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bobina automotiva em amplificador...duvidas
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Autor
Tópico: bobina automotiva em amplificador...duvidas (Lida 3402 vezes)
rick
Iniciante
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Obrigado
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bobina automotiva em amplificador...duvidas
«
:
03 de Março de 2014, as 15:01:24 »
dei uma olhada nisso e ficou a duvida isso presta?
http://www.allaboutcircuits.com/vol_6/chpt_5/19.html
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Jupterra
Visitante
Re: bobina automotiva em amplificador...duvidas
«
Responder #1 :
03 de Março de 2014, as 20:22:36 »
rick.
Pelo que entendi no artigo, esta montagem é de um "pré amplificador".
Na descrição o autor diz usar uma fonte de sinal (rádio automotivo).
Muito estranho um pré servir de amplificador... parece mais uma viajem na maionese.
Creio que teremos informações complementares do pessoal que tem conhecimento profundo sobre valvulados.
Abraços, cara.
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Matec
Hand MasterMind
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Re: bobina automotiva em amplificador...duvidas
«
Responder #2 :
03 de Março de 2014, as 20:27:51 »
Provavelmente esse arranjo funcione. Possivelmente funcione mal.
Existem sistemas de qualidade com menos custo e melhor desempenho.
Vale pela curiosidade, mas é só.
Existe o perigo iminente de choque elétrico no fio do falante, já que ele não está isolado da fonte de alta tensão...
Abs
«
Última modificação: 03 de Março de 2014, as 20:32:58 por Matec
»
Registrado
blackcorvo
Handmaker
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Re: bobina automotiva em amplificador...duvidas
«
Responder #3 :
03 de Março de 2014, as 22:48:09 »
Pode até funcionar, mas deve sem bem fraquinho. A corrente passando pelo falante será bem baixa, sem falar do risco de choque.
Um transformador de saída é mais apropriado porque ele vai converter a corrente baixa e tensão alta que vão pra válvula pra corrente alta e tensão baixa (que casam melhor com a baixa impedância de um alto-falante), e como consequência, se obtém melhor performance.
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Finck
Handmaker
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Re: bobina automotiva em amplificador...duvidas
«
Responder #4 :
04 de Março de 2014, as 12:01:12 »
Mas a bobina de ignição É um transformador. Recebe pulsos de 12V do módulo de ignição ou do platinado (dependendo do veículo), e os eleva para 12kV (ou mais) que, enviados às velas de ignição, geram as faíscas (centelhamento).
No caso, o moço montou a bobina invertida, fazendo com que ela se comporte com um transformador de saída, casando impedância com o falante. O uso da bobina de ignição, que tem uma relação de espiras (e portanto uma relação de impedâncias) absurda, deve-se ao fato da impedância das 12A_7 ser bem alta. Só não me agrada o fato de que a bobina tem o primário e o secundário conectados, como um autotransformador. Imagino que realmente haja risco de choque...
Usando válvulas mais adequadas para etapa de potência, o experimento pode ser repetido, com resultados melhores. Neste caso, um transformador de fonte dá conta do recado, desde que tenha relação adequada. Aliás, tem quem realmente faça isso, e com qualidade que não chega a ser deplorável... Eu mesmo cheguei a testar um transformador 127/9V no meu Baby Wonder, e funcionou (não ficou tão bom, e perdeu potência, mas funcionou).
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Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
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