Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
22 de Novembro de 2024, as 14:03:26
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Fórum Geral
>
Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
>
Laminadora PCI - Dicas!
Páginas: [
1
]
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Laminadora PCI - Dicas! (Lida 5710 vezes)
Stimpy
Iniciante
Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 2
Laminadora PCI - Dicas!
«
:
01 de Julho de 2014, as 15:53:22 »
Boa tarde pessoal,
Devido a minha falta de habilidade em transferência com o método térmico utilizando o ferro de passar roupas, resolvi construir uma laminadora PCI. Com ajuda dos documentos aqui do site handmades a respeito do assunto, muitas pesquisas, muita insistência, e depois de colocar fogo em uma impressora, consegui fazer uma. Fiz a laminadora através de uma impressora lexmark e323, utilizando um Arduino Uno, uma placa (Com CI 555) para gerar o clock do motor, um display de cristal liquido e o restante das peças todas aproveitadas da própria impressora.
Não tive muito tempo para testar, mas conseguir fazer uma boa transferência utilizando papel de revista, com a temperatura do fusor em 180 graus Celsius, o desenho do circuito foi impresso em uma lexmark e323 (Comprei duas, uma para laminadora e a outra para imprimir), porém tive de passar na laminadora umas três vezes. É possível transferir em temperaturas menores? (Para prolongar a vida útil da laminadora), Para ter um bom resultado com apenas uma passada devo reduzir muito a velocidade do motor? Bem, e gostaria atreves deste tópico, saber de algumas dicas e macetes quanto ao uso da laminadora para conseguir transferências com ótimos resultados e sem danifica-la. Sei que não tem muito segredo, mas é só pra ter uma troca de experiencias, com os que já estão mais acostumados com o uso dessa ferramenta.
Segue abaixo algumas fotos da laminadora:
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 844
Re: Laminadora PCI - Dicas!
«
Responder #1 :
01 de Julho de 2014, as 16:11:43 »
Oi Stimpy.
Achei a ideia bem interessante. Você poderia explicar mais detalhadamente o que foi alterado nessa impressora?
Bom trabalho!
Abs.
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #2 :
01 de Julho de 2014, as 17:46:35 »
Um amigo comprou uma dessas plastificadoras da 3M (scotch, ele trouxe dos EUA) pra fazer a laminadora, que é bem mais barata que uma impressora. Tem que fazer umas modificações (pra alterar a temperatura). Não achei que ficou bom, porque:
- Precisa passar muitas vezes (mais de 10) para o toner derreter e transferir para a superfície do cobre
- O conjunto placa + papel com o transfer não pode ter a folha dobrada sobre os cantos da placa, tem que fixar a placa ao papel com fita adesiva
- A placa vai ficando um pouco mais quente a cada passada, até que começa a queimar os dedos
- No fim, onde tem grandes áreas de cobre, depois da corrosão, parece que fica meio granulado e com falhas (acho que o toner não fixa bem pois demora muito)
http://www.youtube.com/watch?v=CwLoSPTl9tU
http://www.instructables.com/id/Modified-laminator-for-PCB-Toner-transfer/
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Stimpy
Iniciante
Obrigado
«
Responder #3 :
03 de Julho de 2014, as 00:05:18 »
Cara, tive que fazer varias modificações para funcionar de acordo com o que precisava.
Pra começar inseri uma plaquinha geradora de clock para controle da velocidade do motor (Utilizei o motor da propria impressora).
Depois calculei o Beta do termistor com o auxilio deste link:
http://labdegaragem.com/forum/topics/convertendo-matematicamente-temperatura-em-resist-ncia-num?xg_source=activity
Com o beta do termistor fiz a programação do arduino para controle da temperatura com o auxilio deste link:
http://labdegaragem.com/profiles/blogs/tutorial-como-utilizar-o-termistor-ntc-com-arduino
(lembrando que utilizei o método do fator beta).
Para comandar o fusor, tem um cabo em um conector na placa da fonte, se não me engano está escrito HEAT_ON nele, é só joga-lo em uma saída do arduino, que você liga e desliga o fusor através do comando do arduino.
As alimentações dos circuitos utilizei a fonte da impressora.
Depois inseri o LCD, alguns botoes e leds (utilizei os da própria impressora) e o resto foi programação do arduino.
Tive retirar alguma partes na lixadeira também para que a placa passe sem travar, por isso a placa da fonte fico a mostra na foto.
Utilizei a própria carcaça da impressora como acabamento. Tentei reaproveitar tudo que tenho aqui ao máximo para evitar acumulo de lixo.
Na foto abaixo a placa de controle do motor esta a direita, abaixo o motor, e na esquerda o arduino com todas as ligações.
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 844
«
Responder #4 :
03 de Julho de 2014, as 14:05:15 »
Veja se entendi o resultado desse mod.
A impressora aquece a placa e facilita a transferência do toner de um papel já impresso para a placa. Isso também significa que ela não pode mais fazer impressões por ela mesma. Estou certo?
Bom.
Como laminadora; a que temperatura é necessário aquecer a placa para que a impressão fique boa?
Qual o papel que você usa para a transferência?
«
Última modificação: 26 de Abril de 2017, as 15:29:00 por Matec
»
Iniciante
Obrigado
«
Responder #5 :
03 de Julho de 2014, as 21:26:02 »
Isso mesmo Matec, com o aquecimento e a pressão uniforme na placa dos rolos do conjunto fusor, a transferência do desenho do papel para placa fica muito mais fácil. O processo de transferência é transformado de manual para semi-automático.
Pelo que andei pesquisando o pessoal aquece até uns 180 graus Celsius, iniciei este tópico justamente para trocar mais informações a respeito com o pessoal que já tem o costume de utilizar esta ferramenta, pois finalizei a construção da minha esses dias, então ainda estou tentando pegar o jeito da coisa. Quanto ao papel, pelo que me parece, qualquer papel que já se utiliza para transferência utilizando o ferro funciona. Eu pude fazer um teste com o de revista, e deu certo! Mais tarde vou fazer outros testes.
Freqüente
Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 18
«
Responder #6 :
04 de Julho de 2014, as 20:30:43 »
Cara, ja tentou usar uma das saídas de PWM do arduino para gerar o clock? acredito que te daria mais precisão no controle da velocidade.
Iniciante
Obrigado
«
Responder #7 :
10 de Julho de 2014, as 10:16:42 »
Cara, tentei! Mas não me lembro como fiz o teste, só me lembro que não funcionou!
Freqüente
Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 18
«
Responder #8 :
10 de Julho de 2014, as 12:50:46 »
Ja tentou trocar a frequencia do PWM? eu não lembro bem, mas se não me engano a frequencia que é configurada por padrão é 500hz, mas sei que tem um um código que altera a frequencia do PWM, vou ver se acho o link que eu vi sobre como programar isso.
-----
achei este link:
http://playground.arduino.cc/Code/PwmFrequency
mas não testei isso, eu tinha visto uma biblioteca que fazia isso, mas não to achando agora, se eu achar eu compartilho aqui
«
Última modificação: 10 de Julho de 2014, as 12:53:43 por michelterres
»
1
]
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...