O que vai complicar é a tensão dos filamentos. A maioria agora esta montando em PCB, então fica dificil acrescentar resistores (se bem que no caso do 100Buck até é possivel).
Mas pode usar a EF86 ou a 6J32P sem alterar nada (pode tentar alterar os resistores de polarização só)...
Então Kem, dá para utilizar sim porque o filamento da PF86 é para 300ma a 4,5v. As tensões dos filamentos serão de 25+4,5 = 29,5v, que mesmo sendo menor que os 30v, está dentro de uma margem de 5% de tolerância. Pode ser que fique um pouquinho acima, mas acredito que não fará mal as válvulas...
(Papo de engenheiro)
Eduardo, você montou seu gabinete com os parafusos na vertical trabalhando à tração. Desta forma o que segura a coisa junta é a resistência ao arranchamento, que não é muito alta. Você corre o risco de ficar com a tampa na mão e o resto do gabinete no chão. Eu recomendo que você mude a forma de encaixar as laterais para que os parafusos fiquem na horizontal, trabalhando em corte. Neste casso a resistência passa a ser o cisalhamento do parafuso, que é bem alto.
A alça deve ser presa com parafuso passante preso com arruela, porca e contra-porca.
Faça assim e terá um amplificador seguro para transporte.
Abraços
Eduardo
Sim, eu montei o meu outro amplificador desse mesmo modo, nunca aconteceu nada assim, e olha que ele pesa uns 20Kg!!!
Mas realmente o que você diz faz todo o sentido... Cisalhar um parafuso é muito difícil, deste modo ficaria bem mais seguro. As próximas montagens serão assim (e é bom o pessoal ler isso porque não copiam o modo que fiz).
As fotos acho que não mostram, mas as partes estão coladas com cola de madeira entre si. Na verdade eu realizei a colagem antes e depois marquei os pontos, furei um diâmetro menor que o parafuso de rosca soberba e parafusei. Achei que ficou bem firme, os parafusos estão entrando cerca de 20mm para dentro do compensado horizontal. O compensado, o único que eu tinha aqui, é naval de 20mm (ao centro tem uma madeira bem escura, e extremamente rígida)
De qualquer forma,se um engenheiro civil está me dizendo isso, vou reforçar colocando pelo menos mais uns 2 parafusos em cada junção, mas de comprimento maior (uns 40mm~60mm). Vai que....
Ainda falta o baffle na parte frontal que será inteiriça, vou colocar 3 sarrafos, nas laterais e na parte superior. Assim os parafusos estarão horizontalmente, ou seja, será a resistência à cisalhamento!
A alça veio já com parafusos de rosca fina (acho que é métrica...) e 4 porcas-garra que não apareceram nas fotos. Se ele quebrar será no pino da própria alça e não no parafuso.
A propósito, também utilizei porcas-garra para prender o gabinete e os parafusos sextavados, eu troquei por "ALEN" + arruela de pressão. Ficou um conjunto bastante sólido.
Um abração!
Eduardo
-----
Valeu Ledod.
Eu pessoalmente acho importante esse tipo de informação/pesquisa em termos de timbres e modelos de válvulas. Espero que você continue com esse tipo de pesquisa, mesmo porque as referências desse tipo são poucas no nosso idioma.
Por falar no seu novo gabinete, no meu primeiro valvulado eu fiz um gabinete
idêntico a esse seu, pelos mesmos motivos. Eu precisava usar o ampli rapidamente em uma apresentação. Só que depois ficou anos com a mesma aparência até eu tomar vergonha e melhorar o acabamento.
Obrigado!
Eu sempre tento explicar o máximo possível das minhas experiências para o pessoal. Essa da PF86 foi mesmo um achado, vou preparar um vídeo (mesmo do celular) para ter uma idéia de timbre.
A necessidade fez eu construir as pressas o gabinete, estava esperando para comprar um de 15mm já cortado nas medidas, pronto para montar, mas acabei pegando a serra tico-tico e usei o de 20mm que tinha aqui! Bem, pelo menos tá feito, melhor do que antes!
Um abraço!
Eduardo