Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 22 de Novembro de 2024, as 18:06:10

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Knob duplo concêntrico  (Lida 4230 vezes)
angelos
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 37
-Recebido: 4

Gosto de brincar de guitarrista e fazer por mim.

« : 01 de Abril de 2014, as 10:44:55 »

Bom dia, confrades.

Recentemente fiz uma modificação na minha linda guitarra, que tinha 1 volume, 1 tone e 1 chave, substituindo o pot de tone por um duplo, concêntrico, de eixos independentes exatamente como esse. Isso me dá dois tones, onde uso um para grave e outro para agudo (circuito PTB).

O problema é que comprei um knob duplo pelo e-bay, exatamente como esse, mas não coube. O knob tem o furo muito largo e, quando aperto o parafuso, o eixo do pot não fica centralizado. Isso acarreta que, quando está montado, não dá pra girar os dois botões separadamente.

Depois de feita a besteira, percebi que o knob que comprei cabe no potenciometro Alpha, mas o pot que eu comprei é um CTS, que tem medidas diferentes e o knob correto seria esse aqui.

Alguém conhece alguma loja aqui no Brasil que venda esse knob a um preço razoável?

Desde já, obrigado.
"Fazer bom design é fácil.
Fazer um grande design requer um grande cliente."
(Michael Osborne)
Finck
Handmaker

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271

« Responder #1 : 01 de Abril de 2014, as 14:10:54 »

Não sei onde é que vende o knob, mas sei a gambiarra que você pode tentar usar:

Engrosse o eixo do potenciômetro com uma bucha, que você pode fazer usando um pedacinho de tubo termocontrátil, ou uma tira cortada de lata de cerveja enrolada, ou qualquer outra coisa semelhante que não fique feia e lhe permita centralizar o knob.
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
angelos
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #2 : 01 de Abril de 2014, as 14:27:38 »

Já tentei usando papel-cartão, fita dupla-face de silicone e até palito de fósforo fatiado, mas não tive sucesso.

Agora a pouco fiz umas contas. Se eu conseguir algum material com espessura de aprox. 0,6 mm, talvez consiga fazer uma bucha útil, já que essa é a diferença entre o raio do furo do knob e o raio do eixo do potenciometro. Pesquisando, encontrei folhas de zinco nessa espessura. Essa semana vou visitar algumas serralherias aqui da cidade pra ver se consigo um retalho pra tentar.

Pra constar, os diâmetros são os seguintes:
Furo da parte maior do knob: 8 mm
Furo da parte menor do knob: 6 mm
Eixo mais largo: 6,75 mm
Eixo mais estreito: 4,75 mm

Se eu enrolar uma pequena tira de folha de zinco (0,6 mm) no eixo, tenho um aumento de 1,2 mm no diâmetro, resultando, por exemplo em 7,95 mm no eixo mais largo. Então pode ficar mais próximo dos 8 mm do knob.  Azn
« Última modificação: 01 de Abril de 2014, as 14:34:31 por angelos » Registrado

(Michael Osborne)
Ledod
Handmaker

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139

« Responder #3 : 01 de Abril de 2014, as 14:38:00 »

Lembro que alguém no fórum teve um problema semelhante (mas era uma adaptação para utilizar um knob de rosca com pot de eixo estriado) e foi resolvido com um dos contatos de um fusível de vidro, que possuía o mesmo diâmetro interno.

Talvez seja uma idéia, existem vários tamanhos de fusíveis que podem ser encontrados no mercado... Quem sabe um deles não se encaixa!

Um abraço

Eduardo
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 69

« Responder #4 : 01 de Abril de 2014, as 18:34:17 »

Buenas

Durepoxy e lixa.
Handmaker

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271

« Responder #5 : 01 de Abril de 2014, as 18:51:36 »

Não precisa ir atrás de folha de zinco! Use um pedaço de lata de óleo, cerveja, refrigerante, sardinha, atum, o que estiver à mão e chegar na espessura que você precisa!

Quanto ao Durepoxi, lembro que precisa usar água para alisar, e a poeira do lixamento é muito fina. Ambos podem acabar infiltrando no potenciômetro e trazer problemas (além de não ser um método reversível).
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
angelos
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #6 : 03 de Abril de 2014, as 02:32:52 »

Buenas

Durepoxy e lixa.

O problema do durepoxi, além das infiltrações, é que não tenho uma garantia de que vai manter o centro perfeito (se desalinhar o pot não roda).

Lembro que alguém no fórum teve um problema semelhante (mas era uma adaptação para utilizar um knob de rosca com pot de eixo estriado) e foi resolvido com um dos contatos de um fusível de vidro, que possuía o mesmo diâmetro interno.
Não precisa ir atrás de folha de zinco! Use um pedaço de lata de óleo, cerveja, refrigerante, sardinha, atum, o que estiver à mão e chegar na espessura que você precisa!

Ainda não pude correr atrás da folha de zinco. Enquanto isso, posso tentar as latas. Espero que a espessura não me traga problemas. Vou ver se os fusíveis que tenho aqui cabem.  Legal!
(Michael Osborne)
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: