Nader, inicialmente vou dizer uma coisa, que talvez passou desapercebido por todos, ate por mim mesmo, e agora me lembrei, é sobre os 5V poder desmagnetizar os imãs dos captadores.
Se algo ficou, ou esta na cabeça, que pode ter ocorrido isso, veja o que acontece:
Vamos la, ... um auto falante é um imã e uma bobina, certo?
Recebe cargas maiores que 5V e com corrente maiores do que as geradas na entrada do PC.
Nem por isso o imã do auto falante se desmagnetiza.
Eu tive um problema parecido com o seu.
Uma guitarra minha, vinha perdendo o volume aos poucos. Chegou a ficar muito baixo mesmo, parecendo o volume estar no 2.
Muito pouco pensei que pudesse ser os captadores, logo descartei esta possibilidade, por estar acontecendo com os 3 caps. dela.
A parte eletrica da guitarra é muito simples, e quase sem nada. Entao logo cheguei ao potenciometro. Troquei o potenciometro de volume.
Como a guitarra ja estava apresentando muito ruido (hum), e alem do normal, aproveitei e troquei os fios que vai da chave ao jack, tambem.
Resultado:
Nivel normal de volume... e melhor ainda, ficou sem o ruido que ja estava incomodando.
O potenciometro, por melhor que seja a marca, fica suscetivel ao desgaste e danos causados pela umidade do ar e-ou pelo proprio tempo.
Com um tempo, no potenciometro se cria ummm... vamos chamar oxidação (na verdade é uma oxidaçao mesmo), é uma sujeira (residuo) que se cria tanto no cursor metalico (peça movel) quanto na trilha de resistencia (pista).
Pelo motivo do cursor ter uma saliencia no ponto de contato com a trilha, e sempre "raspar" tanto um como o outro, tal residuo nao se fixa tanto na mencionada saliencia e nem no trajeto do cursor na pista, por isso nao causa isolamento de imediato.
Mas com um tempo mais longo, começa a se criar um isolamento de contato, e isso faz perder o volume.
Por isso citei em um post acima sobre o potenciometro.
De uma olhada nisso.
Obs. Ja usei bastante o Guitar Rig, e o Revalver, tanto para testes, quanto para dar aulas, sempre liguei a guita direto no PC, nunca tive problemas de danos.
Mas se preferir, monte um cabo e coloque um capacitor para isolar a corrente DC que vem do PC.