Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 21 de Junho de 2024, as 17:41:59


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Transformador + aterramento? Como fazer?  (Lida 9189 vezes)
matheusek
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 149

Obrigado
-Dado: 10
-Recebido: 2



« : 19 de Junho de 2011, as 17:42:11 »

Galera, é o seguinte:

Tenho um amplificador Laney LV100. Ele NÃO é BiVolt. Ele é 115v. Minha localidade é 220v.

Comprei um transformador, e tudo ok. Funcionando 100% o som...

Mas o negócio é o seguinte. O amplificador tem 3 pinos (plug da tomada) e o transformador vai só 2. Ou seja,  o pino de aterramento "fica de fora".

Sendo assim o ruído aumenta. Pois o Amplificador esta sem aterramento.  Batendo Cabeça

Queria saber como aterrar o amplificador junto com o transformador.


Alguém me ajuda por favor!  Cry  Cry  Cry  Cry  Cry  Cry  Cry  Cry  Cry  Cry  Cry


Registrado

Att,
Matheus Ehrenfredo Knop
-Estudante Engenharia Elétrica - Universidade do Estado de Santa Catarina
-Ativo no nPEE - Núcleo de processamento de Energia Elétrica - LAB. de Eletrônica de Potência.
ApAcHee*
Visitante
« Responder #1 : 19 de Junho de 2011, as 18:05:34 »

Isso é bem básico:

Pegue o Pino do Terra que tem na tomada e coloque no Terra de uma tomada de sua residência, alguns mercados vendem desse modelo, só que sem o fio verde, já lojas de informática vendem uns melhores sem fios expostos

Ah, dá uma estudada em Eletrônica Básica para Iniciantes do Google, vai dar uma clareada nas ideias
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #2 : 19 de Junho de 2011, as 22:11:14 »

Isso é bem básico:

Pegue o Pino do Terra que tem na tomada e coloque no Terra de uma tomada de sua residência, alguns mercados vendem desse modelo, só que sem o fio verde, já lojas de informática vendem uns melhores sem fios expostos

Ah, dá uma estudada em Eletrônica Básica para Iniciantes do Google, vai dar uma clareada nas ideias


Cuidado!

ApAcHee, quando você disse

Citar
Pegue o Pino do Terra que tem na tomada e coloque no Terra de uma tomada de sua residência...

Pensei logo o seguinte: "Levante a mão quem tem tomada aterrada em casa". Eu tenho, porque mandei fazer. O eletricista enterrou uma barra no solo e fez o aterramento da tomada do micro.

Ainda, o que normalmente é chamado de terra (por não ser a fase) na rede elétrica comum, na verdade é o neutro e não o terra. Ligar o fio terra de equipamentos no neutro, em alguns casos ajuda, mas não é regra.


...alguns mercados vendem desse modelo, só que sem o fio verde, já lojas de informática vendem uns melhores sem fios expostos...

Com esta gambiarra, corre o risco de se ligar o terra a fase da rede elétrica. O padrão dos cabos dos computadores e o novo padrão no país tenta resolver isso.

Se alguém já teve curiosidade de abrir um desses "adaptadores", verá que ele não é nada mais do que uma tomada com entrada para o padrão que queremos e uma saída para a tomada da parede, mas que no lugar do terra normalmente não tem nada.

Pessoalmente acho que usar isso é, em alguns casos, um risco.

Sobre o problema do matheusek, tire a prova dos 9:

Ligue, provisoriamente um fio (mais ou menos grosso) no 3º terminal do cabo do amplificador (o terra) e conecte este cabo em alguma coisa de alumínio ou ferro que esteja em contato com o solo: esquadria de janela, torneira de metal, parafuso do espelho da tomada, etc.

Se o ruído parar é realmente aterramento, caso contrátio outras coisas estão influenciando (cabo ruim, influência de campos elétricos, etc).

Abraços.
Registrado
matheusek
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 149

Obrigado
-Dado: 10
-Recebido: 2



« Responder #3 : 19 de Junho de 2011, as 23:25:48 »

Farei isso PLautz. Grande mestre!
Registrado

Att,
Matheus Ehrenfredo Knop
-Estudante Engenharia Elétrica - Universidade do Estado de Santa Catarina
-Ativo no nPEE - Núcleo de processamento de Energia Elétrica - LAB. de Eletrônica de Potência.
ApAcHee*
Visitante
« Responder #4 : 20 de Junho de 2011, as 00:53:20 »


Pensei logo o seguinte: "Levante a mão quem tem tomada aterrada em casa". Eu tenho, porque mandei fazer. O eletricista enterrou uma barra no solo e fez o aterramento da tomada do micro.

Ainda, o que normalmente é chamado de terra (por não ser a fase) na rede elétrica comum, na verdade é o neutro e não o terra. Ligar o fio terra de equipamentos no neutro, em alguns casos ajuda, mas não é regra.


Como não é regra, eu deixei bem claro para ligar no Terra de alguma tomada da residência, não falei o famoso " Terra Falso" que é ligar no Neutro da Tomada, O que eu citei foi realmente um Terra, que é a ligação do Polo da Tomada Em uma Barra de Cobre Ligado ao Planeta Terra por uma Barra de Cobre



Se alguém já teve curiosidade de abrir um desses "adaptadores", verá que ele não é nada mais do que uma tomada com entrada para o padrão que queremos e uma saída para a tomada da parede, mas que no lugar do terra normalmente não tem nada.

Os adaptadores vendidos em Mercado são esses que a conexão do Terra não existe, mas os vendidos em lojas de informática, em sua maioria, Tem a ligação de Terra correta, agora o Plautz lembrou bem, mas eu citei corretamente que se deve ligar AO TERRA da Tomada, não ao Neutro da Tomada, se você tá pensando nisso


E reforço mais uma vez, vamos estudar eletrônica básica!


Registrado
Jupterra
Visitante
« Responder #5 : 20 de Junho de 2011, as 07:36:19 »

Isso mesmo!

Só entenderemos os "Mistérios da Eletrônica", pesquisando muito e perguntando aos camaradas que já tem noção...
Este fórum é muito bom neste ponto.
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #6 : 20 de Junho de 2011, as 11:50:56 »

ApAcHee*,

Nunca é demais reforçar esse tipo de informação, pois realmente é perigosa, concorda?

Quanto aos adaptadores vendidos nas lojas de informática, não posso dizer com certeza, pois não trabalho em loja faz uns 6 anos. Na época que trabalhava em loja de informática, os adaptadores eram os mesmos vagabundos de sempre, sem conexão ao terra.

Vou me informar melhor.

Forte abraço.
Registrado
ApAcHee*
Visitante
« Responder #7 : 20 de Junho de 2011, as 11:56:29 »

ApAcHee*,

Nunca é demais reforçar esse tipo de informação, pois realmente é perigosa, concorda?

Quanto aos adaptadores vendidos nas lojas de informática, não posso dizer com certeza, pois não trabalho em loja faz uns 6 anos. Na época que trabalhava em loja de informática, os adaptadores eram os mesmos vagabundos de sempre, sem conexão ao terra.

Vou me informar melhor.

Forte abraço.

Com certeza, ainda existem pessoas que utilizam esse terra falso, tomara que um handmaker daqui ainda não pense niss  Roll Eyes

Os adaptadores estão melhores, mas se você não pedir um com terra e testar com um multímetro a continuidade, pode ocorrer que não terá ligação de terra, bem lembrado mesmo
Registrado
yuri1
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1


Hey..Mother Foca.


« Responder #8 : 11 de Agosto de 2011, as 11:43:07 »

Bom,

Vou falar como fazer um bom aterramento pra que serve e gambiarra também.

Pra que serve: Primeiramente, para proteger voce que esta usando o equipamento de uma descarga eletrica que venha para seu equipamento e este esteja em contato com voce.

Segundo segundo, ajuda a proteger o seu equipamento pois assim nao tera carga extra onde nao era para estar.

É Basicamente isso.


Como fazer: bom existe livro e normas sobre aterramento que devem ser seguidas de acordo com o tipo de instalacao.

Bom eu utilizo 3 astas de cobre fazendo um triangulo isoceles de 3 metros entre as astes, deixo um tanto de carvao moido em cima e pronto, funciona legal. bom Funcionava agora moro no 14 andar, nao da mais pra fazer isso,

Eu faco a gambiarra de ligar o terra no neutro utilizando sempre um diodo e um capacitor de 1uf, escolham um de alta ddp...


capacitor| |--->|diodo--|Neutro


Mas na net TEM MUITA coisa boa sobre aterramento, aqui um Otimo documento para seguir para fazer o seu aterramento:


http://www.joinville.ifsc.edu.br/~roberto.sales/PIP/Apostilas%20e%20manuais/Aterramento/T%C3%89CNICAS%20DE%20CONTRU%C3%87%C3%83O%20DO%20ATERRAMENTO.pdf

Sds

Registrado
anaksun
Visitante
« Responder #9 : 11 de Agosto de 2011, as 17:17:11 »

No meu amp , quando não tenho tomada aterrada nos lugares que toco, uso o fio do terra parafusado em dos "pés" do amplificador. Reduz muito o ruido.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.061 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal