O que passa é que amplificadores para reprodução sonora genérica costumam ser realimentados, fazendo com que a faixa passante seja alargada... resumindo, a frequencia máxima reproduzível é bem maior que um amplificador para guitarra, que GERALMENTE não é realimentado. É bem fácil escutar o início da saturação de uma onda num amplificador realimentado. Até a saturação a onda era senoidal, e é neste ponto onde a realimetação deixa de existir momentâneamente o que pode causar grandes desequilíbrios na polarização(com projeto pobre) e efeito gate. A não realimentação é que deixa o timbre de cada amplificador mais exposto e num amplificador de guitarra, a faixa passante é menor, pois não é realimentado; a saturação então deixa de ser tão audível e desagradável.
Como todos sabem, um sinal quadrado pode ser decomposto numa série de Fourier. Num PA genérico, como existe a possibilidade de reproduzir frequencias maiores, o "canto" da onda é mais agudo. Isto é que causa maior mudança de velocidade da bobina=maior aceleração e a consequante degradação da bobina ou aquecimento exagerado. Trocando em miúdos, a saturação do PA genérico danifica o falante, da minha experiência, seja ele(o falante) maior do que a potência do amplificador ou menor também. Muito já queimei falantes antes de perceber isso.
Veja um exemplo de onda quadrada com diversos limites de frequencia máxima. Quanto maior a frequencia máxima, mais agudo o canto da onda.
![](http://www.orkut.gmodules.com/gadgets/proxy?refresh=86400&container=orkut&gadgets=http%3A%2F%2Forkut.com%2Fimg.xml&url=http%3A%2F%2Fcnx.org%2Fcontent%2Fm0041%2Flatest%2Ffourier4.png)
Já no amplificador da guitarra, as frequencias maiores da série de fourier, no caso de uma onda quadrada, não são reproduzidas pelo amplificador, ou tem uma amplitude menor, já que a faixa de frequencia possível é menor. Uma onda quadrada, produz o dobro da potência que uma onda seno de mesma amplitude, e o sinal produzido pela guitara, facilmente chega á saturar o amplificador. Saturar não significa reproduzir a onda quadrada pela deficiência do amplificador em reproduzir uma faixa maior de frequencias, salvo alguma ressonãncia em frequencias específicas. Por isso, é prudente num amplificador de guitarra usar um falante de no mínimo o dobro da potência.
E se quer usar para sempre um falante num amplificador de guitarra, perca as esperanças.. só se ganhar na loteria.
Isto é minha visão, colocada está e não vejo discordâncias com o autor do texto discutido.
Bom proveito pra quem possa entender. T+