Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Outubro de 2024, as 19:31:09


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fazer medições(tamanhos) no Eagle  (Lida 6605 vezes)
Jorge Lopes
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 207

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 2

Say What?


WWW
« : 31 de Janeiro de 2011, as 19:08:59 »

Galera,

alguém poderia me explicar uma maneira prática de efetuar medições no eagle? de preferência usando escalas mais comuns a nós brasileiros como cm e mm.
Peço isso pois estou querendo fazer um projeto onboard e como será o primeiro acredito que me ajudaria demais.

abraços.

Jorge
Registrado

Visitem o Máquinas de Música. Link no meu perfil
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #1 : 31 de Janeiro de 2011, as 19:40:23 »

Acesse View e depois Grid. Você irá encontrar as opções que procura. Boa sorte!
Registrado

Guitar Craft
plautz
Visitante
« Responder #2 : 31 de Janeiro de 2011, as 19:56:21 »

O eagle trabalha com coordenadas.

Quando se abre o esquema ou a placa, há uma marca (uma cruz) no centro da tela. Aquele é o "marco zero".

Ponha o mouse bem em cima e veja no canto superior esquerdo dizendo (0,0).

Clique no ícone Grid, e coloque em ON (o padrão é off).

Sugiro não mudar o resto. O padrão é polegadas, como todo o resto em eletrônica.

Supondo que você deixou tudo no padrão e apenas ligou o grid, ao dar zoom vai ver que a tela ficou toda dividida. Cada divisão corresponde a 0,05 pol.

A única medição que é possível fazer no eagle, que conheço, é através das coordenadas do "marco zero" até onde o mouse vai.
Registrado
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #3 : 31 de Janeiro de 2011, as 20:22:43 »

Não seria interessante trabalhar em centímetros? A maioria das bibliotecas mostra o tamanho em milímetros, que é fácilmente convertido para centímetros. Pelo espaçamento escolhido no Grid, fica fácil medir contando os pontos...
Registrado

Guitar Craft
plautz
Visitante
« Responder #4 : 31 de Janeiro de 2011, as 20:26:48 »

Não seria interessante trabalhar em centímetros? A maioria das bibliotecas mostra o tamanho em milímetros, que é fácilmente convertido para centímetros. Pelo espaçamento escolhido no Grid, fica fácil medir contando os pontos...

Se você não tem pretensão de mandar fazer placas em empresas, tudo bem, mude o grid para milímetros, prestando atenção onde isso pode (ou não) alterar o trabalho.

Particularmente, como praticamente tudo em eletrônica é medido em polegada, deixo nessa medida mesmo. Não é difícil de trabalhar com ela.

Mas é trabalho demais aprender... dá um trabalho!
Registrado
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #5 : 31 de Janeiro de 2011, as 21:22:03 »

É uma questão de gosto. Particularmente, vivemos em um mundo com excesso de informações a disposição... por isso, prefiro usar mais a área da inteligência que não esta relacionada a memorização... afinal, estamos falando de apenas mais uma unidade de medida. Tenho mais afinidade pelo raciocínio hipotético-dedutivo do que pela memorização, por exemplo. Novamente, questão de gosto.
Registrado

Guitar Craft
Jorge Lopes
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 207

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 2

Say What?


WWW
« Responder #6 : 31 de Janeiro de 2011, as 23:06:41 »

Senhores, primeiramente muito obrigado!

Plautz, se eu usasse uma escala como mm, por exemplo. Quais os problemas que eu teria ao tentar confeccionar uma placa dessa industrialmente?
E quais as dificuldades que eu teria se tentasse voltar uma na qual trabalhei em mm para Pol?

abraços

Jorge
Registrado

Visitem o Máquinas de Música. Link no meu perfil
M.F
Visitante
« Responder #7 : 01 de Fevereiro de 2011, as 01:19:20 »

cara, tem baixa esse curso que tem explicando.
http://www.4shared.com/file/U1x_T_H5/Curso_Eagle.htm
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #8 : 01 de Fevereiro de 2011, as 13:11:13 »

Senhores, primeiramente muito obrigado!

Plautz, se eu usasse uma escala como mm, por exemplo. Quais os problemas que eu teria ao tentar confeccionar uma placa dessa industrialmente?
Em teoria, não deveria ter nenhum problema.
Na prática, é outra história, pois as vezes há diferença no posicionamento das brocas e/ou guilhotina.

Citar
E quais as dificuldades que eu teria se tentasse voltar uma na qual trabalhei em mm para Pol?
abraços
Jorge
Nenhuma.
O grid pode ser mudado a vontade.
As vezes, quando me enrolo com polegadas, mudo para mm e verifico o que estou fazendo. Depois volto para polegadas novamente.

Abraços.
Registrado
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #9 : 01 de Fevereiro de 2011, as 15:06:26 »

E quais as dificuldades que eu teria se tentasse voltar uma na qual trabalhei em mm para Pol?

abraços

Jorge

Na verdade se você começar a trabalhar em polegadas, traçar trilhas e etc, e depois mudar para milimetros, nas novas trilhas (em mm) irão ficar tortas em relação as antigas (em pol). Obviamente elas tem tamanhos ligeiramente diferentes.
Registrado

Guitar Craft
plautz
Visitante
« Responder #10 : 01 de Fevereiro de 2011, as 16:10:35 »

E quais as dificuldades que eu teria se tentasse voltar uma na qual trabalhei em mm para Pol?
abraços
Jorge
Na verdade se você começar a trabalhar em polegadas, traçar trilhas e etc, e depois mudar para milimetros, nas novas trilhas (em mm) irão ficar tortas em relação as antigas (em pol). Obviamente elas tem tamanhos ligeiramente diferentes.

