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Autor Tópico: Meteoro MG-15 esquema e tutorial  (Lida 9585 vezes)
Mallermb
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« : 10 de Junho de 2015, as 11:36:37 »

Olá pessoal!

Possuo um amplificador meteoro mg-15, sem reverb, que apresentou um problema chato e que estava me tirando o sono durante vários dias, aliás, estava me atrapalhando muito mesmo, ele meio que dava uma rasgada no som, quase como um som de impedância errada ou algo assim, antes de abrir o amplificador, pesquisei durante vários dias para ver se encontrava um esquema que pudesse utilizar, inclusive fiz o pedido do esquema através do site da meteoro, mas, após alguns dias, sem sucesso, nem responderam...

Resolvi abrir o amplificador e enfiar a cara na coisa, pois bem, analisando o circuito, percebi que ele se assemelhava bastante com o fender frontman 15g sem reverb, como eu já possuía o esquema do fender frontman 15g, resolvi arriscar e seguir o circuito para ver se daria certo, e o que acontece é que sim, deu certo!

Os circuitos de ambos amplificadores, são basicamente idênticos, com pequenas diferenças entre eles, sendo que as mais significativas, estão na etapa de potência.

No mg-15, foi removido Q1, C39, R62, CR14, que no fender estão presentes.
No mg-15, foi adicionado um capacitor cerâmico de 100pf entre pinos 1 e 2 do TDA2050.
No mg-15, foi adicionado um capacitor eletrolítico de 22ufx50v, em série com um resistor de 100k, que ao mesmo tempo, este mesmo resistor, está em paralelo com outro de 1k, só que apenas o de 100k, está indo para o terra, existe a opção de jumpear o resistor de 1k com o de 100k em paralelo para que vá para o terra, sinceramente, não entendi para o que serve, mas todas estas peças adicionadas estão conectadas entre r36 e pino 1 de u3, isso no fender, no mg-15, ao invés de pino 1 de u3, está no pino 7, só inverteram as posições de entrada nos circuitos integrados.

A outra diferença, está nos circuitos integrados, enquanto o fender usa ba4560 no U1 e tl072 em U2 e U3, no mg-15 todos são TL082.

Os diodos do mg-15 são 1n4148, 1n4007 e zener de 15v/1w.

De resto, o circuito é exatamente idêntico ao fender.

O meu problema estava em R40, R41, R60, estavam bastante alterados.

Percebi que posso transformar o mg-15 em um fender frontman 15g, por isso, já encomendei as peças, que deverão chegar até o final de semana, mas estou com algumas dúvidas:

Olhando na imagem abaixo, alguém saberia me dizer o que as modificações realizadas no mg-15 acarretam?

Pretendo remover as modificações realizadas no mg-15 e adicionar o que foi removido que está presente no fender!

O Q1, que é j111, foi a peça mais cara, R$7,00, que já encomendei, pretendo trocar os capacitores da fonte, ao invés de 2200ufx35v, colocarei de 50v no lugar, posso testar um de 3300uf também.

Trocarei o U1, U2, U3 que é tl082 presente no mg-15, pelo original U1 ba4560 presente no fender, e U2 e U3 TL072 também presentes no fender.


« Última modificação: 10 de Junho de 2015, as 12:45:16 por Mallermb » Registrado

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« Responder #1 : 10 de Junho de 2015, as 12:05:58 »

CAra, R41 e R60 não são de 6R8 e sim R68 (0,68 ohms, ou 680 miliohms) se ti colocar 6R8 vai baixar (e bem) o volume do falante. Os capacitores adicionados agem como filtros de alta frequência, atenuando-as.

Com relação aos CI´s, o TL082 apresenta mais ruído que o TL072. Basicamente é isso.

A etapa com o FET parece ser algum circuito de proteção ou para minimizar ruidos quando se liga e desliga o AMP.
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« Responder #2 : 10 de Junho de 2015, as 12:47:23 »

CAra, R41 e R60 não são de 6R8 e sim R68 (0,68 ohms, ou 680 miliohms) se ti colocar 6R8 vai baixar (e bem) o volume do falante. Os capacitores adicionados agem como filtros de alta frequência, atenuando-as.

Com relação aos CI´s, o TL082 apresenta mais ruído que o TL072. Basicamente é isso.

A etapa com o FET parece ser algum circuito de proteção ou para minimizar ruidos quando se liga e desliga o AMP.

Já corrigi a imagem, as vezes acontece, obrigado por avisar!

A etapa com o fet deve ser isso que você disse sim, pois ao ligar o amplificador, escuta-se aquele "TUM" no alto falante.
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« Responder #3 : 19 de Agosto de 2015, as 14:09:16 »

R41 e R60 são para proteção do falante. Caso haja sobrecorrente, eles queimam antes do falante.
Pelo que vi em discussões em fóruns gringos, Q1 é tanto pra proteção da entrada ao ligar quanto um limitador de sinal, que impede o TDA de distorcer em volumes altos.
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« Responder #4 : 19 de Agosto de 2015, as 14:18:21 »

R41 e R60 são para proteção do falante. Caso haja sobrecorrente, eles queimam antes do falante.
Pelo que vi em discussões em fóruns gringos, Q1 é tanto pra proteção da entrada ao ligar quanto um limitador de sinal, que impede o TDA de distorcer em volumes altos.

Olá blackcorvo, obrigado pelas dicas, de fato o circuito de q1 foi removido no mg-15, até comprei as peças para transformar ele em um fender, incluindo o circuito de q1, porém, acabei desistindo, as únicas modificações que fiz, foi colocar soquetes para os circuitos integrados para testar diferentes sonoridades, atualmente estou usando ele com TL072, não gostei, com o TL082 fica bem melhor, depois vou testar com outros.

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« Responder #5 : 19 de Agosto de 2015, as 15:44:30 »

R41 e R60 são para proteção do falante. Caso haja sobrecorrente, eles queimam antes do falante.

blackcorvo

Não é bem isso.   Undecided

Os resistores R41, R60, R42 e C23 formam um tipo de realimentação negativa especial. Esse permite que um amplificador SS, (que em termos práticos é um amplificador de tensão), se torne algo próximo de ser um amplificador de corrente, (o que é uma característica dos amplificadores valvulados).

Como essa arquitetura não é nem 100% um amplificador de tensão, nem 100% um amplificador de corrente, ficou conhecido por amplificador de modo misto, ou se preferir Mixed-Mode Amplifier, ou ainda Amplificador de Impedância Variável : http://sound.westhost.com/project56.htm 
Legal!

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