Bom dia meu amigos, estou com a seguinte duvida, eu tendo um alto-falante 12'' de 8 Ohms, se eu colocar somente uma bobina de 8 Ohms em paralelo eu consigo baixar a impedância para 4 Ohms ? como ficaria o funcionamento desse alto-falante.Ele seria ligado em um amp valvulado de 15w em 4 Ohms.
Não existe bobina de 8 ohms. O que pode ter é uma bobina com resistência do fio com 8 ohms e mais uma indutância associada (com valor em henries) que vai resultar em uma impedância de bobina (resistência mais a reatância indutiva) que vai variar com a frequência.
Como curiosidade, o Hgamal ontem postou uma indicação para um livro muito bom, com um capítulo sobre alto-falantes, no qual há um modelo elétrico equivalente para um alto-falante:
Esse modelo considera os elementos resistivos e indutivos da bobina do alto-falante bem como os equivalentes elétricos do sistema eletromecânico do cone (amortecimento, mola, etc) - mais detalhes no livro. Pode-se perceber que um alto-falante é um componente um tanto complexo.
Assim lá tem a fórmula para calcular a impedância total de um alto-falante:
E alguns valores típicos dos componentes de um alto-falante.
Com base nessa fórmula e fazendo a associação que o amigo quer fazer (e a sugestão de outros), plotei as curvas de módulo da impedância simples do alto-falante e dele em paralelo com um resistor de 8 ohms, com uma bobina de 10mH e resistência de 8 ohms e com outro falante igual:
A linha vermelha grossa é o módulo da impedância do alto-falante sozinho. A linha vermelha fina é o módulo de dois alto-falantes iguais em paralelo. Veja que a curva segue o mesmo comportamento do alto-falante único, só que com valor menor.
A curva tracejada vermelha é a do falante com o resistor em paralelo e por fim a curva vermelha pontilhada é do falante com a bobina fictícia em paralelo.
As curvas azuis são das fases da impedância, seguindo o mesmo critério de linhas para identificar a associação do alto-falante, sendo que no caso de dois alto-falantes iguais em paralelo, a curva de fases é igual a de um falante único.
Por aí dá pra perceber que somente com dois falantes em paralelo o comportamento vai ser mais parecido com a ligação de um só falante. Usar um resistor de 8 ohms, achata a curva, atenuando o pico de impedância que ocorre na frequência de ressonância do alto-falante, além de mudar totalmente o comportamento da curva de fases. No caso da bobina, se ela for de um valor baixo de indutância (menos de 1mH), no fim é como se fosse apenas um resistor puro de 8 ohms em paralelo com o falante.
Obs: na fórmula, no terceiro termo está calculado com R1, eu acho que deveria ser R2. Em todo caso, usando R2, as curvas dos módulos das impedâncias tendem a subir um pouco mais em altas frequências.