Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Junho de 2024, as 02:19:39


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Filtro eliminador de ruidos de 60Hz.  (Lida 35914 vezes)
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #45 : 02 de Dezembro de 2011, as 10:35:25 »

Bem legal este tipo de iniciativa, e coleta.
Isso deveria ser um exemplo que deveria ser expandido as demais cidades  Smiley
Registrado

Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #46 : 02 de Dezembro de 2011, as 13:18:59 »

Aqui em POrto Alegre, uma das cidades supostamente mais desenvolvidas do país, á noite, se ve que os lixeiros quebram as lâmpadas e jogam dentro dos caminhões com o resto do lixo.

Às vezes as lâmpadas já estão quebradas JOGADAS NO CHÃO, O QUE SÓ FACILITA O TRABALHO DELES.

Imagina lá em manaus, que nem calçada tem direito??  Eu mesmo vi, pois vivi lá 1 ano.  Jogam em qualquer canto, inclusive no seu próprio pátio, debaixo da mangueira....   Não que isso não aconteça por aqui também.

Meu testemunho, é que em qualquer lugar do interior onde fui no Brasil, as lampadas fluorescentes, assim como baterias ou qualquer outro lixo, é jogado no fundo da casa, par supostamente "apodrecer", como o lixo de 50 anos atrás.  Mudou o lixo, mas o comportamento é o mesmo.

Lembrando que na maioria do Brasil a ignorãncia corre solta... Distribuir lâmpadas com mercúrio é o mesmo que distribuir armas e esperar que nunca se mate ninguém.

Que bom que na tua cidade muitas pessoas recolhem.

T+


Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #47 : 02 de Dezembro de 2011, as 14:01:58 »

Lembrando que na maioria do Brasil a ignorãncia corre solta... Distribuir lâmpadas com mercúrio é o mesmo que distribuir armas e esperar que nunca se mate ninguém.
Comparaçao muito boa,  e ate realistica.  Cool
Falta conscientizacao das pessoas.  Angry
Registrado

Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #48 : 02 de Dezembro de 2011, as 14:20:56 »

Oi Patines

Estamos desvirtuando o tópico, pois deveriamos estar falando de filtros. Talvez fosse bom alguém do Olimpo cortar este tópico e jogar a discussão no off-topic.

Mas voltando às lâmpadas, meu irmão tem uma granja e a iluminação é feita com lâmpadas Fluorescentes. Ele fez uma troca das queimadas há um tempo e tentou por no lixo comum. O lixeiro não levou. Ele recolheu e colocou novamente no dia seguinte. O lixeiro tocou a campainha e disse que não levaria, pois o aterro da prefeitura não aceita essas lâmpadas por conta do mercúrio. Ele teria que fazer um descarte apropriado.

Todas as empresas da cidade são obrigadas a enviar as lâmpadas para um reciclador especializado em Campinas que recupera o mercúrio das lâmpadas e envia de volta para a fábrica de lâmpadas.

Hoje meu irmão deixa as lâmpadas dele com um amigo que envia para a recuperação.

Outro dado é que a prefeitura instruiu os lixeiros a não pegar as lâmpadas porque o aterro foi multado pela CETESB por ter contaminação por metal pesado.

Sobre o lixo no fundo da casa, sempre me pergunto por que razão alguém guardadia um pneu velho! Pneu velho não serve para nada além de criar mosquito da dengue, mesmo assim tem retardado que entulha o quintal com todo tipo de lixo. Mas pelo que vejo a minha volta, essa mentalidade está mudando.

Depende de cada um. Não espera sua prefeitura tomar a iniciativa! Cobre isso dela!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #49 : 02 de Dezembro de 2011, as 14:25:28 »

Depende de cada um. Não espera sua prefeitura tomar a iniciativa! Cobre isso dela!
Outra pura realidade!
Sempre queremos ou esperamos uma providencia das autoridades.
Mas quase nunca cobramos isso deles...  Ui
Registrado

Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #50 : 02 de Dezembro de 2011, as 22:21:40 »

Faço parte do movimento ambientalista aqui de Porto Alegre faz bastante tempo...  Sou considerado até um punk-bicho grilo radical.

Bem... de minha parte acredito que continuo empurrando montanhas pra tentar mudar algo.

Aqui também a prefeitura(DMLU) não deve recolher as lâmpadas...    o por isso de ser mais absurdo ainda o que fazem!!

PUtz...  desvirtuamos  o tópico vou parar por aqui.

T+
Registrado
visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #51 : 04 de Dezembro de 2011, as 19:58:46 »

Com o filtro há uma defasagem no sinal do som?

infelizmente não entendi muito bem como funciona esse filtro montado dessa forma pra tentar calcular algo...
acho a idéia do spectro de audio seria extremamente interessante, pra ter uma idéia a mais de como ele funciona
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #52 : 04 de Dezembro de 2011, as 21:48:04 »

O filtro, devidamente regulado, impede (forma generica de dizer) a passagem da frequencia de 60Hz.
Foi injetado algumas frequencias no filtro, e cada imagem mostra o resultado do filtro.
Houve reducao significativa com a frequencia de 60Hz.
Dependendo do ajuste feito, afeta a frequencia de 100Hz.

O teste de espctro sera feito.
Brevemente posto o resultado.
Registrado

daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #53 : 11 de Março de 2012, as 19:27:07 »

Amorin, Tudo bom ...

Me diga , você terminou o filtro, qual a eficiencia dele?
Meu caso foi meio desapontador esse fim de semana, fui tocar em um bar e nao tinha uma conexao de aterramento nas tomada, meu equipamento é todo HandMade. Pra minha surpresa, com o meu pedal Distortion +, tive ruido, em casa e no estudio em que ensaio tem o terra nas tomada. Bom desfecho da historia, fui obrigado a trocar de equipamento , por sorte o guitarrista da outra banda tinha um belo equipamento e me deixou usa-lo.

Pra não ficar  duvidas no ar esse e o meu set :

  AMP      > Replica do Marshall Plexi  1987 somente canais clean
  PEDAIS  >  MXR D+ ganho no talo.
                  Proco Rat ganho moderado, quase nao uso , so em caso extremo
                  Litle Angel Chorus  
                  Rebote Delay 2.5 tonepad
                  Reverb de molas GGG
                  Guitarra Tagima Zero , Captador original.  

Em casa e no estidiuo sempre uso esses pedais do jeito descrito acima e com o aterramento da nas tomadas, fio ligado a um terra, não e o neutro da tomada .

Ja vi outros amps valvulados com ganho maior do que oq eu uso nesse mesmo lugar e nao tem o bendito ruido de 60 Hz.

Se alguem tiver uma Luz...
fico muito agradecido

Att Daniel Venticinco
« Última modificação: 12 de Março de 2012, as 09:57:33 por daniel_tubes » Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #54 : 12 de Março de 2012, as 18:29:00 »

Ola Daniel.
O filtro cumpriu seu papel em relação a atenuação dos 60Hz, com grande satisfação. Como pode ser visto nas imagens do teste.
Porem testes feitos com a guitarra, filtro e amp, mostrou que parte do ruido não é de 60 Hz.
Tal teste foi feito usando um cabo com plug P10 e fio paralelo (tipo aqueles usados em auto falantes) propositalmente para se ter captaçao de ruidos.
Com este cabo se tinha bastante ruido, incluindo bastante HUM.
Ao usar o filtro o HUM era eliminado totalmente, mas ficava um ruido que não era HUM, e sim BZZZZ.

Então resolvi classificar este filtro como funcional, mas, mais didatico do que elementar ao uso quanto eliminaçao de ruidos.
Caso o problema seja HUM, funcionara perfeitamente.
Mas o que vi não é o caso que nos acontece com frequencia.

Para o seu caso, e casos similares, recomendo a fonte  que postei, resolvera o problema, ate mesmo sem aterramento do sistema:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3464.0;topicseen
Registrado

daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #55 : 12 de Março de 2012, as 18:43:12 »

Amorin , obigado pela sua resposta, vi sua fonte sim, estarei montando ela muito em breve.
O ruido em questão agora que você mencionou, não era HUM e sim BZZZZzzzZZZzZ.
Vou apostar na fonte, e ver os resultados. Retornarei aquii para posta-los.

Vou aproveitar e checar a blindagem da guitarra, apesar que essa nao usa captadores de duas bobinas. Quem sabe não esta ai uma parte do problema.

Mais uma vez fico agradecido de sua atenção.

Att Daniel
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #56 : 12 de Março de 2012, as 18:59:22 »

Se voce tiver mão firme, paciencia e cuidado, troque os fios que saem dos captadores por cabos RCA, e ainda pode cortar uma tira de papel aluminio e encapar os captadores (as bobinas apenas), se forem sigle coil, isso ajuda bastante.
Registrado

fpohren
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 159

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 12


« Responder #57 : 28 de Outubro de 2013, as 09:30:20 »

Bom dia a todos, para não abrir outro tópico vou perguntar aqui, já que é pertinente ao assunto:

O ruido de 60Hz da rede pode ser captado pelos cabos que ligam as caixas de som ao amplificador? são cabos bem longos, o maior tem aproximadamente 30 metros. Só com o amplificador ligado, se nenhuma fonte de áudio ligada nele, o ruido já aparece.

Acho que já sei a resposta.....

E a solução para isto qual seria, tentar afastar ao máximo os cabos de áudio dos da rede elétrica?

Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #58 : 28 de Outubro de 2013, as 10:15:30 »

fpohren

Alguns drivers de tweeter e corneta captam ruídos mesmo com o amp desligado, mas pra isso acontecer tem que estar quase grudado a fonte de ruído, e o ruído é muito baixinho e isso acontece por que esses drives possuem uma bobina.

Note que isso acontece com o equipamento desligado e o ruído é desprezível, muito baixinho, caso exista esse tipo de captação de ruídos, ela deve ocorrer com o amp desligado também.
Registrado
fpohren
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 159

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 12


« Responder #59 : 28 de Outubro de 2013, as 12:46:46 »

Eddie, o ruído é perceptivel no subwoffer, e é quando o amplificador esta ligado mesmo. é bem alto por sinal, mesmo com o volume do Sub zerado, da pra escutar o ruido. Estive olhando a instalação e os cabos de áudio que vão até as caixas mais distantes, que possuem um falante de 10 e um tweeter, estão passando junto em uma eletrocalha com a elétrica, vou fazer o teste de tirar o cabo de dentro dela no próximo final de semana para ver se resolve.

Registrado
Páginas:  1 2 3 [4]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.055 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal