Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Novembro de 2024, as 19:39:51

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Pré JCM800 com 6V6GT no power  (Lida 10357 vezes)
Matec
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 844

« Responder #15 : 02 de Maio de 2015, as 20:03:20 »

Esquece tudo que foi feito e dito aqui antes.  Bufando  Bufando

Com esse valor que você mediu, não é atoa que a tensão é de 340v.

O próprio transformador já joga fora o excesso de tensão e um pouco mais!  Bufando Bufando

Agora  Batendo Cabeça vou começar do zero esse cálculo  Batendo Cabeça

Vou postar o que é possível fazer com esse transformador-maravilha, até mais.

Smiley

« Última modificação: 22 de Abril de 2017, as 14:19:12 por Matec » Registrado
Mallermb
Colaborador

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200

« Responder #16 : 02 de Maio de 2015, as 20:09:41 »

Esquece tudo que foi feito e dito aqui antes.  Bufando  Bufando

Com esse valor que você mediu, não é atoa que a tensão é de 340v.

O próprio transformador já joga fora o excesso de tensão e um pouco mais!  Bufando Bufando

Agora  Batendo Cabeça vou começar do zero esse cálculo  Batendo Cabeça

Vou postar o que é possível fazer com esse transformador-maravilha, até mais.

Abs

Tranquilo, também estou alterando os valores de resistores e capacitores na calculadora, vou jantar mais tarde volto aos cálculos. Obrigado Matec!
A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Matec
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #17 : 02 de Maio de 2015, as 20:30:43 »

O pior, é que apesar de tudo que se pode falar mal desse transformador, ele acabou deixando a 6V6GT exatamente no ponto quiescente mais adequado para o funcionamento desse ampli.  Tongue

Já refiz o gráfico do ponto quiescente e ... Voilá! Perfeito!

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

E a fonte, incluindo o consumo da screen

(E eu que ia pedir a resistência do enrolamento logo de cara, e esqueci...)  Batendo Cabeça

Agora está tudo OK  Legal!
Colaborador

Obrigado

« Responder #18 : 02 de Maio de 2015, as 20:38:06 »

O pior, é que apesar de tudo que se pode falar mal desse transformador, ele acabou deixando a 6V6GT exatamente no ponto quiescente mais adequado para o funcionamento desse ampli.  Tongue

Já refiz o gráfico do ponto quiescente e ... Voilá! Perfeito!

E a fonte, incluindo o consumo da screen

(E eu que ia pedir a resistência do enrolamento logo de cara, e esqueci...) 

Agora está tudo OK 

Só que agora você vai querer me bater por causa de uma coisa que vou escrever, NÃO FIQUE BRAVO, mas você está utilizando uma retificadora 5y3GA e não GT, a GT que é o meu caso, acaba acrescentando um pouco mais de voltagem. Vou simular a sua fonte aqui também, só para ver se é isso mesmo, se não me engano a GA diminui mais que GT.

-----
Fiz as simulações utilizando a 5y3GA e 5y2GT, dá cerca de 7V para mais quando utiliza a GT, mesmo assim, acho que ainda está super favorável, o monstrinho começa a ganhar força.

Tenho um transformador quase igual a este, só que muito maior, 350v 0 350v, preciso medir de novo e ver os outros secundários, acho que tem 3,3v + 3,3v, além de 5v + 5v.

Matec, notei que meu transformador, o que será utilizado neste projeto, está com os terminais muito oxidados e com zinabre, aliás, o ct do transformador soltou agora pouco, e tive de soldar de novo, existe uma forma de limpar isso sem corroer nada?

-----
Depois se puder, me ajude a entender seu gráfico.
« Última modificação: 02 de Maio de 2015, as 20:53:19 por Mallermb » Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Matec
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #19 : 02 de Maio de 2015, as 20:57:04 »

Só que agora você vai querer me bater por causa de uma coisa que vou escrever, NÃO FIQUE BRAVO, mas você está utilizando uma retificadora 5y3GA e não GT, a GT que é o meu caso, acaba acrescentando um pouco mais de voltagem. Vou simular a sua fonte aqui também, só para ver se é isso mesmo, se não me engano a GA diminui mais que GT.

É eu fiz o teste aqui e sobe mais um pouco, nada que uma pequena mudança em R1 não resolva.

Por exemplo, se R1 for trocado para 150ohms já está perto do valor ideal de novo. É fácil. Roqueiro

Anjo
Colaborador

Obrigado

« Responder #20 : 02 de Maio de 2015, as 21:02:41 »

É eu fiz o teste aqui e sobe mais um pouco, nada que uma pequena mudança em R1 não resolva.

Por exemplo, se R1 for trocado para 150ohms já está perto do valor ideal de novo. É fácil.

Verdade, é só alterar R1 para 180R! Segunda feira vou encomendar alguns soquetes, capacitores, resistores e placas, para começar a brincadeira.

Matec, quando puder me explica um pouco do gráfico, sou bem leigo.
Matec
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #21 : 02 de Maio de 2015, as 21:17:56 »

Sobre seu transformador

1- O ideal é que ele estivesse sem problemas.

2- Depende de onde é a oxidação você pode tentar limpar o óxido, mas se houver perigo de arrebentar o fio, melhor deixar assim e passar um verniz , para evitar que piore. (Se estiver ruim demais é melhor encomendar outro...)

Sobre o gráfico ; ele é autoexplicativo, mas as dúvidas que você tiver, pergunte, que eu tento explicar.

Smiley

« Última modificação: 22 de Abril de 2017, as 14:18:21 por Matec » Registrado
Mallermb
Colaborador

Obrigado

« Responder #22 : 02 de Maio de 2015, as 21:26:44 »

Sobre seu transformador

1- O ideal é que ele estivesse sem problemas.

2- Depende de onde é a oxidação você pode tentar limpar o óxido, mas se houver perigo de arrebentar o fio, melhor deixar assim e passar um verniz , para evitar que piore. (Se estiver ruim demais é melhor encomendar outro...)

Sobre o gráfico ; ele é autoexplicativo, mas as dúvidas que você tiver, pergunte, que eu tento explicar.

Abs

Bom, o transformador está funcionando, consegui limpar um pouco, notei que existe um fio que vai para um dos lados do 320v, que está um perigo de arrebentar, vou tentar resolver com cuidado, é bem na ligação com os terminais, sabe?

Quanto ao gráfico, sou leigo sobre THD, Quiescente, e o resto do gráfico,  Cry
Matec
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #23 : 02 de Maio de 2015, as 22:22:14 »

Quanto ao gráfico, sou leigo sobre THD, Quiescente, e o resto do gráfico,  Cry

Bom, isso em resumo é tudo.

Vou tentar fazer um mini tutorial, mas não estou muito afiado nisso. Tenho que me preparar para não ensinar errado. Aguarde uns dias.

Abs
Colaborador

Obrigado

« Responder #24 : 02 de Maio de 2015, as 22:30:18 »

Bom, isso em resumo é tudo.

Vou tentar fazer um mini tutorial, mas não estou muito afiado nisso. Tenho que me preparar para não ensinar errado. Aguarde uns dias.

Abs

Tranquilo Matec, mas por favor, não se atarefe por causa disso, rs, mudando de assunto, gostaria de dizer que estou tomando coragem para enrolar meu primeiro transformador, consegui um transformador bem parrudo para desmontar e fazer um do meu gosto, em breve comprarei os fios, papel de seda e papel kraft, só preciso pegar as medidas da janela e lâminas. Obrigado Matec, abraços e bom domingo.
RicardoVasconcelos
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19

« Responder #25 : 01 de Junho de 2016, as 16:15:28 »

Este projeto foi executado?

Também tenho um transformador de força que originalmente seria para um 5F1 e gostei da ideia de usar o pré do JCM 800 com um power com menos de 10W que é mais do que suficiente para tocar em casa.
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #26 : 01 de Junho de 2016, as 17:03:44 »

RicardoVasconcelos

Não tenho ideia se o Mallermb chegou a terminar o projeto dele. Mas o que falta é a execução, e alguns ajustes que esse tipo de circuito pode precisar para funcionar à contento. Se quiser executar, sempre terá ajuda aqui no fórum.

Abs
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #27 : 02 de Junho de 2016, as 08:22:47 »

Nessa última simulação de vocês no PSU Designer eu só não entendi porque colocaram um consumo maior do que o pré do JCM 800 realmente apresenta no esquema.
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #28 : 02 de Junho de 2016, as 18:53:16 »

RicardoVasconcelos

Como você está correto em apontar erros em relação ao consumo de corrente dos triodos das 12ax7, eu corrigi minhas "estimativas" e coloquei o valor calculado para cada ânodo.

No esquema abaixo, com as tensões "oficiais" dos esquemas da Marshall.

Também coloquei as correntes do esquema do Mark Huss, já que esse esquema foi utilizado em alguns posts desse tópico.

Espero que agora não hajam mais erros

Valeu Ricardo
« Última modificação: 17 de Abril de 2017, as 16:44:38 por Matec » Registrado
RicardoVasconcelos
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #29 : 02 de Junho de 2016, as 19:18:32 »

Obrigado!

Conforme havia te dito ni reservado, minha intenção é só que a informação fique o mais correta possível já que o fórum serve de fonte de informação para muitas pessoas.
  Imprimir  

Ir para: