Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Junho de 2024, as 02:10:48


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Duovox 120 G - ligação de jack para caixa externa  (Lida 6594 vezes)
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« : 12 de Maio de 2013, as 23:00:09 »

Olá pessoal

Surgiu pra mim um Duovox 120G para instalar um jack para ligar gabinete externo (além do já existente, de 4 Ohms).
Pelo o que percebi no meu TSB basta interligar o terminal do jack que recebe o cabo do transformador de aúdio no mesmo terminal do novo jack para que compartilhem o sinal. É isso?

Um forte abraço
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
Gfassuncao
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 430

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 59


« Responder #1 : 12 de Maio de 2013, as 23:40:33 »

Esse Duovox é combo? Você quer escolher entre um ou outro  ou usar os dois juntos? Tem o problema da impedância, você pode colocar outro jack em paralelo com o existente, e adaptar uma chave seletora de impedância para poder ligar os dois. Ou colocar um plug que desligue o alto falante e ligue apenas a caixa externa.
Registrado
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #2 : 13 de Maio de 2013, as 11:33:34 »

Esse Duovox é combo? Você quer escolher entre um ou outro  ou usar os dois juntos? Tem o problema da impedância, você pode colocar outro jack em paralelo com o existente, e adaptar uma chave seletora de impedância para poder ligar os dois. Ou colocar um plug que desligue o alto falante e ligue apenas a caixa externa.


Olá Gfassuncao

O Duovox em questão é um cabeçote. Ele tem como padrão a saída de 4 Ohms.
Na realidade a ideia é utilizar a caixa externa juntamente com uma caixa 2 x 12" que vem sendo utilizada com a impedância de 4 Ohms.

O atual jack p10 comporta o sinal de 4 Ohm pra essa caixa de 2x12" da Laney. Dentro do que eu imagino se eu ligar os jacks em série terei 8 Ohms, ou a impedância do transformador de saída continua 4 Ohms?   Huh?





Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
VOX
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.630

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 116



« Responder #3 : 13 de Maio de 2013, as 11:40:03 »

A impedância do transformador de saída continua a mesma.
Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 185
-Recebido: 170



WWW
« Responder #4 : 13 de Maio de 2013, as 15:45:19 »

Bom, dei um Procure nesse Duovox 120G, e pelo esquema dele, o transformador tem saídas de 8 ohms e 16 ohms, mas só a de 4 ohms está sendo usada. Dá uma olhada quando for abrir o chassis, porque se só houver essa saída de 4 ohms, é melhor nem fazer a modificação.

O que seria interessante é usar jacks com chave, assim você terá a opção de usar uma dessas saídas em uma caixa de 8 ohms.
« Última modificação: 13 de Maio de 2013, as 15:56:42 por blackcorvo » Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #5 : 13 de Maio de 2013, as 18:55:59 »

Bom, dei um Procure nesse Duovox 120G, e pelo esquema dele, o transformador tem saídas de 8 ohms e 16 ohms, mas só a de 4 ohms está sendo usada. Dá uma olhada quando for abrir o chassis, porque se só houver essa saída de 4 ohms, é melhor nem fazer a modificação.

O que seria interessante é usar jacks com chave, assim você terá a opção de usar uma dessas saídas em uma caixa de 8 ohms.

Obrigado pela dica blackcorvo

Abri e de fato existem os 4 fios (verde, amarelo, preto com faixa branca, e o preto que deve ser o comum). Só me resta saber a impedância deles. Estou procurando no mr. google mas não obtive informações consistentes. Trata-se de um Willkason 4740-1.

Interessante a ideia de usar a derivação de 16 ou de 8 para fazer a ligação. Só não sei se vai agradar ao meu colega (dono do amp). A ideia dele seria usar a saída de 4 Ohm em dois gabinetes separados.

Esse jack com chave seria o com três terminais? foto abaixo:
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 185
-Recebido: 170



WWW
« Responder #6 : 13 de Maio de 2013, as 19:49:54 »

Esse aqui é um jack com chave normalmente fechada:



Quando o cabo é conectado, o pino dobrado se afasta do pino fixo, e isso cria a conexão com o cabo, enquanto a conexão com o pino fixo é quebrada.

A ligação ideal seria feita com a saída de 8 ohms, porque se você ligar as caixas na saída de 4 ohms, a impedância sobre as válvulas de saída será maior, e dependendo do Bias, não só pode ficar com um som ruim, mas pode vir à danificar as coitadas.

As ligações ficariam assim:



Se quiser, pode ligar um resistor de 100R 10w (de fio, preferencialmente) entre o terra e o pino vazio do jack de 8 ohms. Ele vai servir como uma proteção pro transformador de saída caso o amplificador seja ligado acidentalmente sem um falante conectado.
Quando a saída de 4 ohms for usada, o resistor vai continuar ligado mas não vai afetar o som no falante, porque a corrente passando por ele será pequena demais. Essa proteção é comum a todos os projetos de amplificadores do site AX84.
« Última modificação: 13 de Maio de 2013, as 20:23:47 por blackcorvo » Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #7 : 13 de Maio de 2013, as 20:45:20 »

Obrigado mesmo blackcorvo pelo auxílio  Legal!

Vejamos se eu captei: desta forma eu isolaria o fio da saída de 4 ohms e só usaria a saída de 8ohms?

Abaixo posto algumas dúvidas que me surgiram. Imagino que me equivoquei quanto ao uso do fio de 4 Ohms  Huh? mas e quanto a disposição dos jacks? estou correto na minha suposição?

Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 185
-Recebido: 170



WWW
« Responder #8 : 13 de Maio de 2013, as 21:44:14 »

Pra essa ligação, você não encosta no jack de 4 ohms. Você simplesmente vai adicionar mais 2 jacks ao chassis e ligar como está indicado. Você vai ficar com 3 saídas:

4 ohms
8 ohms
e 4 ohms série.

Eu pessoalmente acho melhor manter a saída de 4 ohms, caso ele queira ligar somente uma caixa lá.

Tem também a possibilidade de usar uma chave rotativa pra trocar entre as saídas de 4, 8 e 16 ohms, mas fazer a ligação com 2 jacks como já indiquei (porém ligando o fio vermelho na chave ao invés de direto na saída de 8 ohms). Isso te dá a possibilidade de usar qualquer caixa que quiser.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #9 : 13 de Maio de 2013, as 22:24:19 »

Grande blackcorvo

Agora entendi perfeitamente 

É que eu estava obstinado a colocar apenas mais um jack em conjunto com o já existente, mas achei a tua ideia fabulosa. Assim ele poderá usar a atual caixa (no jack original) ou ligar a mesma em série com outro gabinete 4 Ohms (nos dois adicionados), e ainda utilizar uma caixa com 8 Ohms. Excelente Head Banger

Achei fantástica a ideia da proteção com o resistor de 100R. Adotarei-a

Um forte abraço!

 
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 185
-Recebido: 170



WWW
« Responder #10 : 13 de Maio de 2013, as 22:51:23 »

Ah, e lembre de deixar o resistor um pouco longe do jack, e não deixe ele encostado ao chassis. Ele vai esquentar bem sem um falante ligado. Pelo que calculei, ele vai ter por volta de 8w sobre ele, então até recomendo usar um resistor de maior potência (se encontrar), ou um par de resistores de 220R / 10w em paralelo, também com uma boa distância entre eles.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #11 : 14 de Maio de 2013, as 12:46:31 »

Ah, e lembre de deixar o resistor um pouco longe do jack, e não deixe ele encostado ao chassis. Ele vai esquentar bem sem um falante ligado. Pelo que calculei, ele vai ter por volta de 8w sobre ele, então até recomendo usar um resistor de maior potência (se encontrar), ou um par de resistores de 220R / 10w em paralelo, também com uma boa distância entre eles.

Perfeitamente meu amigo,

Hoje comprei os jacks e 3 resistores de 100R/10w. Vou colocar dois deles em paralelo, tomando os cuidados de afastamento em relação ao calor de dissipação.

Muito obrigado mesmo pelas dicas. Com certeza sem elas não faria um bom trabalho.
Uma última pergunta: Sem chance de eu utilizar uma caixa com 8 Ohms (novo jack) e uma com 4 Ohms (jack original) simultaneamente?
A principio acredito que seja possível porque são saídas independentes do secundário do transformador de audio.

Um forte abraço

Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 185
-Recebido: 170



WWW
« Responder #12 : 14 de Maio de 2013, as 17:13:53 »

Pra usar 2x de 100 ohms, então ligue eles em série. Em paralelo, a resistência cai pra 50 ohms e eles acabam dissipando o dobro da potência que falei antes!

Quanto a usar mais de um secundário, não é assim que funciona!
Quando mais de uma saída é usada ao mesmo tempo, é eletricamente o mesmo que ligar essas saídas em paralelo.
E o transformador de saída funciona assim: a impedância do primário muda proporcionalmente à impedância aplicada ao secundário.

Exemplo:

Digamos que o transformador tem um primário de 10k, e saídas de 4 e 8 ohms.
Ligando-se 16 ohms na saída de 8 ohms, você fica com 20k no primário, pois você ligou o dobro da impedância indicada. O mesmo ocorre ligando-se 8 ohms na saída de 4 ohms.
Agora, se você ligar essas duas caixas ao mesmo tempo, seria o mesmo que ligar elas em paralelo, certo? Então a impedância do primário será o mesmo que 20k em paralelo com 20k, ou seja, 10k!!!


Aqui tem uma ótima discussão sobre o assunto (porém, em inglês) : http://www.el34world.com/Forum/index.php?topic=14102.0
« Última modificação: 14 de Maio de 2013, as 17:15:33 por blackcorvo » Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #13 : 14 de Maio de 2013, as 19:05:48 »

é verdade, ligar em paralelo vou obter os 200R que preciso (100 +100 Ohm).  Batendo Cabeça
Li o forum do Al34 que voc~e recomendou. De fato, isso judiaria muito das valvulas.

Agora vou botar as mãos à obra.
Mais tarde relato o resultado.

Um forte abraço!



-----
Só uma dúvida cruel me aterroriza: Alguém sabe o código de cores das impedâncias do secundário desse Willkason 4070-1?  Huh?

-----
Descobri na net as impedâncias:
Verde - 4 Ohms     
amarelo - 8 Ohms
preto/amarelo - 16 ohms

-----
novidade não muito boa, depois da modificação:

- O jack original funciona.
- O jack que recebe o sinal 8 ohms do secundário (que deveria trabalhar somente em paralelo com o segundo jack 4 ohms) funciona bem em caixa 8 Ohms.
- o jack  que é ligado ao negativo (que deveria formar o par com o 4 Ohms) não funciona. Neste caso ele só vai funcionar quando os dois jack 4 e 4 Ohms estiverem plugados simultaneamente?  Sad



-----
uma luz que me surgiu agora: O terminal dito " negativo (terra)" não precisa ser necessariamente ligado por solda com fio, pois ele está em contato direto com o chassi, correto?

Se a indagação acima form verdadeira já sei no que errei: liguei este terminal no tap "0" do transformador  Lips Sealed

-----
Olá pessoal

Segue abaixo uma transcrição do que fiz sobre o esquema original do 120G:


desta forma está ocorrendo o seguinte:
- Quando plugo a saída original (4 Ohms) na caixa original (4 Ohms) a potência cai e o som sai distorcido.
Quando ataco as cordas observo que as 6L6 ficam mais incandescentes.
Desliguei rapidamente e desfiz a ligação. testei como original e tudo funcionou, só que...

- refiz conforme o esquema acima, plugando as duas caixas 4 Ohms nos jacks 1 e 2 somente o "2" funciona, acredito que em 8 ohms por via de regra.

Onde está residindo meu erro, amigos?

Um forte abraço
« Última modificação: 16 de Maio de 2013, as 13:04:20 por xandeguarah » Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #14 : 21 de Maio de 2013, as 22:56:44 »

Bom pessoal

Agradeço de coração a ajuda dos amigos Hgamal e blackcorvo que me deram algumas diretrizes a seguir.
Infelizmente como não consegui identificar o problema de aquecimento (por falta de equipamento correto, ou de conhecimento) e o meu colega tinha pressa em tê-lo de volta eu resolvi ligar os taps de 8 e 16 Ohms em jacks simples externos e mostrar a ele que assim teria maior versatilidade na composição de gabinetes externos.

Não o convenci totalmente mas com certeza ele verá as possibilidades no futuro.

Continuo a buscar artigos na internet  que falam sobre o assunto para exaurir todas as minhas dúvidas.
 
Um forte abraço
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.052 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal