Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Setembro de 2024, as 12:34:18


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: inverter ponte-tune-o-matic  (Lida 3617 vezes)
Sérgio Crepaldi
Visitante
« : 29 de Dezembro de 2011, as 13:46:39 »

Boa tarde a todos.
Tenho uma Sg de destro que preciso fazer uma modificação na ponte tune-o-matic para canhoto. Esse tipo de ponte costuma ser colocado na diagonal, meio inclinado, ficando os saddles das cordas graves mais afastados do captador da ponte e os das cordas agudas mais próximos desse mesmo captador para ter uma compensação do calibre das cordas e podermos ajustar as oitavas.
Eu já havia invertido uma ponte tune-o-matic de uma flyingv que eu tenho faz mais de dez anos, ela é antiga e a diferença pra essa SG é que ela só tinha buchas no cordal, na ponte eram apenas parafusos com um componente de rosca que fica por baixo das cordas e dependendo do lado que você gira ele, você regula a altura da ponte.
Mas essa SG tem buchas na ponte e eu preciso retirar elas, fazer algum enxerto, furar nos lugares adequados pra mim e colocar novamente.
 
Gostaria de saber de vocês, se possível, o melhor método para retirar as buchas. Li num fórum que pode ser usado dois formões por baixo do parafuso da bucha e usar algo (com cuidado pra não riscar a pintura da guitarra) pra servir de alavanca.
 
Outra coisa importante é o tipo de enxerto. Qual me recomendam?

E por fim é mesmo necessário usar uma furadeira vertical para refazer os furos pras buchas?

Muito obrigado,
abraços

Sérgio

Só atualizando, tirei as buchas, foi tranquilo, não riscou a pintura, agora falta o enxerto e a nova furação.

____________________________________________________________________________

Fiz os enxertos depois da retirada das buchas dos pivôs. Como se trata da ponte e não do cordal, a pressão é exercida pra baixo, as cordas pressionam no sentido do corpo, e não na horizontal como na ponte. Então eu não me preocupei tanto com a rigidez do material, usei aquelas madeiras roliças de pincel e cola de madeira com cola branca misturada em pó de serra. Tinha ficado assim:

http://img832.imageshack.us/img832/4828/enxerto.jpg

Mas as coisas ficaram complicadas, eu não possuo furadeira vertical, então furar na mão sem entortar é complicado. Usei várias medidas de broca chata, o que foi um problema, cheguei em 7/16 que ficou muito fino e em 1/2 que ficou um pouco mais largo, mas muito pouco, essa foi ideal. Depois de colocar as buchas e pivôs de volta percebi que algo tinha saído errado. O ângulo estava correto, mas a ponte ficou uns dois milímetros mais pra cima e a Mi bordão ficou mais próxima da borda do braço e a mi 1° ficou mais afastada.

Fiz um novo enxerto, com super bonder e mais um pedaço de madeira roliça (depois de lixar um bom tanto). Percebi que enxerto dentro de enxerto já estava ficando muito mal feito, peguei uma broca de 5/8 e aumentei o diâmetro, retirando os dois enxertos anteriores.

Comprei massa F12, durepoxi, fiz uns furos numa madeira para testar, esperei o outro dia pra secar, achei o durepoxi mais consistente e hoje a noite marquei muito bem o lugar dos furos e fiz de novo. O resultado foi o mesmo, eu desisto. Estava fazendo isso por já ter feito em outras guitarras, teve uma que os pivos ficavam direto na madeira sem bucha, mais fácil pra fazer a inversão. Vou levar no luthier, conheço um muito legal.
Em momento algum eu estava achando que seria fácil, mas essa vontade de fazer tudo, não foi por mal mas eu admito que não consegui.

Estou escrevendo isso pra ficar de alerta, para quem for inverter uma ponte dessas numa guitarra que não é de canhoto, se for fazer, que tenha experiência e conte com boas ferramentas, no mínimo uma furadeira vertical e brocas adequadas. Eu gostaria de tentar de novo, mas perdi a força no momento.
Hoje um fracasso, amanhã uma vitória, e assim a vida segue.
Abraço

Sergio
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2012, as 19:34:48 por Sérgio Crepaldi » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.054 segundos com 20 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal