Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Junho de 2024, as 08:21:20


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajuda para um Ampli Valvulado de 4 ou 5w  (Lida 4528 vezes)
druidamaluco
Visitante
« : 31 de Maio de 2013, as 13:40:14 »

Olá pessoal, primeiramente, queria agradecer a todos do Site, pois é aqui que estou aprendendo bastante sobre Pedais, Amplificadores, etc..., em breve postarei alguns layouts para contribuir com o Site, está quase saindo, enfim.

Bom, preciso de uma ajudinha, quero fazer um Ampli Valvulado, e possuo os seguintes itens:

*3 X 12ax7 ou ECC83
*2 X EL84
*2 X EL86
*1 X EF86
*1 X EZ80 Retificadora
*1 X EM80 olho Mágico

*Alguns Capacitores Eletrolíticos de Alumínio Tesla, entre 33uF+33uF/50uF+50uF/100uF+100uF x 350 a 400V.

*1 Transformador de Força: de 280V /0/ 280V, 80ma, com 6.3V para Filamentos, mais uma saída de 5V.
*1 Transformador de Força: de 342V /0/ 342V, daqueles antigos usados em Rádios Mullard antigos, está funcionando.
*1 Transformador de Saída de som single ended, 5k primário, 4/8ohm.

Quero fazer um Ampli, estilo o Hi Octane, que usa as Válvulas acima, ou até um Vox ac4, por exemplo, porém, as Voltagens que possuo nos transformadores, como podem perceber, são bem maiores do que as utilizadas nestes amplis.

Gostaria de saber de vocês, qual o Ampli Valvulado, mais indicado, para os transformadores indicados acima, que utilize 1 ou 2 12ax7 no pré e 1 EL84 na saída.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #1 : 31 de Maio de 2013, as 14:53:48 »

Oi Druida

O amplificador mais adequado para usar as peças que você tem é o estágio de saída do rádio que você desmontou.

Se quer fazer um AX84, a primeira coisa é comprar transformadores adequados ao circuito.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
druidamaluco
Visitante
« Responder #2 : 31 de Maio de 2013, as 15:39:45 »

Obrigado pela dica Eduardo!

Pensei em fazer isso, porém, sei que era de um Mullard, mas qual, este é o problema, e se me lembro bem, estas peças eram de um Mullard ao qual não havia transformador de saída, era ligado diretamente em um Falante de Alnico de alta impedância, inclusive acho que tenho este Falante guardado em algum lugar, só não sei onde, vou procurar. Voltando ao assunto, queria aproveitar o transformador que tenho de 280 - 0 - 280 em um single ended, forçaria demais o transformador se conseguisse por exemplo, reduzir a voltagem retificada em uns 30 Volts? pois eu conseguiria construir um Vox Ac4 com esta redução.

Mais uma vez obrigado pela ajuda.
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #3 : 31 de Maio de 2013, as 15:48:46 »

Voltando ao assunto, queria aproveitar o transformador que tenho de 280 - 0 - 280 em um single ended, forçaria demais o transformador se conseguisse por exemplo, reduzir a voltagem retificada em uns 30 Volts? pois eu conseguiria construir um Vox Ac4 com esta redução.

Bem vindo ao forum, mas por favor não entre para o grupo dos que gostam de gastar R$ 1000,00 para poder economizar 10 centavos.

Você já conseguiu quase tudo que precisa para montar um high octane, por exemplo. Agora entra na Altana ou na Schatz e compra o transformador de força.

Mas é só um conselho, se prestasse mesmo eu vendia ele para você!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
druidamaluco
Visitante
« Responder #4 : 31 de Maio de 2013, as 16:02:11 »

Olá hgamal, obrigado também pela ajuda, então, optei ou pelo Hi Octane ou pelo Vox ac4, em que nos esquemas antigos, o AC4 em que o secundário do transformador de força, é de 250 - 0 - 250, e depois de retificado, vai para 270v, e como amo experimentar, pois meu barato, não está bem em tocar, mas sim construir algo, vi que meu transformador de 280 - 0 - 280, poderia tentar reduzir  a voltagem em 30V, porém, não sei se isso daria certo e estressaria demais o transformador. Seria uma experiência..., já vi que o correto mesmo, é comprar os transformadores corretos para os projetos, porém gostaria de tentar reduzir esta Voltagem em 30V, o único medo é estressar este transformador com esta redução.
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #5 : 31 de Maio de 2013, as 16:12:32 »

druidamaluco

cara, louvável a ideia da experimentação, mas é melhor aprender andar antes de correr.

Bom, mas se quiser correr, resistores são usados para baixar a tensão desde que o homem aprendeu a usar a privada sentado para fazer o #2!

Calcule a corrente que flui em regime, divida a diferença de potencial que você quer reduzir por ela. Este é o valor do resistor. Aproxime-o para um valor comercial.

Calcule a potência de dissipação do resistor (VxI) (diferença de potencial que você quer reduzir x a corrente que flui em regime), multiplique por 1.5 ou dois... e.. pronto!

Quando novo, ou recém ligados, estes resistores tem um cheiro de watts desperdiçados, mas no final entra para a mística do handmades!

NUNCA, MAS NUNCA TOQUE NO RESISTOR DE REDUÇÃO DE TENSÃO QUANDO LIGADO, OU RECÉM DESLIGADO! (é outro bom conselho grátis)

CUIDADO COM ESTAS COISAS. HÁ TENSÕES ELEVADAS E POTENCIALMENTE PERIGOSAS. NÃO SE ILUDA, ESTA COISA MATA!

Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
druidamaluco
Visitante
« Responder #6 : 31 de Maio de 2013, as 16:20:59 »

Mais uma vez Obrigado hGamal, _, por incrível que pareça, jamais tentei reduzir voltagens grandes, apenas Leds, mais nada. REALMENTE, Choques de Valvulados são de doer, assustar e muito perigosos, já tomei um tranco uma vez de um Giannini Tremendão 3, e quase desmaio..., de qualquer forma, farei os cálculos, e com muito cuidado, verei o resultado que dará..., pois como eu escrevi..., o barato para mim, está nos experimentos. seja o que Deus quiser..., quanto aos transformadores, vou tentar conseguir os adequados para os projetos do Hi Octane ou Vox ac4. Obrigado mais uma vez, e pode ter certeza, que tomarei todos os cuidados necessários, depois posto o resultado desta tentativa de redução, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ.
Registrado
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #7 : 31 de Maio de 2013, as 16:49:43 »

Cara.. esssa do Radio valvulado eu fiz a um tempao atraz , usei as peças que voce cita ai em cima, Ez80 el84 e 12ax7, montei um ax84, mas não espere muitos resultados, os transformadores de saida de radios perdem muita qualidade para uma guitarra.
Montei como experiência e pode ter certeza ajudou muito.

Mas seguindo oque foi dito compre as peças certas, as vezes a empolgação e forte, ja passei por isso. ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Do demais e so estudar um bocado e ter paciencia...

Att daniel
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
druidamaluco
Visitante
« Responder #8 : 31 de Maio de 2013, as 17:28:15 »

Valeu Daniel Tubes, então, o transformador de saída, tenho o correto, minha dúvida era apenas na redução de tensão do transformador de força que possuo, mas seguindo o conselho do pessoal, farei da forma correta, ou seja, comprando o transformador correto de força..., massssssss, farei a experiência da redução de tensão com o transformador que tenho aqui, e ir medindo, com base nos cálculos..., mas com todo cuidado, claro...,
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.121

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #9 : 01 de Junho de 2013, as 00:14:37 »

Eu usaria EF86 + EL86, mas seus transformadores não dão.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
druidamaluco
Visitante
« Responder #10 : 01 de Junho de 2013, as 10:20:55 »

Bom, consegui reduzir a tensão no transformador apenas por experimento mesmo, utilizando um valor de resistência aproximado em 350r, utilizando duas resistências em série, uma de 220r e uma de 130r, ambas de 10w, pois eu não tinha estas duas de 6w, como indicado nos cálculos, reduziu entre 15 e 22 volts, mas variando, acredito que o transformador esteja com problemas, sei que estava em alternado, porém, é apenas experimento, e não me senti confortável ou cofiante em utilizar este sistema, já que o transformador deu uma certa aquecida, se utilizasse por exemplo todo um conjunto de circuitos juntos, provavelmente estressaria demais o transformador, é um transformador antigo, que necessita de manutenção ou reenrolamento. De qualquer forma, Agradeço a todos pela ajuda. Kem, valeu pela ajuda também.
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #11 : 01 de Junho de 2013, as 11:03:13 »

Oras, se o transformador é antigo e carece de manutenção (leia-se refazer enrolamento), então você já aproveita e manda fazer na tensão que você precisa. O núcleo poderá ficar um pouco superdimensionado, o que é uma coisa boa (menos perda por saturação).

Ou...

Aventure-se na dura mas gratificante missão de enrolar o seu próprio transformador, se você souber como fazer (ou estiver disposto a aprender).
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
druidamaluco
Visitante
« Responder #12 : 01 de Junho de 2013, as 11:27:32 »

Olá Finck, valeu pela dica, vou por partes mesmo, tentando entender mais alguns pontos..., quero construir sim um transformador, mas vi que necessito aprender mais algumas, obrigado a todos mais uma vez.., MODERADOR, se quiser fechar o tópico ou dar por encerrado, tranquilo. VALEU GENTEEEE.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal