Fazia tempo que eu queria uma fonte de alta tensão ajustável na minha bancada para poder testar a profusão de mini amplificadores valvulados e pré amplificadores valvulados em que me vi metido a construir nestes últimos anos sem ter de a todo momento recorrer a fabricação transformadores de força de diferentes tensões e correntes a cada montagem.
Procurei bastante pela internet mas, todo projeto que eu via ou era complicado demais ou não passava a segurança necessária a projetos desse nível de construção. Foi então que recorri ao
Matec perguntando-o se não teria nenhum projeto simples fácil e rápido de ser construido, eis que após algum pouco tempo surge este circuito :
Demorou muito até que entre dias de trabalho e dias de folga eu pudesse construir e testar, construção na qual eu tive muita ajuda, paciência e boa vontade do
kem,
xformer e também do
Matec para realizar o layout, depurar o circuito e testa-lo
Abaixo estão algumas fotos comprovando que a coisa funciona ! Sintam-se a vontade para construir porque o circuito está verificado
CABE AQUI LEMBRAR QUE TRATA-SE DE UM CIRCUITO COM TENSÃO ELEVADA E QUE PODE SER FATAL. PORTANTO TODO CUIDADO NA MONTAGEM E TESTES É POUCO. O(S) AUTOR(ES) / COLABORADOR(ES) SE EXIMEM DE TODAS E QUAISQUER RESPONSABILIDADES E/OU DANOS PROVENIENTES DESTA MONTAGEM. TODOS OS INTERESSADOS EM REALIZAR A MONTAGEM DEVEM TER EM MENTE QUE SERÃO OS ÚNICOS RESPONSÁVEIS CASO ALGO DE ERRADO ACONTEÇA E, AO INICIAR A CONSTRUÇÃO DA FONTE, AUTOMATICAMENTE ACEITAM ESTES TERMOS. LEMBRE-SE: SE VOCÊ NÃO SABE NO QUE ESTÁ SE METENDO, NÃO FAÇA.(clique nas imagens para aumentar a resolução)
Como sei que as perguntas virão já trato de eliminar algumas logo aqui.
- A "doadora" do chassi foi uma velha central telefônica INTELBRAS
curto muito dar novo uso a velhas coisas que vou
encontrando comprando no ferro-velho !
- Minha fonte está superdimensionada na filtragem com capacitores de filtragem maiores do que o do esquema, como pode-se bem ser observado
não há necessidade alguma disso ! O circuito funciona bem como foi desenhado
- O esquema não prevê medidor porém achei que seria legal por um ( e de fato ficou legal pra &*¨&%##@...)
- Essa fonte
PRECISA de um transformador de força com isolação galvânica ! Não inventem de construir com auto transformador pois, a segurança tem de vir em primeiro lugar !
- Certifiquem-se de que o MOSFET aplicado é original ou irão dar com os burros na água... Ainda acha-se com certa facilidade bons MOSFETS em sucatas se lhes posso dar uma dica.
- Dissipador térmico de tamanho e taxa de transferência térmica ideal é mandatório para não "cozinhar" o MOSFET por que ele vai esquentar !!! Mandatório o uso de bucha plástica e isolador entre o MOSFET e o dissipador para não levar choques ao se encostar no dissipador térmico.
Acho que é isso ! Quero aqui deixar meus agradecimentos públicos mais uma vez a equipe do handmades
Matec,
xformer e o
kem que mais uma vez colaborou praque tudo saisse nos conformes e com segurança
(tirando o fato que eu furei um dos capacitores de filtro com uma furadeira sem querer e não percebi e quando fui ligar a fonte tomei um baita susto com o danado a dar estouros
)