Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 15 de Novembro de 2024, as 09:32:34

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajuda com Shelter CE-100  (Lida 4884 vezes)
Dabreu
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 18

David Abreu

« : 23 de Julho de 2011, as 22:45:47 »

Um dono ligou o pedal em uma fonte emprestada sem conferirir a voltagem e polaridade da mesma e o pedal parou de funcionar. Ao abrir o pedal percebi que o capacitor eletrolitico usado para filtrar a alimentação e um dido zener 9V estavam estourados. Substitui essas duas peças e o pedal voltou a acender o led ao ser ativado mais o efeito não sai.

Não consegui encontar o esquema do pedal em lugar nenhum para tentar identificar outro componente defeituoso.

Algum dos senhores handmakers teria o esquema desde pedal ou saberiam dizer se ele foi "copiado" de algum pedal existente? 
Visitante
« Responder #1 : 23 de Julho de 2011, as 22:55:39 »

Dabreu, esse pedal seria de chorus? Se for verifica se tá chegando energia nos CI's e se o regulador de tensão 7805 não foi danificado também.
Iniciante
*

Obrigado

David Abreu

« Responder #2 : 23 de Julho de 2011, as 23:03:25 »

É o chorus. Verifiquei as tenções no opamp e tá chegando 5,6V, acho que deveria ser maior nesse ponto. Nos outros ci's peguei o datasheet mais não pude conferir hoje.
E o regulador 7805 confesso que acabei esquecendo de olhar... Batendo Cabeça Batendo Cabeça
Amanhã faço essas verificações, pois não tenho acesso a minha bancada a esta hora.  Cry Cry Cry
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226

« Responder #3 : 24 de Julho de 2011, as 01:13:27 »

É muito comum queimar o 7805 quando se liga fonte invertida, ou fonte AC.
Lembrando, que o 7805 usado em pedais geralmente é aquele em formato de transistor...
A tensao no op.amp estao baixas mesmo.
Alguma coisa esta baixando a tensao, ve se nao tem um dos op.amp queimado.
Outra dica, sobre o zener, sempre tem um resistor em serie, troque-o tambem.
Se o zener entra em curto este resistor sofre as consequencias...

O pedal é digital ou usa MN?
Dabreu
Iniciante
*

Obrigado

David Abreu

« Responder #4 : 24 de Julho de 2011, as 16:14:22 »

O pedal é digital ou usa MN?

Ele usa o ES56028S, que segundo o datasheet é um 'echo soud processor'.

O regulador está queimado, vou arranjar outro para colocar no lugar e continuar os testes.
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #5 : 24 de Julho de 2011, as 16:35:20 »

Ele usa o ES56028S...
Entao é digital.
Este CI é o mesmo usado pelos Boss digitais (chorus, flanger...).

Retire o regulador e veja se a tensao de 9V ainda cai.
Dabreu
Iniciante
*

Obrigado

David Abreu

« Responder #6 : 28 de Julho de 2011, as 21:40:41 »

Olá senhores!

Terça passada pude comprar o regulador 78l05 que não tinha em mãos, e continuando a verificação encontrei um transistor s9014 queimado e substituindo esses dois componentes o pedal voltou a vida. Grin Grin Grin

Obrigado a todos que contribuiram com as dicas que foram bastante uteis.  Legal!
Handmaker

Obrigado
-Recebido: 116

« Responder #7 : 29 de Julho de 2011, as 10:42:54 »

Dabreu, só me tira uma dúvida:Antes da substituição do regulador o efeito era zero ou bem fraquinho??
Iniciante
*

Obrigado

David Abreu

« Responder #8 : 29 de Julho de 2011, as 11:33:56 »

Era zero. Não estava chegando alimentação no ci ES56028S e o regulador danificado estava derrubando a tensão que ia para os opamp's.
Iniciante
*

Obrigado
-Recebido: 8

« Responder #9 : 19 de Janeiro de 2013, as 14:11:33 »

Pessoal, gostaria da ajuda de vocês.
Uma amigo me pediu para eu tentar arrumar um pedal BCH 300 da groovin que como sabemos é a mesma placa do CE-100 do nosso amigo, tudo igual até o mesmo CI.
Enfim, o problema desse pedal é um pouco mais complicado.
O som sem efeito sai normal, porém quando se liga o efeito o som sai com um chiado forte mas bem ao fundo da para se ouvir o som com efeito chorus porém bem baixo e distorcido.
Eu estou quebrando a cabeça, mas meu problema parece mais profundo que um simples regulador hehe.
Infelizmente muito provavelmente foi excesso de tensão, pois a fonte usada nesse pedal estava dando 11,5 volts  Huh?.
E o pior foi eu quem deu a fonte para o meu colega..  >>(:enfim estou em uma situação muito chata e preciso muito da ajuda de vocês.
Por favor alguém que tenha alguma ideia me da uma luz...
Obrigado

-----
Amigos, vou postar alguns teste que já fiz me baseando em tópicos que vi por aqui.
O bass chorus da groovin é baseado no  CI ES56028S.
O esquema só mudando a equalização que é mais simples é igual ao boss CS-5, podem baixar e acompanhar o esquema.
http://www.eserviceinfo.com/download.php?fileid=41772

Enfim fiz vario testes:
*Os reguladores de tensão de 5V estão ok.
*Os reguladores de 4V e 8V estão ok.
*As linhas de 9V também.
*Todos os CIs estão recebendo a alimentação que deveriam receber.
*O by pass também esta ok.
Ai quando se liga o efeito vem um chiado infernal e lá no fundo o efeito chorus.
Eu peguei o sinal da saída do Q3, abri o capacitor C16 e liguei nele através de um fio direto e o chiado não apareceu, sai o som limpo, então co IC2 esta ok.
Restou apenas o IC1  (ES56028S), IC4 e IC6, e todos os outros componentes que circundam os mesmos...
Caso alguém tenha alguma ideia estou a no aguardo ansioso.
Obrigado.

« Última modificação: 20 de Janeiro de 2013, as 18:31:45 por Biograve » Registrado

Queria ter mais tempo para meus handmades...
GrAmorin
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #10 : 22 de Janeiro de 2013, as 15:04:16 »

Com base no esquema do CE-5:
Retire C2, e C43.
interligue onde é - de C2 a onde é + de C43, interligue usando um capacitor, pode ser um desses 2 retirados.
OBS. não precisa retirar, pode ser apenas levantado um dos terminais.

É comum esses CIs queimarem.
Ja o fato da fonte soltar os 11V não é prejudicial, e praticamente não atacará o ES56028, já que este recebe alimentação que passa por um regulador. Entao sempre estará recebendo 5V independente da tensão na entrada.

Minhas fontes soltam entre 14 e 17V, e nenhum pedal queimou ate hoje.
Biograve
Iniciante
*

Obrigado
-Recebido: 8

« Responder #11 : 24 de Janeiro de 2013, as 23:48:51 »

Obrigado GrAmorin, eu fiz o teste que você me sugeriu apenas coloque em série um potenciometro de 50k pois o R10 no pedal da groovin fica antes do capacitor e o resultado do teste foi o mesmo chiado.
Ai já fiquei feliz pois o CI ES56028S um CI SMD estava ok, ufa..
Enfim continuei na mesma analogia e retirei o capacitor C51 e liquei o C2 direto como no outro teste e desta vez o som saiu limpo..
Matei a charada o problema esta no IC 4 que é o NJM022BM ou em algum componente ao seu redor. Para finalizar verifiquei os resistores e tudo estava ok.
Então antes de fechar o cachão resolvi resoldar o IC 4 que um SMD e liguei tudo no original e para minha surpresa...O pedal voltou a funcionar normal sem chiado Roqueiro)
Ai deixei o pedal ligado por pouco mais de uma hora e de vez em quando ia tocar com ele, mexia nas regulagens e ele funcionou perfeitamente. Enfim acho que era alguma solda fria do IC 4....
Agradeço ao GrAmorin por ter mostrado o caminho a seguir e Graças a Deus não precisei trocar nada, agora vou devolver para me colega só que sem a fonte e espero que o pedal se comporte daqui para frente hehe.
 Palmas
Queria ter mais tempo para meus handmades...
felixmeirelles
Visitante
« Responder #12 : 25 de Janeiro de 2013, as 00:05:43 »

Estou com um digitech aqui parado que acho que tem o mesmo problema, depois não sabem porque odeio SMD.... Bufando Batendo Cabeça Toma na Cabeça

O pior que tem aqueles transistoresinhos micro smd.
  Imprimir  

Ir para: