Achei o máximo a ideia da criação deste tópico, aprendi bastante com os pontos que você citou.
Tem um problema que muitas vezes acontece quando estou soldando e eu ainda não descobri o motivo disso. Ocorre na hora de afastar o ferro de solda para terminar a soldagem: quando tiro a ponta do ferro do contato para finalizar, a solda vem junto se "esticando". É muito chato. Por outro lado, tem vez que as soldas que faço ficam bem redondinhas junto com a ilha, o que me faz pensar que não estou preparando bem a placa, talvez pondo verniz demais, sei lá.
Estou usando uma solda da marca SOFT, não sei se pode ser isso. Nela tem escrito que possui 60% de Sn, 40% de Pb, fluxo RA e fio de 1mm.
Pesquisando o que significava esse fluxo RA encontrei esse
link que leva a um "Dicionário da Solda" que tem explicando o que significa esse termo e também tem outros termos que o guitarjunior utilizou. Pode ser que sirva para complementar o entedimento e ajudar no assunto.
Abraço.
Olá, o fenômeno que você citou do levantamento da solda parecendo uma orelha de cachorro é causado pela retirada do ferro de solda muito rápido,
Quanto a solda que você esta usando nunca utilizei em meus processos, na realidade no meu processo só usamos solda lead-free a um ano, o fluxo RA, ele possui RESINA ATIVADA, isso ataca mais a superfície do cobre oferecendo uma melhor soldabilidade, ele é indicado para superficies muito oxidadas.
Agora a maior desvantagem do FLUXO RA é que ele continua corroendo e atacando o cobre da PCI o resto da vida da PCI, recomenda-se limpar a área com álcool isopropílico, porém mesmo assim ficam alguns resquícios, isso pode ser um problema pra quem quer dar uma garantia de mais de 3 meses para seus produtos.
Paz e bem a todos!
-----
...Ocorre na hora de afastar o ferro de solda para terminar a soldagem: quando tiro a ponta do ferro do contato para finalizar, a solda vem junto se "esticando"...
Aguarde o ponto que você soldou resfriar pouco, refaça o trabalho removendo essa solda, resfria, coloque outra solda, tente ser breve, isso exige prática. Isso ocorre normalmente quando se deixa a ponta do ferro de solda além do tempo no mesmo local, a resina acaba "queimando" e perde a sua propriedade.
Isso mesmo dexter,
O fluxo quando aquecido e
chega a temperatura de 90 graus, torna-se líquido e age como um limpador da superfície dos metais a serem soldados, posteriormente o fio de solda atinge seu ponto de fusão liquefazendo-se e iniciando o processo molhagem formando a junta soldada.
Logo se o fluxo derrete e não limpa a superfície da placa é possível que a solda volte na ponta do ferro de solda causando a orelha de cachorro.
Paz e bem a todos!