Posso ter entendido mal, mas o que você disse não procede.

Se o layout foi feito com o grid em polegadas e depois mudar para milímetros, a única coisa que vai acontecer é.... o grid ficar em milímetros.

Isso se não for mexido nos tamanhos padrões do roteamento (0.024, 0.032, etc, em polegadas).

Por exemplo, digamos que fiz uma trilha com 0.032 (pol). Ao mudar o grid para mm, ela terá o tamanho de 0.8128 mm. Notem que é o mesmo tamanho, indicado em medidas diferentes.

Já se eu alterar o tamanho da trilha, digamos para  0.028 (pol), ela terá, em mm, 0.7112. Esse não é um tamanho padrão do eagle, e aí sim, elas estarão diferentes, mas não tortas, no sentido literal da palavra.

Pode ser que não tenha entendido, mas mudar de pol para mm, e vice-versa, não faz mal nenhum. Eu trabalho com polegadas por causa das fábricas.

Abraços.
Registrado
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #11 : 01 de Fevereiro de 2011, as 17:42:29 »

E quais as dificuldades que eu teria se tentasse voltar uma na qual trabalhei em mm para Pol?
abraços
Jorge
Na verdade se você começar a trabalhar em polegadas, traçar trilhas e etc, e depois mudar para milimetros, nas novas trilhas (em mm) irão ficar tortas em relação as antigas (em pol). Obviamente elas tem tamanhos ligeiramente diferentes.

Posso ter entendido mal, mas o que você disse não procede.

Se o layout foi feito com o grid em polegadas e depois mudar para milímetros, a única coisa que vai acontecer é.... o grid ficar em milímetros.

Isso se não for mexido nos tamanhos padrões do roteamento (0.024, 0.032, etc, em polegadas).

Por exemplo, digamos que fiz uma trilha com 0.032 (pol). Ao mudar o grid para mm, ela terá o tamanho de 0.8128 mm. Notem que é o mesmo tamanho, indicado em medidas diferentes.

Já se eu alterar o tamanho da trilha, digamos para  0.028 (pol), ela terá, em mm, 0.7112. Esse não é um tamanho padrão do eagle, e aí sim, elas estarão diferentes, mas não tortas, no sentido literal da palavra.

Pode ser que não tenha entendido, mas mudar de pol para mm, e vice-versa, não faz mal nenhum. Eu trabalho com polegadas por causa das fábricas.

Abraços.

Você tem razão. Agora percebi que não coloquei certo o tamanho da trilha... Tongue
O que eu disse antes, na última mensagem, não procede. Foi falta de atenção.
Abraços
Registrado

Guitar Craft
Jorge Lopes
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 207

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 2

Say What?


WWW
« Responder #12 : 01 de Fevereiro de 2011, as 17:43:54 »

Já experimentei da situação de ficarem tortas mas foi por motivo diferente. Na verdade, usei espaçamento do grid diferente para diferentes partes do circuito e no fim ficou torto mesmo.

Quando perguntei sobre a mudança dos padrões temia isso também. Mas acho que entendi muito bem o que explicaram. Então o importante, mesmo mudando para outros tipos de medidas, é evitar sair m t o (moderador, peço que me suspenda do fórum) dos tamanhos padrão do eagle, certo? Para nao haver problema caso haja alguma mudança de um padrão pra outro.

Muito bom saber disso.

Valeu demais.

abraços.

Jorge
Registrado

Visitem o Máquinas de Música. Link no meu perfil
plautz
Visitante
« Responder #13 : 01 de Fevereiro de 2011, as 17:51:43 »

Já experimentei da situação de ficarem tortas mas foi por motivo diferente. Na verdade, usei espaçamento do grid diferente para diferentes partes do circuito e no fim ficou torto mesmo.

Quando perguntei sobre a mudança dos padrões temia isso também. Mas acho que entendi muito bem o que explicaram. Então o importante, mesmo mudando para outros tipos de medidas, é evitar sair m t o (moderador, peço que me suspenda do fórum) dos tamanhos padrão do eagle, certo? Para nao haver problema caso haja alguma mudança de um padrão pra outro.

Muito bom saber disso.

Valeu demais.

abraços.

Jorge

Claro que você pode usar outros tamanhos que não os padrões, mas tendo em mente o que pode acontecer.

O desejável é não sair do padrão e de seus múltiplos. Por exemplo, já peguei layout que o autor colocou o grid como finest. Com esta opção é possível colocar o componente onde quiser (o grid fica minúsculo), mas em contrapartida ocorrem esses problemas que o viagem falou.

Portanto, sempre quando possível, trabalhe com o padrão e seu múltiplo (0.05 / 0.025 pol, 1.27 / 0.635 mm).

Abraços.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.053 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal