Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 22 de Novembro de 2024, as 16:32:29

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Calculador Triodo  (Lida 3345 vezes)
Eduardo
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535

Paricipe da World Community Grid!

« : 03 de Janeiro de 2014, as 16:34:15 »

Oi Pessoal

Hoje concluí meu projeto de final de ano. Desenvolvi um programa para calcular e analisar um amplificador tríodo. Coloquei a primeira versão no ar para calcular pontos de operação com a 12AX7. Está no final da página.

http://www.altanatubes.com.br/webstore/?c=93&t=Valvulas-triodos-duplos-ECC83-12AX7-e-equivalentes

Para calcular basta preencher os campos com os valores desejados e ver no que dá. A parte mais importante é a análise harmônica. Nela é possível identificar se o som será bom ou ruim. Com os valores padrão do programa é criado um amplificador que funciona bem até uma entrada de 0,5V. A partir daí as harmônicas ímpares entram em cena e o som racha.

Bom divertimento!

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #1 : 03 de Janeiro de 2014, as 17:32:21 »

Eduardo,

Tem uma palavra grafada incorretamente no parágrafo do Ponto Quiescente na página da 12AX7. Injetado está com erro.

Agora um comentário sobre o cálculo do capacitor de catodo. Eu costumo usar um valor de capacitor que tenha uma reatância capacitiva de  1/10 do valor de resistor de catodo na frequência de corte inferior.  A página está calculando com apenas 1/3 aproximadamente.
E também o capacitor de saída (de placa) me pareceu um pouco exagerado.
Confere ?
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
mrmagoo
Colaborador

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12

« Responder #2 : 03 de Janeiro de 2014, as 19:52:32 »

Muito legal Legal!
Poderia incluir o formulário?
Americana-SP
Eduardo
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #3 : 03 de Janeiro de 2014, as 20:57:35 »

Eu costumo usar um valor de capacitor que tenha uma reatância capacitiva de  1/10 do valor de resistor de catodo na frequência de corte inferior.  A página está calculando com apenas 1/3 aproximadamente.

Oi Xformer

Já corrigi os problemas. O capacitor de saída estava com erro. Esqueci de considerar a existência de Rg'.

O critério que eu uso para calcular os capacitores é diferente. O capacitor é calculado segundo o filtro passa altas formado pela reatância capacitiva e a impedância do eletrodo. Por exemplo o capacitor de catodo é calculado para que o filtro formado por Rk em paralelo com a impedância de catodo Zk e Ck tenha a frequência de corte desejada. É um processo bem mais trabalhoso, já que envolve calcular Zk, mas costuma conduzir a capacitores menores e um maior controle sobre a banda passante.

MrMagoo, pretendo sim publicar o formulário, mas isso vai levar algum tempo. O modelo que usei para simular a válvula é inédito, por isso preciso escrever um artigo explicando detalhadamente o que foi feito.

Abraços

Eduardo
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #4 : 03 de Janeiro de 2014, as 23:19:02 »

Eduardo, muito legal mesmo...
Tenho acompanhado esse projeto do Eduardo desde o inicio, ele ta fazendo magica.
Só um "comentario", em cima do que o xformer falou.
O capacitor de acoplamento (Ca) calculado junto com o resistor de grade Rg é para um corte em 10Hz. Se for para amplis HI-FI, otimo. Se for para guitarra e Rg for um resistor, melhor usar um capacitor um pouco menor. Mas se Rg for um potenciometro, melhor usar um capacitor de maior valor.
I don't want to die young...
I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #5 : 04 de Janeiro de 2014, as 08:29:23 »

....Tenho acompanhado esse projeto do Eduardo desde o inicio, ele ta fazendo magica.

Matemágica! Eu era bom nisso!  Cheesy
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #6 : 04 de Janeiro de 2014, as 08:54:13 »

O critério que eu uso para calcular os capacitores é diferente. O capacitor é calculado segundo o filtro passa altas formado pela reatância capacitiva e a impedância do eletrodo. Por exemplo o capacitor de catodo é calculado para que o filtro formado por Rk em paralelo com a impedância de catodo Zk e Ck tenha a frequência de corte desejada. É um processo bem mais trabalhoso, já que envolve calcular Zk, mas costuma conduzir a capacitores menores e um maior controle sobre a banda passante.

Bom eu penso em termos de ganho e não de se criar um filtro (onde geralmente se faria Rk = Xck para frequência de corte).  A ideia é aumentar (ou restaurar) o ganho do estágio fazendo com que não exista uma resistência de catodo para sinais AC, pois Rk influi no ganho do estágio. Por ex. o estágio com Rk bypassed seria de 62, enquanto que sem o capacitor seria de 35. Com capacitor com reatância a 1/10 de Rk o ganho seria de 61, enquanto que com capacitor a 1/3, o ganho seria de 56.  Lógico que como você faz as contas para um frequência tão baixa (10Hz = 1 oitava abaixo de hi-fi e 3 oitavas abaixo da nota mais baixa da guitarra), podemos considerar que o capacitor mesmo menor restaura o ganho.

abraço !
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2014, as 09:48:14 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Eduardo
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #7 : 04 de Janeiro de 2014, as 10:49:18 »

Oi Xformer

De fato a função do capacitor de catodo é restaurar o ganho. Tudo é uma questão de até que ponto vale a pena restaurar o ganho! Eu conheço um projetista de Sorocaba que faz a mesma conta que eu, mas usa uma frequência de corte de 1Hz. Encontra valores 10 vezes maiores que os que eu uso. Se você consultar a tabela da RCA de pontos de operação para a 12AX7, verá que os capacitores foram calculados para um corte, se não me falha a memória, de 100Hz!!

O seu critério é muito bom por ser simples. Quando se quer fazer o projeto na mão sem perder muito tempo, é o que eu escolho também. Como quem está fazendo as contas é o computador, ele que se lasque com os números! Mesmo na análise harmônica, as formulas nos livros vão até a 3 harmônica, o que implica em resolver um sistema de 3 equações. Eu calculei até a 6 e para isso se resolve um sistema de 6 equações simultâneas! Na mão é um trabalho hercúleo!

Enfim, gostos e critérios de projeto são discussões a serem tratadas com cuidado!

Abraços

Eduardo
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: