Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Novembro de 2024, as 16:08:00

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Estanhamento de placa por Galvanoplastia.  (Lida 7102 vezes)
biglouis
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309

« : 04 de Agosto de 2012, as 20:51:04 »

Boa noite meus queridos.

Hoje realizei os primeiros testes aqui em casa de um processo interessante, que consiste em fazer um revestimento de estanho em placas virgens.

Antes de mais nada, um link da wikipedia que explica o que é a galvanoplastia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Galvanoplastia

E aqui, o link que me inspirou a fazer isso:
http://www.py2bbs.qsl.br/banho_estanho.php

Eu ja tinha visto a muito tempo esse link, vários anos atrás, mas ainda não tinha criado coragem de tentar, até hoje.

Fiz os primeiros testes com uma placa de aproximadamente 20x10cm e usando uma bateria de motocicleta 12v/4A.

Pro estanho, fiz uma bolinha derretendo solda comum mesmo.

Funcionou legal, mas demorou mais de uma hora, pois a bateria da moto não segura carga por muito tempo.

Mas ja deu pra ver que funciona bem, ai me animou em montar uma fonte decente pra fazer isso ai.

É uma ótima opção, que creio eu, dispensa até o uso de verniz na placa depois de pronto.

As placas ficam guardadas ja estanhadas, depois que transferir e corroer, é só montar e partir pra alegria.

-----
Outro artigo interessantíssimo, que tem inclusive, um circuito de fonte ajustável.

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/54-dicas/816-fonte-de-corrente-constante-para-banhos-quimicos-art105.html
« Última modificação: 04 de Agosto de 2012, as 21:19:00 por biglouis » Registrado
fallout
Visitante
« Responder #1 : 04 de Agosto de 2012, as 22:04:24 »

Interessante, e a reação do estanho com o percloreto, corroe tranquilo? Na hora de passar o layout na placa, é tranquilo também?

Esses dias fui estanhar uma placa pensei em soldar a placa rapido com bastante estanho e "limpar" o estanho com um soprador serigrafo. Será que funciona? Não tenho soprador aqui.
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 19

« Responder #2 : 05 de Agosto de 2012, as 00:01:47 »

Na época que eu era professor de qímica, fiz uma pesquisa sobre deposição galvânica, acabei descobrindo que gavanoplastia é o processo de eletrodeposição para formação de cascos metálicos sobre superfícies e galvanostegia é o processo de eletrodeposição metálica formando uma fina camada, como no processo feito. De repente se pesquisar sobre galvanostegia consiga melhorar o processo, eu sei que existem substâncias que melhoram a transferência, pricipalmente para manter o ph do eletróloto, outra coisa que influencia é a temperatura.
A prateação além do processo galvânico, pode ser feito por processo químico, imagina uma placa com uma camada de prata, desbanca até Zvex.
DIY Freak

Obrigado

« Responder #3 : 05 de Agosto de 2012, as 02:39:30 »

Aplicar prata, pelo que eu estava vendo aqui, é bem fácil também, e está entre os itens que testarei.

Handmaker

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105

« Responder #4 : 05 de Agosto de 2012, as 09:30:39 »

Cuidado com o descarte dos banhos, eles são tóxicos. A maneira mais simples é misturar com cal e depois com cimento e descartar... não sei se vale para todas as misturas químicas... mas uma boa parte pode ser descartada assim!

Abraço!
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82

« Responder #5 : 05 de Agosto de 2012, as 09:47:24 »

Qual a diferença de jogar fora dessa maneira?
Assim vai lixo tóxico pra um lixão e não pra perto da nossa casa?

...pode parecer estranha mas a pergunta é na boa mesmo.
Fiquei pensando se toxicidade do descarte combina com o cimento criando um componente não tóxico.
Não entendo de química pra isso. Por isso a pergunta.

abraço,
Roberto

Eclético mas com parcimônia!!!
biglouis
DIY Freak

Obrigado

« Responder #6 : 05 de Agosto de 2012, as 12:02:59 »

A solução da pra reutilizar várias vezes.

E depois que perde a eficácia, é tranquilo descartar.
Handmaker

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105

« Responder #7 : 05 de Agosto de 2012, as 13:56:59 »

A cal é a responsável pela neutralização, porém tem que ver para quais tipos de solução funciona. A questão de usar o cimento é que você acaba "aprisionando a mistura", impedindo que a mesma seja dispersada pelas chuvas, contaminado o solo e a água.

Abraço!
  Imprimir  

Ir para: