Me explica ai Battery, existe muitos LED's diferentes em cores e tamanho e características de tensão, no caso do zener de 9v1 qual LED utilizar? E se for um zener 12V qual LED utilizar?
Agora uma das razões pela qual não acreditei que fosse possível trocar é que o zener quando inversamente polarizado ele tem a função de estabilizar a tensão como um daqueles CI's que tanto usamos em fontes, o que o LED tem em comum pra poder ser utilizado dessa maneira também?
Abraços.
Então você tem que entender primeiro como funcionam os diodos. Um diodo é um dispositivo semicondutor que primariamente só conduz corrente em um sentido (do anodo-lado do triangulo para o catodo-lado do traço), ou seja tem que colocar uma tensão maior no anodo do que no catodo pra surgir uma condução. Mas a diferença de tensão precisa ser maior do que um certo valor pra começar a haver a condução. Normalmente num retificador de silício a partir de 0,6V começa a a ter uma corrente considerável e esse valor de tensão (que chamamos de tensão direta) varia conforme o tipo de diodo, por exemplo nos leds vermelhos precisa ter por volta de 1,7V pra começar a ter corrente e o led acender, antes disso ele acende muito fraco. Num led azul ou branco, já precisa de mais de 3V. Diodos de germânio ou schottky começam a conduzir com tensões menores (0,3V). Mesmo que a tensão aumente entre anodo e catodo, o diodo tenta manter a tensão sobre ele mais ou menos constante de forma que mesmo com o aumento da corrente, a tensão não sobe muito como ocorreria com um resistor. Se aplicar uma tensão muito alta e não limitar a corrente, fatalmente o diodo vai queimar.
Isso é operar o diodo com tensão direta (anodo com tensão maior do que no catodo). Se invertermos a polaridade (tensão no catodo maior do que no anodo) o diodo retificador de silício praticamente não conduz nada de corrente e a tensão sobre ele é igual a tensão aplicada, mas se aumentarmos muito essa tensão reversa, ocorrerá o que chamamos de ruptura do diodo, onde ele começa a conduzir uma corrente e QUEIMA. Nos 1N4007 essa tensão reversa é na casa dos 1000V, nos 1N4148 só 50V, num led comum não passa de 10V.
Agora nos diodos zener, essa tensão reversa é uma característica dele e sua principal utilidade, pois podem ser fabricados com diversos valores de tensão reversa e essa tensão se comporta como a tensão direta: ela permanece mais ou menos constante (independentemente da corrente que passa por ele), por isso serve como regulador de tensão SEM QUEIMAR, desde que não ultrapassada a potência dele.
Ou seja, diodos zener são feitos pra serem usados com tensão reversa, enquanto que leds são usados com tensão direta. Os diodos comuns, servem para retificação e portanto são submetidos tanto a tensão direta como reversa (no sinal AC que varia de positivo a negativo em cada ciclo). Portanto se a aplicação do zener necessita de 9,1V como regulador, não vai ter led com tensão compatível pra substituí-lo. Se o zener é usado como proteção ou clipador de sinais, precisaria associar diversos leds ou diodos comuns (e polarizados diretamente e não reversamente como o zener) pra ter uma tensão equivalente da do zener, o que numa placa feita pra zener não vai ter espaço pra tantos leds ou diodos.