Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 07 de Fevereiro de 2025, as 03:49:09

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Projeto - LED piscando junto com metrônomo  (Lida 8379 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2060

e^(i x pi)+1=0

« Responder #15 : 24 de Maio de 2013, as 20:51:22 »

Se a idéia é só fazer o LED piscar com o mesmo sinal que vai para o fine de ouvido, um transitor BC239, uma pilha e dois resistores (um na entrada do transistor e outro para limitar a corrente do LED) devem dar conta do recado, não?

Lembro que eu fazia isso quando era moleque.

Cheguei a pensar em algo parecido, pois tinha um vizinho meu que há muito tempo atrás tinha uma caixa de som no carro com dois LEDs (um cada falante) que piscavam de acordo com a música e ele simplesmente ligou os LEDs no cabos paralelo que ia pros conectores do falante.
Dai pensei que a saída de fone não teria tensão o bastante pra acender o LED.

Por isso o uso do transistor.

Mas será que um circuitinho simples como esse será fiel?

Tenho a mesma dúvida do Marcos. Se o pulso (ou a salva de pulsos) do tic for muito curto, mesmo com a amplificação, o led vai ficar muito pouco tempo aceso e quase imperceptível. Com o 555 monoestável, se alarga o pulso, aumentando o tempo do led aceso e melhorando a visualização.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Finck
Handmaker

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271

« Responder #16 : 24 de Maio de 2013, as 21:40:45 »

Mas se o pulso ficar mais largo, o sincronismo pode desaparecer, não pode?
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2060

e^(i x pi)+1=0

« Responder #17 : 24 de Maio de 2013, as 23:54:19 »

A largura do pulso emitido pelo 555 precisa apenas ser menor do que o período do batimento (compasso). Por isso precisa ser bem escolhido. Mas acho que com um tempo ativo de 100ms seja suficiente pra não passar do período do batimento e ter tempo suficiente de led aceso pra ser bem visível.  
Em outras palavras mais simples: o led precisa apagar antes que chegue outro pulso do metrônomo para o 555.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: