Saudações, confrades.
Andei pensando em construir um clone do Way Huge Green Rhino, que é um OD que me agrada muito. Interessam-me os pots 100Hz e Curve e suas possibilidades. Entretanto nunca vi o esquema na rede.
Sabendo que o Green Rhino é um clone do TS, resolvi estudar um pouco pra decidir se tento fazer algo parecido.
Consultando os artigos
The technology of the Tube Screamer (GeoFex) e o
Cook your own distortion (GGG) pensei: "Já que estou a fazer mods num esquema de TS, porquê não mexer também no clipping?"
Assim, pensei em ao invés de simplesmente adicionar uma chave simétrico/assimétrico, usar uma
DPDT On/On/On (No esquema, a S4) para ligar o clipping com um diodo sempre ligado enquanto o outro lado fica a critério da chave sendo ligação direta (jumper) na primeira posição, um diodo na segunda e dois diodos na terceira, como demonstra a imagem.

Pra complicar um pouco

pensei também em substituir os diodos por chaves rotativas que selecionam tipos diferentes de diodos permitindo uma ampla variedade de combinações. Escolhi usar duas chaves de dois polos e seis posições, que já vai dar uma variedade ABSURDA, já prevendo combinar do seguinte modo: D1, D7 e D18 (posição 1) são leds, D2, D8 e D17 (posição 2) são diodos de silício, e assim por diante, sempre usando o mesmo tipo de diodo para cada posição dos seletores. Assim, quando os seletores estiverem, ambos na mesma posição e estiver selecionado o clipping Simétrico, há uma garantia de que seja realmente simétrico.
Também adicionei uma chave DPDT (no esquema é a S3) para selecionar entre Soft Clipping e Hard Clipping, como sugerido no artigo do GGG.
Desenhei um esboço de esquema com o setor de drive apenas para fins demonstrativos e queria a opinião dos senhores se isto poderia funcionar ou é viagem demais. Segue o esquema abaixo, demonstrando as três posições da S4 (chave seletora de clipping assimétrico/simétrico/sei-lá-oque) que seria mais difícil de visualizar.

Se der certo, teríamos uma seleção de clippings com 216 opções:
6 tipos de diodos na chave S2 x 6 pares de diodos na chave S1 x 3 opções de simetria (um, dois ou três diodos) x 2 opções de posicionamento (hard clipping ou soft clipping) = 6*6*(2*3) = 6³ = 216
================================ EDITMinha intensão é que se possa usar uma interface semelhante a isso:

OBS: Se a chave S3 for uma 3PDT, talvez dê para usar um led bicolor mostrando, por exemplo verde para soft clipping e vermelho para hard clipping, sendo apagado quando em bypass.
================================ EDIT 2Estive pensando. No caso da chave
S4 estar na posição
0 - ou seja, com apenas um diodo ligado -, no outro lado o sinal passa direto. Nesse caso seria necessário usar um resistor onde estaria o outro diodo? Ficaria então do modo como demonstrado na imagem a seguir e eu poderia usar o outro lado da chave S2 (que está vazio) para selecionar os resistores adequados a cada diodo, se fosse o caso.
