquema mais simples, tenho que procurar.

Obrigado Palmas Palmas Palmas
« Última modificação: 21 de Agosto de 2014, as 11:54:06 por Plautz » Registrado
Tmc
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 626

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 30


Se Deus é por nós quem será contra nós!


« Responder #28 : 13 de Setembro de 2014, as 12:54:11 »

Quero pedir desculpas pro mestre Edyguitar por ter me colocado em dúvida com relação a sua sugestão que ele teve tanta paciência em elaborar pra mim. peço desculpas aos colegas aqui.

O problema era mesmo o danado do resisto de 4,7ohms que eu coloquei o de 4,7k. Resultado desse deslise: 4 tdas queimados e um bom tempo pra tentar descobrir o defeito! a minha fonte está com uma ponte retificadora daquelas quadradonas.

o bom foi que eu aprendi bastante com esse erro, graças a paciência e da experiencia dos colegas do handmades.

Logo mais colocarei aqui o projeto da caixa pronta com dois falantes de 8".

OBRIGADO! Legal!

Registrado
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal