Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 16 de Novembro de 2024, as 19:25:57

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Converter fonte 12v em 9v  (Lida 9500 vezes)
arthurfinotti
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 53
-Recebido: 5

« : 25 de Janeiro de 2011, as 18:52:36 »

Olá galera, queria ajuda para um probleminha.
Tenho aqui uma fonte de 12v de 800ma, queria saber como poderia tranforma-la para 9v. Ela não possui regularores de tensão, testei um resistor de 56k na saida e quase deu. Será que isso não prejudica os pedais que irei usar?

Outra duvida é a seguinte: Tenho outras fontes com transformadores, porém não sei identificar a voltagem deles. Como poderia faze-lo?
Visitante
« Responder #1 : 25 de Janeiro de 2011, as 19:05:08 »

olá arthur,

dá uma pesquisada no fórum que tem bastante material sobre fontes!!
o mais correto nesta situação é usar um regulador de tensão (como o 7809) que recebe 12v e solta 9v, ok?

dá pra você usar o seu transformador atual e construir uma nova fonte já estabilizada e livre de ruídos... dá uma olhada nesse tópico: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=269.0

e use mais a busca!!!

abraço
Visitante
« Responder #2 : 25 de Janeiro de 2011, as 19:09:22 »

Olá galera, queria ajuda para um probleminha.
Tenho aqui uma fonte de 12v de 800ma, queria saber como poderia tranforma-la para 9v.
Use um regulador de tensão estruturado em torno de um 7809.
Ou então aproveite as peças e monte uma das diversas fontes que existem pelo fórum.

Ela não possui regularores de tensão, testei um resistor de 56k na saida e quase deu. Será que isso não prejudica os pedais que irei usar?
O resistor vai queimar em algum momento. Fazer isso não adianta.
Se fosse consumo irrisório (alguns miliampéres) um zener e seu resistor limitador resolveriam (e para consumos maiores, este arranjo acrescido de transistores de potência).

Outra duvida é a seguinte: Tenho outras fontes com transformadores, porém não sei identificar a voltagem deles. Como poderia faze-lo?
Com o multímetro.
Primeiro certifique-se que os transformadores estejam bons e que você saiba ligá-los.
Depois ligue e meça a saída ou do transformador (multímetro em corrente alternada - AC), ou na saída da fonte (multímetro em corrente contínua - DC ou CC). E começe sempre da escala de tensão maior para a menor.

Indico fortemente estudo sobre eletrônica básica, pois essas são dúvidas bem de início mesmo, mas que ao se errar em uma ligação ou medição ninguém sabe o que pode acontecer.
Visitante
« Responder #3 : 25 de Janeiro de 2011, as 19:15:09 »

Indico fortemente estudo sobre eletrônica básica, pois essas são dúvidas bem de início mesmo, mas que ao se errar em uma ligação ou medição ninguém sabe o que pode acontecer.

Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 53
-Recebido: 5

« Responder #4 : 25 de Janeiro de 2011, as 19:15:56 »

Brigadão flaviobei

e plauz brigadão pela aula !!! vou valer o que você indicou !!! abraços !
  Imprimir  

Ir para: