Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Novembro de 2024, as 20:31:23

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Regulagem do tensor  (Lida 32179 vezes)
anaksun
Visitante
« Responder #15 : 05 de Janeiro de 2011, as 15:32:10 »

Eu regulo minha nova guitar ( dei sorte uma Groovin tele que preste ) observando pontos de trastejamento  dai sei se vou apertar ou folgar.sempre que se da um giro  o trastejamento anda duas casas para cima ou para baixo, dai regulo o mais flat entre dois pontos ( pó guitarra sem um pingo de trastejamento não tem graça)
Visitante
« Responder #16 : 05 de Janeiro de 2011, as 19:24:48 »

Isso ai chris, não é receita de bolo, mas tem algumas regras sim, mas nada que o bom senso como disse anteriormente não compreenda.

Anaksun, o que vc deve estar falando sobre o trastejamento andar as casas não tem muito a ver não pode acontecer se vc exeder o ajuste do tensor, mas o que deve estar acontecendo com sua guitarra é que os trastes devem estar desalinhados, regulagem de tensor não resolve o alinhamento de trastes, não estou dizendo que sua guitarra está assim apenas estou supondo, mas pra deixar as cordas bem baixinhas m s m (moderador, peço que me suspenda do fórum) o ideal é alinhar os trastes.

cara desculpe discordar de vc, mas pra mim o que não tem graça é a guitarra trastejando, hehehehehe. mas isso é gosto de cada um, nada contra vc.

abração galera.
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82

« Responder #17 : 05 de Janeiro de 2011, as 19:33:08 »

Anaksun,
concordo com o Samuel.
Veja se os trastes da sua guitarra não estão desalinhados em altura.
Se for isso procure algum luthier pra que ele baixe alguns ou se estiverem muito baixos, remova-os e recoloque ou ainda se estiverem gastos que os troque para que não haja esse trastejamento.
Também discordo que guitarra não deve ter trastejamento!
Toque algo limpo com trastejamento e grave.
Ouça e nos diga se ainda pensa assim.

abraço,
Roberto
Eclético mas com parcimônia!!!
Frankenstein da ZL SP
Visitante
« Responder #18 : 08 de Julho de 2012, as 03:03:11 »

Só pra enfatizar, é recomendado sempre afrouxar as cordas antes de regular o tensor, para não forçá-lo. Mas eu estou tentando o de uma stratinho aqui e tá difícil, ou ela trasteja nas primeiras casas, ou no meio do braço, e tem horas que até mais pro fim do braço, talvez seja por causa da regulagem doida que eu fiz na ponte, e tive que mudar a inclinação do braço, mas esses últimos eu acho que ficaram bons, agora é só o tensor.
Visitante
« Responder #19 : 10 de Agosto de 2012, as 01:51:49 »

só pra enriquecer o tópico ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ, se espanar o tensor, não perde o braço, mas terá que levar pra trocar o bichin, por isso, sempre que for mexer em qualquer tipo de parafuso, ponha força de macho pow! _
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468

« Responder #20 : 10 de Agosto de 2012, as 18:43:03 »

só pra enriquecer o tópico ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ, se espanar o tensor, não perde o braço, mas terá que levar pra trocar o bichin...

E em caso de escala colada com cola epoxy e similares ??

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
markb
Visitante
« Responder #21 : 09 de Outubro de 2012, as 20:11:31 »

o topico e antigo, mas vale ressaltar mais uma experiencia, a guitarra que tinha quando fiz meu primeiro post realmente era de má qualidade e estava com o braço torcido mesmo,então não teve jeito. a alguns dias comprei um violão praminha esposa um "hofma" (acho que é assim que se escreve) ao testar na loja achei perfeito, braço perfeitamente confortavel, cordas bem baixas excelente para aprendizado (caso dela), so que deixei o violão( novo) dentrodo carro no sol (do nordeste  Legal! Grin)durante um periodo de umas 4 horas, e quando cheguei em casa putz... parecia outro violão,mas depois de 1/2 volta sentido horario no tensor o mesmo voltou a normalidade, então não concordo com a questão de esperar muito tempo pra regular novamente, fiz apenas assim: folguei a D,S,A e regulei 1/4, afinei testei, folguei as cordas novamente, apertei mais 1/4, afinei, testei  e gostei. pronto. agora e so tentar manter ele numa temperatura ambiente e pronto.

abraço a todos.
Visitante
« Responder #22 : 10 de Outubro de 2012, as 02:30:07 »

então não concordo com a questão de esperar muito tempo pra regular novamente, fiz apenas assim: folguei a D,S,A e regulei 1/4, afinei testei, folguei as cordas novamente, apertei mais 1/4, afinei, testei  e gostei. pronto. agora e so tentar manter ele numa temperatura ambiente e pronto.

abraço a todos.

markb este tempo de espera é para que as fibras da madeira se acostumem, assim evita-se que o tensor fique muito apertado ou muito frouxo, já que o correto é desafinar regular o tensor e depois afinar novamente.

Um exemplo: você troca de calibre de cordas para um calibre menor, consequentemente vai ter de deixar o tensor trabalhar mais frouxo já que as cordas aplicaram menor tensão no braço, se fizer da forma como você procedeu pode acontecer de na hora que regulou ficar bom, mas depois de algumas horas quando as fibras já estiverem totalmente acostumadas de o tensor ficar frouxo demais, por isso o ideal é dar um tempo para as fibras.

-----
só pra enriquecer o tópico ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ, se espanar o tensor, não perde o braço, mas terá que levar pra trocar o bichin...

E em caso de escala colada com cola epoxy e similares ??

Bossman não sei como seria a remoção dessas escalas, mas normalmente eles usam um tipo de ferro de passar (em alguns casos o dito cujo mesmo), e vão aquecendo e soltando aos poucos a escala com a ajuda de uma espatula ou alguma ferramenta bem fina, não sei o nome da ferramenta.

« Última modificação: 10 de Outubro de 2012, as 02:42:05 por pit.du » Registrado
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #23 : 10 de Outubro de 2012, as 11:01:08 »

Eu ja tirei 2 escalas (da minha antiga Finch e de uma Fender - rosewood) e é isso ai.
Ferro de passar roupa a vapor e muita... mas muita paciencia.
Da pra tirar sem lascar em nada braço ou escala.
« Última modificação: 10 de Outubro de 2012, as 19:39:16 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
bossman
Administrator
DIY Freak

Obrigado

« Responder #24 : 10 de Outubro de 2012, as 18:12:23 »

Eu ja tirei 2 escalas (da minha antiga Finck e de uma Fender - rosewood) e é isso ai.
Ferro de passar roupa a vapor e muita... mas muita paciencia.
Da pra tirar sem lascar em nada braço ou escala.

Infelizmente sinto em informar que essa técnica não funciona com escalas coladas com cola epóxy (araldite e similares).
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #25 : 10 de Outubro de 2012, as 19:27:19 »

Infelizmente sinto em informar que essa técnica não funciona com escalas coladas com cola epóxy (araldite e similares).
Humm.... dei sorte então. Mas bom saber disso. Quando não funcionar, ja sei porque.
A Fender não usa epoxy então? Porque saiu de boa. (agora lembrei que era uma Fender Made In Japan - até hoje não colei a escala de volta... hehehe)
A Finch também não devia usar (mas essa também não da nem pra saber hoje em dia).
Abaixo a escala da Finck logo depois de removida e depois com os trastes e marcadores... os marcadores e trastes também sairam na hora de tirar a escala. Eu devia ter tirado os marcadores antes de colocar o ferro - burrice. Ficaram todos foscos e tortos. Fui obrigado a desentorta-los em agua quente, e depois polir todos, um a um. Fiz também uma "ebonização" na escala... Smiley

« Última modificação: 10 de Outubro de 2012, as 19:39:06 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
bossman
Administrator
DIY Freak

Obrigado

« Responder #26 : 10 de Outubro de 2012, as 20:22:43 »

Pelo seu relato é certo que a Fender não usou epoxy nessa guitarra ai... Agora em outras eu já não sei
darkislanio
Colaborador

Obrigado
-Dado: 229
-Recebido: 161

Electronic Mess

« Responder #27 : 18 de Outubro de 2012, as 07:48:11 »

Deem uma olhada nesse link, que mostra passo a passo como descolar escala:
http://www.pauleiraguitars.com/manutencao/como-descolar-escala/#bloco-conteudo
"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
gfr
Colaborador

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86

« Responder #28 : 18 de Outubro de 2012, as 09:31:43 »

Na minha Giannini Les Paul, que felizmente já não é mais minha, foi só uma questão de esperar alguns anos e a escala se soltou sozinha, sem necessidade de ferramenta alguma ou de qualquer método específico.  Bufando
Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: