Cientistas da Coreia do Sul estão estudando a nanoestrutura do abdômen dos vagalumes para criar uma lente mais eficiente para os LEDs. Como resultado, os pesquisadores conseguiram criar uma nova estrutura que oferece 98% mais luminosidade.
No experimento, os cientistas descobriram algo curioso que relaciona a barriga dos vagalumes com as lâmpadas LEDs: ambas são divididas em três partes. Usando um microscópio eletrônico, Ki-Hun Jeong, do Instituto de Ciência Avançada da Coreia, estudou o abdômen brilhante do inseto e concluiu que vagalumes e LEDs possuem um “copo refletor” e uma lente que imprensa a fonte de luz.
Mas a grande diferença entre o componente eletrônico e o inseto é que os vagalumes contam com sulcos na casca externa que cercam as partes iluminadas do abdômen. Estes sulcos permitem que o comprimento da onda da luz passe através do seu corpo de uma forma mais eficaz.
Leia mais em:
http://www.tecmundo.com.br/led/32229-cientistas-reproduzem-mecanismo-dos-vagalumes-para-criar-leds-98-mais-luminosos.htm#ixzz2BMWKTl72