Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Novembro de 2024, as 20:22:31

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Gerador Eólico DIY ; Alguém já construiu?  (Lida 4394 vezes)
Matec
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 844

« : 11 de Novembro de 2014, as 15:18:20 »

Olá handmakers.

Aqui onde moro é um local alto, com ventos quase o ano inteiro. Muitas vezes me vem a ideia de construir um gerador eólico pequeno, (nada maior que 3 metros de diâmetro  Roll Eyes ).

Aí eu procuro na net e vejo dezenas de vídeos e muitos tutoriais. A maioria feita também por amadores, e não muito confiáveis.  Batendo Cabeça

Eu gostaria de fazer algo completo e durável, e se possível não muito dispendioso.

Tem alguém que construiu algum, ou que conheça alguma literatura mais detalhada sobre isso?

Obrigado.

Legal!
« Última modificação: 11 de Novembro de 2014, as 15:20:20 por Matec » Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #1 : 11 de Novembro de 2014, as 15:49:04 »

Matec, faça uma busca por aero-geradores de eixo vertical, tipo Savonius, Darrieus ou Savonius-Darrieus.

Esses aero-geradores podem ser construídos DIY com tambores de óleo cortados longitudinalmente. Construí um experimental que funcionou muito mal aqui na serra mas muito bem no litoral, regime de ventos muito diferenciados.

Tenho muito material sobre esse assunto de cursos que fiz no CPQD da Telebrás, vou ver se encontro.
Colaborador

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 52

« Responder #2 : 11 de Novembro de 2014, as 16:07:00 »

http://theselfsufficientliving.com/free-diy-or-homemade-wind-turbine-plans-and-designs/
ex fabio123,nick novo Fabio D.
Matec
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 844

« Responder #3 : 11 de Novembro de 2014, as 16:22:05 »

Guilherme

Obrigado! Realmente estou mais propenso a fazer esse tipo de gerador com eixo vertical do que os convencionais, em termos gerais parece que eles são mais práticos e ocupam espaços mais reduzidos , além do gerador em si poder ser ser colocado fixo em algum ponto, sem ter problemas com a fiação ou contatos. Com certeza terei que me informar mais para decidir o que é mais eficiente. Espero que você encontre as apostilas.

Legal!

Fabio D.

Obrigado pelo link, este eu ainda não tinha visto.

Valeu!

Legal!

P.S.  Eu não tinha pesquisado antes, Roll Eyes , e não tinha visto um tópico do Handmades que já havia abordado esse tema: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1832.0

Lá tem boas dicas do Eduardo sobre o assunto, mas este tópico continua valendo, pois eu quero chegar na parte prática do assunto.
« Última modificação: 11 de Novembro de 2014, as 16:29:11 por Matec » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #4 : 11 de Novembro de 2014, as 17:17:31 »

Realmente estou mais propenso a fazer esse tipo de gerador com eixo vertical do que os convencionais, em termos gerais parece que eles são mais práticos e ocupam espaços mais reduzidos , além do gerador em si poder ser ser colocado fixo em algum ponto, sem ter problemas com a fiação ou contatos. Com certeza terei que me informar mais para decidir o que é mais eficiente. Espero que você encontre as apostilas.

Esses geradores de eixo vertical são melhores para locais onde o vento pode vir de qualquer direção e não precisam de torres altas pra pegar o vento e funcionam com vento mais fraco.  Geradores de eixo horizontal (os mais usados em grandes plantas eólicas) precisam de torres altas e só funcionam com um mínimo de velocidade do vento. 
Todo ano acontece uma feira chamada Enersolar (mais ou menos em julho), no centro de exposições Imigrantes, vale a pena dar uma passada (gratuita) pra ver o que existe de geradores eólicos e usinas solares.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
EddieTavares
Visitante
« Responder #5 : 12 de Novembro de 2014, as 09:29:11 »

Gente, se eu tivesse uma pequena chácara, com certeza eu faria muitos implementos deste tipo, aproveitando energia eólica, solar, rodas d'agua, compostagem... Sou fascinado pelo assunto.
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #6 : 12 de Novembro de 2014, as 10:15:12 »

O problema com aerogeradores eólicos é que o local de instalação precisa ter ventos constantes, de preferência sempre na mesma direção, com velocidade mínima e com maior densidade do ar (mais perto do nível do mar, melhor) para se ter uma produção contínua e eficiente. Não por acaso, as plantas eólicas no Brasil se localizam quase sempre perto do litoral, em locais onde há dunas (decorrentes de vento). Existem mapas prospectivos com estudos e medições  com as melhores localidades para usinas eólicas.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: