Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 22 de Novembro de 2024, as 23:03:48

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: BRIAN MAY TREBLE BOOSTER GGG  (Lida 6384 vezes)
Dylan
Visitante
« : 30 de Julho de 2011, as 03:52:26 »

Pessoal,

Ja montei diversos pedais... Uns 20 creio eu, porém ao montar o Treble Booster do GGG encontrei um probleminha...

O pedal qndo desligado, dependendo da posição do potenciometro permite que o LED continue acesso...

Adaptei o circuito do GGG para utilização da chave DPDT e com circuito millenium...

Se verificarem no esquema de ligação do GGG vão perceber que o IN do efeito é aquele fio verde folha e o OUT é o fio azul, porém ao fazer o chaveamento com a DPDT, qndo o CTRL da millenium está ligado ao OUT da placa (efeito desligado), dependo da posição do potenciometro o LED continua acesso.. e conforme vc vai girando o potenciometro a luz vai apagando até apagar completamente...

Já revisei tdo e nao há curtos e nem nada... qndo ligado o circuito funciona normal... apesar dos ruidos a placa isolada, sem a millenium, t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum) funciona normal....

Alguem já viu algo do tipo...??

Detalhe, estou usando a millenium 2 com o 4049, porém testei a millenium 1 com o MPF 102 e acontece exatamente a mesma coisa....

Estranho, nao??? Será que esse circuito nao se permite ser chaveado com Millenium e DPDT? Será que é só 3PDT?

DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837

Resistance is futile, if <1R

« Responder #1 : 30 de Julho de 2011, as 09:42:56 »

Tem alguma ligação errada.  Se o pot de volume influi na intensidade do LED quando o efeito está desativado, a DPDT está ligada de forma que o cursor do pot de volume continua ligado ao sistema Millennium.
Dylan
Visitante
« Responder #2 : 30 de Julho de 2011, as 11:56:37 »

Adiel...

Cara.. nao sei se é ligação...
Segue a maneira como liguei...

Tdos os pedais que fiz foram ligados dessa maneira...

Pode estar errado?

Valeu cara....

Um abraço!
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #3 : 30 de Julho de 2011, as 12:01:52 »

O cap de saída não estaria em curto?
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Adiel
DIY Freak

Obrigado

« Responder #4 : 30 de Julho de 2011, as 12:07:26 »

O cap de saída não estaria em curto?

Isso, verifique o capacitor e acrescente um resistor de 100K do ponto F para o ponto G (sem conotações sexuais, por favor), que é o terra.
Victor Nery
Handmaker

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229

There‘s no religion higher than truth

« Responder #5 : 30 de Julho de 2011, as 12:10:08 »

Saudações,

Usa a millenium com o mpf102 e experimenta aumentar o valor do resistor que vai para o led. Tipo 2k2 se o que estiver usando for 1k.

Abraço
"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Ledod
Handmaker

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139

« Responder #6 : 30 de Julho de 2011, as 13:18:41 »

Eu já tive esse problema, a uns tempos atrás com um pedal de boost, não lembro ao certo, mas acho que era o microamp. O que penso é a que o ganho do pedal é tão alto que gera a tensão necessária para polarizar o fet, pois acontecia o que relatou, em baixos volumes o led se mantém apagado, já quando se aumenta o volume (ou ganho, depende) o led acende.

Veja que a millenium apaga o led quando o gate do fet é aterrado, isso acontece quando se chaveia entre deixar o gate sem conexão, e deixando ele aterrado na saída do pedal. Bem, tente colocar um resistor de 1M entre o terra e a saída do pedal, não sei ao certo, mas talvez corrija...
Handmaker

Obrigado

« Responder #7 : 30 de Julho de 2011, as 14:30:30 »

Saudações,

Se for levado em conta  relação do pot com esse resistor (1M) a diferença será quase nenhuma. Mesmo 100k daria uma diferença de apenas uns 10% (que pode ser o suficiente). Existem duas soluções: Ou se reduz a saída do efeito ou limita a corrente que chega no LED.

Abraço
Ledod
Handmaker

Obrigado

« Responder #8 : 30 de Julho de 2011, as 15:42:25 »

O problema é que se aumentar o valor de resistor o led irá acender pouco, pode-se tentar achar o meio termo em manter o led apagado e o volume no máximo.
 Olhando o esquemático : http://www.generalguitargadgets.com/pdf/ggg_geb_bmay_sc.pdf?phpMyAdmin=78482479fd7e7fc3768044a841b3e85a

Observe que temos um capacitor de desacoplamento. Não entendi o que quis dizer com a diferença de 10% (a resistência do pot em paralelo com o resistor de 1M?)
Handmaker

Obrigado

« Responder #9 : 30 de Julho de 2011, as 16:01:32 »

Saudações,

Isso é verdade. A millenium é meio diabólica as vezes... Dá com uma mão, tira com a outra... Mas é isso mesmo de achar um meio termo. Desculpa. Achei que o capacitor estava antes do pot... Mas faz diferença além dos cálculos de RC?

Abraço
« Última modificação: 30 de Julho de 2011, as 16:07:38 por victor nery » Registrado

Dylan
Visitante
« Responder #10 : 01 de Agosto de 2011, as 00:45:29 »

Piazadaaaaaaaaaaaaaaaaa......

Valeu pela força...

Era bem isso mesmo que v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) comentaram..

Coloquei um resistor de 100k entre a saida do efeito e o terra do pedal e o problema foi resolvido...

Victor...

Eu testei utilizando millenium com MPF102.. o problema se repetia.. colocando um resistor de 100k no ponto que o pessoal falou o problema é solucionado...
Tanto para millenium com MPF102 quanto para millenium com CD4049....

Segue umas fotos de como ficou o pedal....

Mais tarder posso postar o som se v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) desejarem.. Ao inves de utilizar o BC182L (não acha lugar nenhum...), utilizei o BC107...
Testei também com o BC108... O som fica até um pouco mais encorpado com o 108, mas achei que o BC107 dá mais características de Treble Booster...
Apesar de que o resultado final varaia m t o (moderador, peço que me suspenda do fórum) do tipo de amp q vc tem... Valvulado ou transistor.. Fender ou Marshall... diferenças assim...

Mas vale tentar... Pedalzinho legal....

A única coisa que nao gostei é que qndo o efeito está ligado esse pedal está apresentando um ruído semelhante ao ruído de hum de valvula que alguns amps valvulados apresentam ....

Sabem dizer como posso corrigir esse problema?Huh? O pedal está completamente isolado e aterrado...

Piazada...

Valeu pela força..

Um grande abraço!!!
DIY Freak

Obrigado

« Responder #11 : 01 de Agosto de 2011, as 00:56:14 »

Verifique a filtragem e a estabilização de sua fonte, a princípio.
Ledod
Handmaker

Obrigado

« Responder #12 : 01 de Agosto de 2011, as 01:37:22 »

Saudações,

Isso é verdade. A millenium é meio diabólica as vezes... Dá com uma mão, tira com a outra... Mas é isso mesmo de achar um meio termo. Desculpa. Achei que o capacitor estava antes do pot... Mas faz diferença além dos cálculos de RC?

Abraço

Na verdade  esses cálculos servem para se alterar o circuito em relação às frequências (filtros RC passa altas, passa baixas, etc), o que não é o caso aqui.
 O que acontece é que a millenium se baseia entre as conexões (bem inteligentes por sinal) entre a saída do pedal e deixarmos em aberto. Como depois do capacitor de desacoplamento não temos nenhum resistor ou uma carga para o sinal AC (sem a componente dc) não temos referência quando a chave é acionada (lembre-se que um capacitor para uma análise dc é um circuito aberto!) e que o fet precisa para funcionar cortar, descarregar as cargas do gate para o terra e diminuir o canal por onde a corrente circula, etc...

Bem 100k é um valor bom, falei em 1M por ser um valor que não alteraria em nada o circuito em termos dinâmicos...

Que bom que deu certo!! Isso eu disse sem testar (quando tive esse problema não sabia como resolver haha)

Um abraço!
Handmaker

Obrigado

« Responder #13 : 03 de Agosto de 2011, as 00:33:27 »

Saudações,

Pelo fato de não ter atentado para o capacitor segui a regra de resistências em paralelo (pot e resistor). Mas daí ao ver o capacitor depois do pot surgiu uma dúvida se esse cálculo ainda serveria aqui... Alguém poderia explicar isso?

Abraço a todos
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: