Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 30 de Setembro de 2024, as 20:43:23


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: [Dúvida] Que tipo de capacitores usar?  (Lida 15450 vezes)
edrios
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 95

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 12



« Responder #15 : 20 de Abril de 2010, as 15:27:38 »

Ola pessoal!

Postei uma tabela referente ao uso de capacitores no forum Eletrônica: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=369.0, dêem uma olhada pra ver se ajuda a esclarecer algumas dúvidas.
T+
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #16 : 22 de Abril de 2010, as 18:24:45 »

Eu acho que ajuda sim, é uma boa contribuiçào. Grin
Em relação às questões levantadas aqui, porém, os critérios sào um poucquinho mais obscuros e subjetivos.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Sandino
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 120

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 27



« Responder #17 : 18 de Julho de 2010, as 14:53:05 »

Olá! Volto esse tópico para postar alguns resultados. Infelizmente não gravei vídeos...
Bom, construí três pedais MRX Distortion +:
O primeiro foi bem "ridículo", usando dois capacitores eletrolíticos (1uF) e o resto com capacitores cerâmicos e diodos de silício.
O segundo ja foi um pouco melhor, usei capacitores de poliester no lugar dos ceramicos, exceto o de 10nF que acredito eu, apenas tem ceramico.
O terceiro foi o mais fiel possivel, vi fotos de um MXR Dist + aberto e montei da mesma forma: os capacitores de 1uF foram de tantalo, o resto de poliester exceto o de 10nF. A unica diferenca e que os originais eram esses estilo "chiclete" e os meus eram essas caixas azuis. Tambem troquei os diodos comuns de silicio por dois diodos de germanio.

Para resumir, a diferenca foi minima. Do primeiro pro segundo eu senti que o som estava menos "ardido", o segundo era mais macio. Achei o som do segundo melhor. Ja do terceiro pro segundo a diferenca foi minima, minima mesmo...
A conclusao que cheguei foi que os capacitores de poliester no lugar de ceramicos fazem uma certa diferenca, mas vai depender do gosto de quem faz o pedal, nao diria que um melhor que o outro... ja os de tantalo no lugar do eletrolitico nao fizeram diferenca audivel, pelo menos pra mim. Ah, e dado a pouca diferenca entre eletrolitico e tantalo acredito eu que os de poliester estilo chiclete e os de poliester tipo caixinhas terao uma deferenca ainda menor. Por fim, o que ainda mais me surpreendeu foi que nem os diodos de germanio fizeram uma diferença perceptível...

Agora a unica coisa que me resta eh testar o pedal que fiz com um original e tentar diminuir os ruidos, pois achei que estavam exagerados.


PS: Desculpem a falta de acentos, teclado desconfigurado aqui.. =\
« Última modificação: 18 de Julho de 2010, as 18:22:10 por Sandino » Registrado

"Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes."
Isaac Newton
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #18 : 18 de Julho de 2010, as 21:33:59 »

Sandino,

Legal postar suas experimentações! Obrigado!

Em relaçào aos caps de 10nF, é muito comum encontrar esse valor em poliéster de vários tipos e formatos. Quanto à coisa de Distortion Plus original, depende do que voce chama de original. Pra mim o original é o MXR dos anos 70, nào essas reedições da Dunlop. Já vi dois originais e eram bem diferentes, apesar de ambos usarem diodos de germânio. Pra mim esse é o maior diferencial, acho o som bem diferente dependendo dos diodos usados. Quanto aos caps, nos dois que abri os caps eram todos de tântalo e cerâmicos de disco em um, e tântalo e poliéster em outro. O som era muito parecido. O CI uA741 nos dois. Meu primeiro clone foi com eletrolíticos no lugar dos tântalo. Quando coloquei os de tântalo nào observei mudança alguma. Já quando coloquei poliéster no luga dos cerâmicos achei que houve mudança e preferi usar os cerâmicos de novo. Mas é aquela coisa, é gosto pessoal....
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Sandino
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 120

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 27



« Responder #19 : 19 de Julho de 2010, as 13:50:30 »

Humm, eu não sabia que tinham essas diferenças entre os pedais.
O que vi na internet eram com capacitores polarizados de tântalo, CI ua741, capacitores não polarizado de poliéster tipo "chiclete", capacitor de 10nF cerâmico e diodos de germânio. No caso eu não sei de qual década ele é.
Terminou que não falei muito dos diodos, mas também não se tinha muito o que falar, não notei diferença perceptível pois o terceiro pedal que fiz usei germânio no lugar de silício, mas meu ouvido também não é lá essas coisas, seria legal ouvir novas experiências sobre diferença de timbre entre Si e Ge.
Registrado

"Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes."
Isaac Newton
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #20 : 19 de Julho de 2010, as 18:54:38 »

Sandino,
toque com uma boa guitarra em um amp bom com falante de 12" e você vai reparar que há bastante diferença no som feito por Si e Ge.

Falantes abaixo de 10" te dão som muito ruim, fraco e sem peso pra perceber as diferenças.

Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #21 : 20 de Julho de 2010, as 09:50:58 »

Sandino,

Quando voce mencionou 10nF como um valor encontrado na forma de cer6amico, nào estaria se referindo ao 10pF da realimentaçào negativa do OpAmp?

E para quem gosta de brincar de modificar seus projetos:

http://www.premierguitar.com/Magazine/Issue/2008/Dec/MXR_Distortion_Plus_Mods.aspx
« Última modificação: 20 de Julho de 2010, as 10:04:01 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Sandino
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 120

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 27



« Responder #22 : 20 de Julho de 2010, as 12:15:37 »

Realmente, falha minha, eram 10pF e não 10nF.
Valeu pela correção.
Registrado

"Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes."
Isaac Newton
samubpweb
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 53

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 4


E vamos que Vamos


« Responder #23 : 01 de Junho de 2012, as 02:36:01 »

 Sad  TO com duvidas sobre capacitores, no layout fala 10nf posso usar esse capacitor verde 2A103J Huh???
Registrado
Fabio D.
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 547

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 52


« Responder #24 : 01 de Junho de 2012, as 03:53:33 »

Sim,103 corresponde ao 10nf e o J significa a tolerância do capacitor que é +/-5%,o terceiro numero é o multiplicador sendo assim;
0=1
1=10
2=100
3=1000
assim por diante logo 103: 10x1000= 10 0000 PF ou 10 NF ou 0,01 UF.
Abraçoss  Legal!
« Última modificação: 01 de Junho de 2012, as 03:55:32 por fabio123 » Registrado

ex fabio123,nick novo Fabio D.
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #25 : 01 de Junho de 2012, as 17:54:39 »

Os capacitores cerâmicos realmente são inconstantes nos seus valores. Quando montei o pré-clean do site, só com esses capacitores, obtive um overdrive interessante...
Registrado

Guitar Craft
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #26 : 05 de Julho de 2012, as 14:29:29 »

Galera, to finalizando um pedido de capacitores aqui na internet e queria saber qual a diferença dos capacitores de Poliester de Metal(Azul) com o de Poliester Indutivo(verdinho), porque o de metal é bem mais caro, posso substituir todos pelo indutivo?
 Legal!
Registrado
ApAcHe*
Visitante
« Responder #27 : 05 de Julho de 2012, as 14:32:53 »

Galera, to finalizando um pedido de capacitores aqui na internet e queria saber qual a diferença dos capacitores de Poliester de Metal(Azul) com o de Poliester Indutivo(verdinho), porque o de metal é bem mais caro, posso substituir todos pelo indutivo?
 Legal!

Dizem que para áudio, esses verdinhos são melhores, não posso te garantir
Registrado
a.sim
Visitante
« Responder #28 : 05 de Julho de 2012, as 18:33:17 »

Galera, to finalizando um pedido de capacitores aqui na internet e queria saber qual a diferença dos capacitores de Poliester de Metal(Azul) com o de Poliester Indutivo(verdinho), porque o de metal é bem mais caro, posso substituir todos pelo indutivo?
 Legal!

Credo...o que é isso ?
Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #29 : 05 de Julho de 2012, as 19:01:16 »

Basicamente Poliéster tem os:

SMD(micro capacitores)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Box (caixinha azul, amarela....
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Mylar (pode ser verde ou marrom)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Panasonic
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Tropical Fish
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

American Axial (estilo F-Dyne)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 05 de Julho de 2012, as 19:03:33 por felixmeirelles » Registrado
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal