Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
22 de Novembro de 2024, as 16:32:29
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Lançamento de Novos Projetos
>
Amplificadores valvulados
>
Calculador Triodo
Páginas: [
1
]
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Calculador Triodo (Lida 3345 vezes)
Eduardo
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535
Paricipe da World Community Grid!
Calculador Triodo
«
:
03 de Janeiro de 2014, as 16:34:15 »
Oi Pessoal
Hoje concluí meu projeto de final de ano. Desenvolvi um programa para calcular e analisar um amplificador tríodo. Coloquei a primeira versão no ar para calcular pontos de operação com a 12AX7. Está no final da página.
http://www.altanatubes.com.br/webstore/?c=93&t=Valvulas-triodos-duplos-ECC83-12AX7-e-equivalentes
Para calcular basta preencher os campos com os valores desejados e ver no que dá. A parte mais importante é a análise harmônica. Nela é possível identificar se o som será bom ou ruim. Com os valores padrão do programa é criado um amplificador que funciona bem até uma entrada de 0,5V. A partir daí as harmônicas ímpares entram em cena e o som racha.
Bom divertimento!
Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
xformer
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049
e^(i x pi)+1=0
Re: Calculador Triodo
«
Responder #1 :
03 de Janeiro de 2014, as 17:32:21 »
Eduardo,
Tem uma palavra grafada incorretamente no parágrafo do Ponto Quiescente na página da 12AX7. Injetado está com erro.
Agora um comentário sobre o cálculo do capacitor de catodo. Eu costumo usar um valor de capacitor que tenha uma reatância capacitiva de 1/10 do valor de resistor de catodo na frequência de corte inferior. A página está calculando com apenas 1/3 aproximadamente.
E também o capacitor de saída (de placa) me pareceu um pouco exagerado.
Confere ?
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
mrmagoo
Colaborador
Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12
«
Responder #2 :
03 de Janeiro de 2014, as 19:52:32 »
Muito legal
Poderia incluir o formulário?
Eduardo
Hand MasterMind
Obrigado
«
Responder #3 :
03 de Janeiro de 2014, as 20:57:35 »
Citação de: xformer em 03 de Janeiro de 2014, as 17:32:21
Eu costumo usar um valor de capacitor que tenha uma reatância capacitiva de 1/10 do valor de resistor de catodo na frequência de corte inferior. A página está calculando com apenas 1/3 aproximadamente.
Oi Xformer
Já corrigi os problemas. O capacitor de saída estava com erro. Esqueci de considerar a existência de Rg'.
O critério que eu uso para calcular os capacitores é diferente. O capacitor é calculado segundo o filtro passa altas formado pela reatância capacitiva e a impedância do eletrodo. Por exemplo o capacitor de catodo é calculado para que o filtro formado por Rk em paralelo com a impedância de catodo Zk e Ck tenha a frequência de corte desejada. É um processo bem mais trabalhoso, já que envolve calcular Zk, mas costuma conduzir a capacitores menores e um maior controle sobre a banda passante.
MrMagoo, pretendo sim publicar o formulário, mas isso vai levar algum tempo. O modelo que usei para simular a válvula é inédito, por isso preciso escrever um artigo explicando detalhadamente o que foi feito.
Abraços
Eduardo
kem
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791
«
Responder #4 :
03 de Janeiro de 2014, as 23:19:02 »
Eduardo, muito legal mesmo...
Tenho acompanhado esse projeto do Eduardo desde o inicio, ele ta fazendo magica.
Só um "comentario", em cima do que o xformer falou.
O capacitor de acoplamento (Ca) calculado junto com o resistor de grade Rg é para um corte em 10Hz. Se for para amplis HI-FI, otimo. Se for para guitarra e Rg for um resistor, melhor usar um capacitor um pouco menor. Mas se Rg for um potenciometro, melhor usar um capacitor de maior valor.
I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind
Obrigado
«
Responder #5 :
04 de Janeiro de 2014, as 08:29:23 »
Citação de: kem em 03 de Janeiro de 2014, as 23:19:02
....Tenho acompanhado esse projeto do Eduardo desde o inicio, ele ta fazendo magica.
Matemágica! Eu era bom nisso!
xformer
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #6 :
04 de Janeiro de 2014, as 08:54:13 »
Citação de: Eduardo em 03 de Janeiro de 2014, as 20:57:35
O critério que eu uso para calcular os capacitores é diferente. O capacitor é calculado segundo o filtro passa altas formado pela reatância capacitiva e a impedância do eletrodo. Por exemplo o capacitor de catodo é calculado para que o filtro formado por Rk em paralelo com a impedância de catodo Zk e Ck tenha a frequência de corte desejada. É um processo bem mais trabalhoso, já que envolve calcular Zk, mas costuma conduzir a capacitores menores e um maior controle sobre a banda passante.
Bom eu penso em termos de ganho e não de se criar um filtro (onde geralmente se faria Rk = Xck para frequência de corte). A ideia é aumentar (ou restaurar) o ganho do estágio fazendo com que não exista uma resistência de catodo para sinais AC, pois Rk influi no ganho do estágio. Por ex. o estágio com Rk bypassed seria de 62, enquanto que sem o capacitor seria de 35. Com capacitor com reatância a 1/10 de Rk o ganho seria de 61, enquanto que com capacitor a 1/3, o ganho seria de 56. Lógico que como você faz as contas para um frequência tão baixa (10Hz = 1 oitava abaixo de hi-fi e 3 oitavas abaixo da nota mais baixa da guitarra), podemos considerar que o capacitor mesmo menor restaura o ganho.
abraço !
«
Última modificação: 04 de Janeiro de 2014, as 09:48:14 por xformer
»
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Eduardo
Hand MasterMind
Obrigado
«
Responder #7 :
04 de Janeiro de 2014, as 10:49:18 »
Oi Xformer
De fato a função do capacitor de catodo é restaurar o ganho. Tudo é uma questão de até que ponto vale a pena restaurar o ganho! Eu conheço um projetista de Sorocaba que faz a mesma conta que eu, mas usa uma frequência de corte de 1Hz. Encontra valores 10 vezes maiores que os que eu uso. Se você consultar a tabela da RCA de pontos de operação para a 12AX7, verá que os capacitores foram calculados para um corte, se não me falha a memória, de 100Hz!!
O seu critério é muito bom por ser simples. Quando se quer fazer o projeto na mão sem perder muito tempo, é o que eu escolho também. Como quem está fazendo as contas é o computador, ele que se lasque com os números! Mesmo na análise harmônica, as formulas nos livros vão até a 3 harmônica, o que implica em resolver um sistema de 3 equações. Eu calculei até a 6 e para isso se resolve um sistema de 6 equações simultâneas! Na mão é um trabalho hercúleo!
Enfim, gostos e critérios de projeto são discussões a serem tratadas com cuidado!
Abraços
Eduardo
Páginas: [
1
]
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...