Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Novembro de 2024, as 19:40:04

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ploter, que coisa linda  (Lida 19918 vezes)
Balen
Visitante
« Responder #30 : 19 de Maio de 2011, as 16:03:55 »

bom... eu não tinha falado ainda, pois não tenho previsão de terminar...

Eu estou fazendo uma fresadora 3 eixos pra mim utilizando soluções de baixo custo, pois não tenho grana pra investir nisso.

Fiz a placa CNC3AX face simples e não tive nenhum problema para fazer a transferência (usei uma laminadora com fusor de impressora laser e papel glossy). É uma placa com um custo bem baixo, o maior gasto são os L297 (cerca de 11 reais cada e são usados 3) e os FETs (são usados 12, custa menos de 2 reais cada), o resto dos componentes são coisas simples e baratas.

Montei a estrutura de tubos de aço ("metalon"), usei corrediças de gaveta como guias (aquelas com esferas, acho que são chamadas de "telescópicas") e está faltado colocar os fusos (vou usar barras roscadas mesmo) e os motores (que eu consegui no "ferro-velho", alguns de impressora matricial de 6,0kgf.cm e um de copiadora de 10,0kgf.cm). Agora está meio parada pois não estou com tempo livre. Vou usar como software de comando o EMC2 (roda em linux kernel tempo real).

As ideias foram tiradas do fórum que eu citei antes ( guiacnc.com.br ) e de preferências próprias.

Se vocês lerem alguns tópicos do fórum, vão ver que muita gente vai com a ideia de fazer a fresadora para usinar PCI e depois desiste por causa da poeirada que faz, inclusive muitos deixam de usar ela pra usinar as trilhas (fazem com transferencia térmica) e usam ela somente para fazer os furos.

Eu estou fazendo a minha mais por aprendizado do que por necessidade de ter uma fresadora.

É possível de fazer usando motores de impressora matricial? É, só que tem certas limitações do tamanho da estrutura (implica na área útil de trabalho) e nas velocidades de usinagem.

Eu aconselho quem realmente se interessou no assunto, a dar uma olhada naquele fórum, tem muita informação lá que pode ajudar e "clarear as ideias".
Colaborador

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12

« Responder #31 : 19 de Maio de 2011, as 16:16:25 »

Legal Balen quando possível poste algumas fotos!

Fez a alteração na alimentação da porta dos fets? Qual usou?
Americana-SP
VITOR_BAN
Visitante
« Responder #32 : 19 de Maio de 2011, as 16:25:44 »

a cnc3ax controla bipolares também ou só unipolares?
Colaborador

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12

« Responder #33 : 19 de Maio de 2011, as 16:29:53 »

Controla motores unipolares de 6 fios
Americana-SP
Balen
Visitante
« Responder #34 : 19 de Maio de 2011, as 19:45:49 »

Legal Balen quando possível poste algumas fotos!

Fez a alteração na alimentação da porta dos fets? Qual usou?

Vou ver se final de semana tiro alguma foto...

Usei IRF630 (tinha comprado baratinho de uma loja de componentes que fechou), usei o 74LS09 e resistores de pull-up (as redes resistivas) de 2k2 ligados em 12V (na placa original liga em 5V).
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #35 : 25 de Maio de 2011, as 13:31:33 »

Tem a placa pronta no ML por R$30,00
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-185871921-placa-fonte-para-cnc-3ax-montada-_JM
I don't want to die young...
I want to diode!
Balen
Visitante
« Responder #36 : 25 de Maio de 2011, as 20:03:58 »

Essa é só uma fonte de alimentação (sem o transformador) e não a CNC3AX.

Quanto as fotos, acabei saindo no final de semana e não lembrei de tirar  Roll Eyes
  Imprimir  

Ir para: