Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 01 de Julho de 2024, as 23:46:48


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: DUVIDA, tentando ler esquematico  (Lida 13686 vezes)
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #30 : 04 de Agosto de 2013, as 12:36:46 »

 O segundo transistor deveria ser um PNP em coletor comum para funcionar...

 Pessoal, tome cuidado com as fontes onde pegam esquemáticos... Esse está bem estranho!

 Um abraço

 Eduardo
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.268

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2020


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #31 : 04 de Agosto de 2013, as 12:44:48 »

Monta primeiro só a parte do oscilador de baixa frequência (do potenciômetro de 1M pra esquerda). Se funcionar, aí a gente vê depois o resto (a parte do somador com o sinal de entrada).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.925

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 836



« Responder #32 : 04 de Agosto de 2013, as 13:07:27 »

Calmaí pessoal!

Apesar de para muitos essa colocação invertida do segundo transístor ser estranha, ela não é de todo desconhecida. Como esse transístor está fazendo papel de resistência variável parece que desse modo ele funciona melhor  Roll Eyes (o que fazer?).

Essa configuração também é utilizada em chaveamento de circuitos . Já vi uma dúzia de circuitos comerciais que usam transístores assim.
Abs
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.268

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2020


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #33 : 04 de Agosto de 2013, as 14:23:23 »

Simulei o circuito e na simulação funciona mais ou menos. O oscilador funciona, mas não fica uma senóide perfeitinha e o somador com o NPN com coletor aterrado funciona em parte, pois não modula perfeitamente (fica parecendo mais tudo ou nada = chave).  Precisaria acertar direito os componentes pra que o sinal de saída tenha uma transição mais suave.   Logicamente, a fonte que usei é simples de 12V e não simétrica com +12V e -12V.

Bom, simulação é simulação, pode não funcionar no mundo real ou funcionar diferentemente.



Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.925

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 836



« Responder #34 : 04 de Agosto de 2013, as 14:37:08 »

Pois é xformer

O circuito funciona sim, porém ninguém disse que funcionava bem. (Ainda bem que não fui eu que criei esse) Grin
Eu sei que esse circuito cria distorções no sinal, principalmente nas cristas positivas e por isso eu escrevi lá em cima, que poderia haver uma distorção não muito útil.

Eu pessoalmente usaria um LDR no lugar do transístor e o oscilador controlando um LED. A variação de resistividade do LDR é independente do sinal que esteja presente e por isso o efeito é "limpo".

Como a dúvida do RenatoBrandão ere sobre o esquema em si, então acho que está esclarecida. Ou não?
 
Abs
Registrado
RenatoBrandão
Visitante
« Responder #35 : 05 de Agosto de 2013, as 01:32:04 »

Bom
« Última modificação: 16 de Julho de 2016, as 23:47:17 por RenatoBrandão » Registrado
Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.034 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal