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Autor Tópico: Dúvida sobre JJ 6l6 GC.  (Lida 9125 vezes)
Guilherme
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« Responder #15 : 10 de Maio de 2013, as 19:52:52 »

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Mas como os fabricantes não sabem qual voltímetro o usuário/técnico vai usar, é melhor usar o método do resistor de catodo de 1ohm e medir indiretamente a corrente de catodo (=anodo + screen), no qual um voltímetro comum pode medir.

O fabricante não coloca resistores nos catodos ! Eu nunca vi nem construí nenhum guitar-amp, pol. fixa, com resistor de catodo !

A não ser alguns peso-pesados com 4X6550 que mantinham esses R's para checar o equilíbrio DC e cada válvula tinha seu próprio test-point.

O centro desse "problema" não está de modo algum limitado à qual voltímetro usar, mas sim ao fato de que a Internet substituiu o trivial ajuste da tensão de BIAS pela medição da corrente de catodo não só em amps DIY mas também nos clássicos comerciais.

E tome absurdos, basta ver os layouts que circulam por aí e seus respectivos "voltage charts" !
Até o Dumble Overdrive foi detonado no berço por uma tal de Ceriatone....

Esse papo Handmade é bom e serve para abrir os olhos da turma que está começando a vida DIY agora e está sendo sobrecarregada com infos equivocadas e praticas viciadas.

abração

Guilherme
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« Responder #16 : 10 de Maio de 2013, as 19:58:51 »

Então, é que nesse caso do Fender Hot Rod, a Fender colocou esse resistor de 1 ohm e chamou de test point que deve ser ajustado para 60mV, e provavelmente deixou o trimpot de ajuste de bias como você sugeriu,  com um acesso fácil para uma chave de fenda sem precisar desmontar o ampli.  No começo do tópico eu postei um link com o esquema de serviço da Fender, dá uma olhada que tem uma nota informando como fazer o ajuste e o valor.
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« Responder #17 : 10 de Maio de 2013, as 20:08:15 »

Olá.

Eu utilizo ( e recomendo usar ) a medição da corrente de catodo como método para ajuste do ponto de trabalho das válvulas de saída. Quando se projeta um estágio de saída, traça-se uma reta de carga sobre as curvas da válvula escolhida, procurando-se um ponto quiescente " ideal " de trabalho...que resulta numa corrente de anodo bem definida e que é sempre a mesma, independente de válvula para válvula. A tensão de grade necessária para estabelecer essa corrente, entretanto, vai variar um pouco conforme a dispersão dos parâmetros de cada válvula.

Como a corrente de grade screen é relacionada com a corrente de anodo, pode-se determinar a corrente de catodo que corresponde ao ponto quiescente escolhido, somando-se as duas. Para fins práticos, enfim, a medição da corrente de catodo ( ao invés da de anodo ) propicia a precisão necessária para polarizar o estágio de saída no ponto desejado e para equilibrar as válvulas entre si quando o estágio é em PP.

Por outro lado, ao se ajustar a tensão de polarização de grade para um valor " recomendado ", pode-se incorrer em sérios erros, não só de ponto quiescente, como também de equilíbrio entre as válvulas. Nesse caso, torna-se imperativo o uso de válvulas casadas, o que pode ser evitado empregando-se o ajuste pela corrente de catodo previamente mencionado.


Deve-se ter cuidado com o que se lê na internet.
« Última modificação: 10 de Maio de 2013, as 20:33:49 por a.sim » Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #18 : 10 de Maio de 2013, as 21:13:56 »

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Deve-se ter cuidado com o que se lê na internet.

Bom alerta.....

Sem sombra de duvidas, ainda mais quando provenientes de curiosos que não sabem o que é e muito menos olharam de perto um amplificador para guitarras, mas encontraram um bom local para praticar a velha verborragia revestida com alguma erudição.

Sugiro que construam amplificadores como se fazia antes da Internet, e antes mesmo da fotocópia, e ouçam o bom e velho rock  Legal!







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« Responder #19 : 11 de Maio de 2013, as 07:37:10 »

muitíssimo obrigado a todos!!! aprendi mais um pouco com vocês!!! 
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« Responder #20 : 11 de Maio de 2013, as 08:46:30 »

muitíssimo obrigado a todos!!! aprendi mais um pouco com vocês!!!  

Oi Elcio !

Você que tem o Hot Rod, diga pra gente como é o acesso a esse trimpot de ajuste, se tem um furo no chassis de forma a apenas inserir a chave de fenda sem precisar abrir ou desmontar o amplificador e se o ponto de teste é de fácil acesso. ou infelizmente precisa mesmo desmontar o amplificador (nesse caso, faça como o Eduardo disse, troca as válvulas e deixa pra lá).  Se puder postar umas fotos, seria legal.

abs

uau mensagem #900, falta 100 pra 1000 !!!!
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« Responder #21 : 11 de Maio de 2013, as 15:23:43 »

é só tirar a tampa traseira. o ponto de teste fica na borda da placa onde ficam os soquetes, e para ajustar é uma espécie de parafuso fenda azul...bem tranquilo.

-----
http://www.youtube.com/watch?v=sD_s5fCmalA
« Última modificação: 11 de Maio de 2013, as 15:30:34 por elciosouza » Registrado
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« Responder #22 : 11 de Maio de 2013, as 17:47:20 »

Sim, deu pra entender bem no vídeo. Não é aquela maravilha de acessibilidade, porque tem que tirar a tampa, mas também não é tão difícil, só tem que prestar bastante atenção no que está fazendo pra não encostar a chave de fenda onde não se deve.  Ha ha ha, as luvas que ele usa são bastante sugestivas, mas as garras jacaré dele se não me engano não tem isolação e na hora em que ele prende nos terminais dos capacitores com mais de 400V, se estivesse sem as luvas, seria legal ver acender os ossos como nos desenhos animados ....   e o multímetro dele é mesmo dos mais baratinhos.

valeu pelo link.
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