Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 22 de Novembro de 2024, as 23:25:56

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Laney TF100 - Reverb não funciona  (Lida 2314 vezes)
Codorna
Visitante
« : 19 de Fevereiro de 2014, as 16:59:05 »

Olá amigos,

estou com um Laney TF100, cujo reverb de mola não funciona. Giro o potenciômetro e não há nenhuma resposta. Como vários potenciômetros estavam chiando imaginei que o problema poderia estar aí, mas fiz a limpeza com álcool isopropílico e os chiados sumiram, porém o reverb continua não funcionando.

Eu não entendo muito bem como funciona o sistema de reverb de mola, mas pela inspeção que fiz na placa nada está aparentemente estragado, solto ou mal encaixado, daí eu não sei nem por onde começar a procurar o defeito.

Seguem algumas fotos. O potenciômetro do reverb é o que está mais à esquerda próximo ao indutor de tag L1. O par de fios finos preto/verde com conector transparente são os que vão dos dois lados da mola.

Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218

Mateus 11:28

« Responder #1 : 20 de Fevereiro de 2014, as 08:15:59 »

Codorna,

olhe aqui no esquema:

http://www.guitarelectric.eu/schematy/Firmowe/LANEY/TF100.pdf.html#schemat

O Circuito do reverb tem um TL072, veja se chega tensão no pino 8 dele. Também meça a resistência do pot de reverb entre os pinos 1 e 2; 1 e 3 para ver se o mesmo está legal.
Visitante
« Responder #2 : 22 de Fevereiro de 2014, as 19:21:08 »

Obrigado Marcos, vou fazer os testes.

Só uma pergunta: a medição de resistência com o elemento testado ligado no circuito produz leituras "incorretas" já que o ohmímetro vai enxergar as associações resistivas no ponto de medição. A ideia é só medir e ver se ela varia  de forma supostamente correta, há necessidade de desfazer a solda do potenciômetro ou há outro teste prático?
Colaborador

Obrigado
-Dado: 194
-Recebido: 110

A eficiência está na simplicidade...

« Responder #3 : 22 de Fevereiro de 2014, as 19:54:53 »

Infelizmente a medição de um componente no circuito quase sempre resulta em leituras erroneas, mesmo sendo mais trabalhoso porém mais confiavel remover o componente para a sua medição.

Já cai do Sr cavalinho sendo preguiçoso  Cheesy

At Daniel
Pirataria é crime, não roube navios...
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: