Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 21 de Junho de 2024, as 02:49:41


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: existe um padrão para fenolite/fibra?  (Lida 3605 vezes)
Tmc
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 626

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 30


Se Deus é por nós quem será contra nós!


« : 12 de Junho de 2011, as 19:18:20 »

Amigos Handmakers, gostaria de saber se à um padrão de uma placa de fenolite e fibra, tipo espessura do cobre qualidade da placa etc. Eu peguei uma esses dias que me parecia fina demais a camada de cobre, tem alguma coisa haver? abraço
Registrado
tjeffects
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 202

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 7


O silêncio é um amigo que nunca trai.


« Responder #1 : 12 de Junho de 2011, as 23:14:05 »

olha amigo eu sou novo aqui no forum mas o pouco q eu sei sobre isto é que as placas de fenolite são melhores para furar do que as fibras de vidro mas em relacao a qualidade acho q nao muda muita coisa nao.
faça um teste com cada uma assim vc vai ver qual vai preferir.
abraço Grin
Registrado

Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta. Albert Einstein
Dabreu
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 185

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 18


David Abreu


« Responder #2 : 12 de Junho de 2011, as 23:53:14 »

O que sei dizer é que existem diversos fabricantes e com isso há diferentes processos de fabricação e qualidade final do produto.
Semana passada comprei uma placa onde sempre costumo comprar, percebi logo que não era o mesmo fabricante pois o logotipo da embalagem era diferente, resultado camada de cobre mais fina e fenolite muito mais duro pra furar e cortar.
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #3 : 13 de Junho de 2011, as 01:55:57 »

Ninguém respondeu o que foi perguntado.

Há padrões sim.

Não tenho, nem sei, todos de cabeça, mas a espessura do material (fibra ou fenolite) e a espessura do cobre acredito serem os mais importantes. O fato de empresas que confeccionam placas terem esses pontos como parâmetro de cobrança me faz pensar assim.

Na espessura, por exemplo, temos placas desde 0.5mm até 3.2mm de espessura.

Na espessura do cobre, temos desde 35µm até 140µm (micrômetros).

Ainda, há a questão da temperatura. As consideradas padrão são para utilização até 140º, e as consideradas para altas temperaturas até 170º.

Claro, quanto maior os parâmetros, maior o custo da placa. Mas isso em empresas sérias. Tem empresa que só quer saber se é fenolite ou fibra.

O fato da fenolite ser mais fácil de furar se deve ao fato de que o fenolite é um composto de camadas celulose impregnada com resinas fenólicas (sintéticas). Quando o calor é aplicado juntamente com a pressão ocorre a polimerização, que aglomera as camadas, formando uma massa sólida.

Ou seja, mal comparando, é papelão prensado com resinas sob alta temperatura.

Já a fibra de vidro, segundo a wikipédia, é:

...um material composto da aglomeração de finíssimos filamentos de vidro, que não são rígidos, altamente flexíveis. Quando adicionado à resina poliéster  (ou outro tipo de resina), transforma-se em um composto popularmente conhecido como fibra de vidro, mas na verdade o nome correto é PRFV, ou seja, "Polímero Reforçado com Fibra de Vidro".

O PRFV tem alta resistência à tração, flexão e impacto, sendo muito empregados em aplicações estruturais. É leve e não conduz corrente elétrica, sendo utilizado também como isolante estrutural...


Acho que dá para perceber o porque é mais complicado furar fibra do que fenolite (e porque as brocas duram menos com fibra).

Não é que as placas de fibra são melhores ou piores.

Particularmente, para protótipos eu uso fenolite pois o custo é mais baixo, as brocas duram mais e não dá muito trabalho.

Já para montagens finais, normalmente uso fibra de vidro.

O problema de comprar placas com camadas mais ou menos finas é porque simplesmente os comerciantes não querem saber disso. Querem saber do menor preço. E placas com menos cobre custam mais barato.

Abraços.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.033 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal