Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Novembro de 2024, as 05:35:26

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Resistência que varie automáticamente  (Lida 14536 vezes)
GrAmorin
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226

« Responder #30 : 05 de Junho de 2013, as 19:11:16 »

O valor de C1 deve ser mudado, para amentar ou diminuir a velocidade.
Sendo apenas uma ideia, tem que testar.
De fato, pode ser que o led estará em dois níveis, mas se for descartado o transistor, e for ligado diretamente a saída do oscilador (obvio que com o resistor), pode ser que sirva ao proposito.
Neste caso o VR2 ainda seria de alguma finalidade.

Pensei nesta forma, porque a voltagem da saída deste oscilador é variável, aumenta e diminui gradativamente.
Ai ficaria a questão de acertar o velocidade.
Patines
Handmaker

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175

« Responder #31 : 05 de Junho de 2013, as 22:37:40 »

Daí teria que ser com transistor e resistor no emissor pra ser uma fonte de corrente variável  com a onda triangular..   mas tem um ofset que tem que vencer.  Alem disso o ldr não é linear, mas controlando a corrente do led fica mais controlável.

E agora estou sem calculadora..  mas parece que não está batendo a frequencia de 8hz a 90hz...

T+
Visitante
« Responder #32 : 06 de Junho de 2013, as 01:30:18 »

No esquema este postado pelo GrAmorin, o LDR oscilará entre dois valores, APENAS DOIS VALORES

Então não irá alterar gradativamente a resistência ?

Pelo que entendi, no tópico gẽmeo deste aqui, o Blum gostaria de um oscilador que variasse o valor do LDR de forma suave entre 100K e um valor menor qualquer, com a finalidade de controlar a largura da onda retangular do Crash Sync.

São tópicos diferentes. Neste aqui, quero que a resistência varie de forma automática, assim atuando igualmente ao pot 100KB. Ja no outro tópico, que uma onda senoidal que envie certo nível de tensão ao pot 100KB, sem cortar a alimentação originalmente enviada ao mesmo pot. Não sei ao certo, mas talvez tenham resultados diferentes, por isso os dois tipos de tentativas.
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226

« Responder #33 : 06 de Junho de 2013, as 07:41:34 »

...  mas parece que não está batendo a frequencia de 8hz a 90hz...
Não lembro de cabeça, mas de fato parece que a frequência deste oscilador do CE-2 não é tao alta desse jeito. Lembro que do flanger é algo ate 6 ou 12Hz, o chorus é um pouco mais alta.

O LDR vai variar a resistência conforme a intensidade de luz sobre ele, assim o led acendendo e apagando gradativamente a resistência do LDR vai ser gradativa.
Já se fosse um foto diodo (foto transistor), ou acoplador ótico ai seria diferente.

Entao temos que encontrar algo que seja dessa forma.

Tem um tremulo da Nobels que um oscilador similar controla um led sobre LDR.
Neste tremulo a saída é triangular ou quadrada conforme seleciona na chave.
O TR-2 (Boss) tem  um oscilador que eu diria interessante à aplicação aqui.
Ele gera uma onda quadrada e conforme ajusta um terceiro potenciômetro a onda vai passando de quadrada para triangular.
Patines
Handmaker

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175

« Responder #34 : 06 de Junho de 2013, as 16:03:43 »

Eu acho m esmo que é mais fácil inserir o sinal triangular no pino 5 do lm555(do Crash sync) que tudo fica resolvido.  vai lá Blum.  Faz isso.  T+
« Última modificação: 06 de Junho de 2013, as 16:05:18 por Patines » Registrado
Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: