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Autor Tópico: duvida em montagem. (off topic )  (Lida 10401 vezes)
basque
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« Responder #15 : 20 de Novembro de 2012, as 09:10:28 »

porem esse cara que enrola ele que faz transformadores para a santa efigenia inteira digamos que o cara entende bem pacas do assunto profissional pacas
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Eduardo
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« Responder #16 : 20 de Novembro de 2012, as 10:11:15 »

porem esse cara que enrola ele que faz transformadores para a santa efigenia inteira digamos que o cara entende bem pacas do assunto profissional pacas

Ok, o terno é seu para bordar o que quiser! Mas lembre, você foi avisado!
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Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
a.sim
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« Responder #17 : 20 de Novembro de 2012, as 10:56:14 »

Olá.

O transformador que o colega possui serve para um amplificador de 15~18 W com 2 x EL84. Mais ainda, é um transformador de alegada boa qualidade ( Willkason ), tendo valor para os aficionados em áudio hifi. O colega pode obter um bom valor por ele no ML e encomendar o transformador correto com o valor auferido na venda.

O 4701 utiliza um núcelo de 1 1/8" com empilhamento de 1". Já o transformador de saída do JCM800-50W usa núcleo de 1 1/4" com empilhamento de 1 3/8". Vai faltar núcleo para os 50 W pretendidos.

Para um JCM 800 de 50 W, o núcleo é pequeno; pior ainda será para um de 100 W. Não interessa o que o enrolador da Sta Ifigênia disse; simplesmente o núcleo não comporta a potência e os resultados não serão satisfatórios.

Para uma cotação de um JCM800 50 W ou 100 W "verdadeiro", por favor, entre em contato conosco www.schatz.eng.br
« Última modificação: 20 de Novembro de 2012, as 11:07:55 por a.sim » Registrado
Guilherme
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« Responder #18 : 20 de Novembro de 2012, as 15:05:58 »

a.sim

Se v. nunca viu um JCM800, seja de 50 ou de 100W, como v. pode fazer um transformador de saida "verdadeiro" para esses amps  Huh?

O que dirá dos Plexi....

Esquecendo os Dagnall, que beiram a indigência, mas são muito mais baratos que os Drake, esses são assim:

1. Nucleo grão-orientado M6, aprox. 1,90 kg.
2. Corretamente interleaved, com papel alcalino, em multiplas seções equilibradas.
3. Bobinamento camada por camada, espiras cerradas e adequadamente tensionadas.
4. Fio esmaltado 180ºC de alta qualidade.
5. Impregnado.

Se v. atender esses itens, a mais alguns outros menos importantes, v. poderá arrotar que faz transformadores para JCM "verdadeiros". Se não é propaganda enganosa.

A proposito, qual o grau GNO que v. usa atualmente em transfromadores de saída ? M19, M22, M27, M36 ou M45 ?
Tem comprado aonde ? Na SOMA ?

Guilherme
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« Responder #19 : 20 de Novembro de 2012, as 15:11:18 »

Dependendo do preço eu interesso em pegar o transformador einh....  Cheesy (Caso não monte o AC15, claro...)
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bossman
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« Responder #20 : 20 de Novembro de 2012, as 15:37:52 »

Guilherme (ou quem mais se habilitar a responder)

Entrelaçamento num transformador de saída de um amp. que é notadamente construído pra distorcer "ajuda" em alguma coisa ?
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« Responder #21 : 20 de Novembro de 2012, as 20:47:46 »

Guilherme (ou quem mais se habilitar a responder)

Entrelaçamento num transformador de saída de um amp. que é notadamente construído pra distorcer "ajuda" em alguma coisa ?

O entrelaçamento entre os enrolamentos serve para melhorar a resposta em frequência dos sinais mais agudos que vão dar o timbre fiel à forma de onda amplificada pelas válvulas. A válvula que dá a maior parte da distorção desejada. Se o transformador não for capaz de transportar esse sinal desejado da forma mais fiel possível ao alto-falante, então ele está introduzindo uma outra distorção (no caso atenuação) nos harmônicos de ordem mais alta.
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O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Guilherme
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« Responder #22 : 21 de Novembro de 2012, as 18:24:47 »

Carissimo Bossman

O assunto passa um pouco ao largo de ser construido para distorcer ou nao distorcer.

Complementando aquilo que o Xformer escreveu...

Se voce utiliza um transformador para acoplar eletricamente dois circuitos diferentes, eu tenho certeza que voce deseja o menor acoplamento capacitivo possivel, caso contrario voce usaria um capacitor para tal finalidade.
Essas capacitancias indesejaveis ocorrem, em qualquer tipo de transformador, entre espiras adjacentes, entre camadas de espiras e entre seçoes que formam o(s) circuito(s) primario(s) e secundario(s).

Entao, se voce utiliza um transformador, eu tambem tenho certeza que voce deseja aproveitar no lado secundario todo fluxo magnetico criado no nucleo pelas correntes alternadas que circulam no lado primario, em uma larga faixa de frequencia e, consequentemente, em uma larga faixa de densidade de fluxo magnetico.

Continuando, se voce esta utilizando um transformador de audio-frequencias, é natural que voce tambem queira impedir que as deficiencias implicitas nos paragrafos anteriores atuem em conjunto formando um circuito ressonante LC que irá perturbar o circuito onde o transformador está operando toda vez que uma AC com a mesma frequencia daquela do circuito LC aparecer no primario. Em outra palavras, voce certamente deseja que a frequencia de ressonancia do transformador esteja situada bem acima da faixa de audio.

As variadissimas tecnicas de seccionalizaçao (entrelaçamento) são adotadas exatamente para minimizar (melhor seria harmonizar) as deficiencias dos componentes bobinados, transformadores, indutores etc. etc.

Essas tecnicas, junto com a qualidade do material magnetico empregado, determinam se o transformador é bom ou ruim. Uma duzia de outros fatores concorrem para um bom transformador, mas os principais são esses.

A seccionalização basica, adotada pela grande maioria de fabricantes de transformadores de saida para amplificadores de guitarras, é a seguinte:

<1/2 pri> <1/1 sec> <1/2 pri>

Sua unica qualidade é a economia de mao-de-obra. Sem isolação camada/camada e somente aplicação de fita de poliester entre pri/sec, um transformador desse tipo é bobinado em dez minutos. Mas, em compensaçao, o lucro é gordo.

Do outro lado temos as tecnicas desenvolvidas por N. Partridge, durante a II Guerra, e muito aprimoradas por varios fabricantes, principalmente alemaes e japoneses.

Elas são encontradas em transformadores que ***realmente*** fazem diferença em qualquer amplificador.

Os fabricantes de transformadores de saida para amplificadores de guitarras que ***comprovadamente, por mim ou por pessoas de alto gabarito tecnico***adotam essas tecnicas como padrao, são as seguintes:

C3amps http://www.c3amps.com
Revendem transformadores para Soldano de 50 e 100W.
Acho que são fabricados pela Onetics ou pelos detentores da marca Peerless (Altec)

http://www.ig-transformatoren.com (Alemanha)

http://www.drakepower.com (Inglaterra).
Acho que só atendem lotes para reposição, umavel vez que o custom shop da Marshall é atendido pela Dagnall. Talvez a Dagnall tenha os blueprints dos transformadores mais classicos da Drake, ou via engenharia reversa, que acho mais provavel.

Transformers & Rectifiers http://www.transformers.co.uk (Inglaterra)
Grande empresa que fabrica transformadores de MVA para sub-estaçoes mas, curiosamente, produz para a Hiwatt os transformadores que eram fornecidos pela Partridge, a famosa linha "TG" dos DR103 e 504.

Lynx Audio Transformadores http://www.audiolink.com.br/audiolink/catalogo.html (Brasil)

abraços

Guilherme
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« Responder #23 : 21 de Novembro de 2012, as 18:31:58 »

xformer e Guilherme

Muito grato pela aula sobre transformadores de saída! Ainda não entendi tudo mas, vou ler e reler até entender!
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