Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Setembro de 2024, as 19:33:29


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Duvida sobre humbuckers...  (Lida 8745 vezes)
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« : 09 de Janeiro de 2011, as 01:57:53 »

Procurei em tudo que é canto sobre informações de como ligar as bobinas de um humbucker.
A duvida não é simples... não é sobre splitar, paralelo, serie, parte eletrica, etc...
A duvida é sobre a ligação interna de um humbucker (handmade) em serie.

Em alguns site recomendam unir os inicios do enrolamento de cada bobina para deixar em serie. Outros para ligar os finais do enrolamento de cada bobina.

E quanto ao negativo e positivo... achei referencias tanto de utilizar fio da bobina norte quanto da sul para cada...

Alguém tem uma luz? Da diferença essas varias maneiras?
v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum).
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2011, as 15:17:18 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #1 : 09 de Janeiro de 2011, as 09:47:23 »

Cada fabricante tem seu próprio padrão de cores.  O certo a fazer é seguir o manual que vem com o captador.  Caso não o tenha, identifique a marca e vá no site, ou use o nosso famoso  Procure

Abraço!
Registrado

samuelluthier
Visitante
« Responder #2 : 09 de Janeiro de 2011, as 10:35:58 »

olá Kem, na verdade, o certo para se ligar em humbucker, (se não me engano, depois vou conferir e te confirmo)é pegar os inicios do enrolamento e uni-los e as outras pontas uma vai ao terra a outra é o hot, ou positivo, mas como não se da pra ficar abrindo captadores pra saber essas informações o correto é medir com multimetro os terminais de cada lado e ir testando as combinações, mas isso se vc não tiver o manual do cap, pois se tiver sugiro que vc siga o manual pois será muito mais facil.
existem varias ligações, tem ligação que fica com um som muito magro, mas isso varia de captador o melhor é testar m s m (moderador, peço que me suspenda do fórum).
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #3 : 09 de Janeiro de 2011, as 10:56:42 »

Basicamente, pode-se ligar as bobinas em série ou em paralelo, em fase ou com fase invertida.
Registrado

RenatoGoes
Visitante
« Responder #4 : 09 de Janeiro de 2011, as 12:07:12 »

Basicamente, pode-se ligar as bobinas em série ou em paralelo, em fase ou com fase invertida.
amigo não sei se ajuda vc mais da pra ter uma noção
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #5 : 09 de Janeiro de 2011, as 15:05:07 »

Agradeço a ajuda de voces...
Adiel... to procurando isso a mais de 1 mes no google... como se diz, quanto mais se aprende mais se tem duvidas...
RenatoGoes... Minha duvida é mais restrita ao humbucker, não a ligação da parte eletrica, mas v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum).
samuelluthier... O que voce citou é exatamente o que a Malagoli utiliza, mas é diferente do que os outros fabricantes utilizam... dai minha duvida de qual é o melhor jeito e o que muda em cada jeito.

Mas como disse no inicio, minha duvida não é sobre como ligar em serie, paralelo, etc...
É o melhor jeito de ligar as bobinas de um captador handmade (talvez tenha esquecido de citar isso) em serie.
Por isso não adianta procurar fabricante (sou eu), hehehe
Fiz a ligação conforme essa figura abaixo, seguindo o esquema dos fabricantes famosos, mas como eu disse, na Malagoli (e de acordo com o samuelluthier), pode-se também unir o inicio dos enrolamentos para ligar os humbuckers em serie.
Tem alguma diferença em timbre, som, etc ligando-se o inicio dos enrolamentos ou o fim desses para ligar um humbucker em serie? E muda alguma coisa se eu mudar o positivo / negativo de cada humbucker, ja que os 2 esquemas são utilizados por varios fabricantes?
v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum).

Ps. Editei o primeiro post para ficar mais claro.

« Última modificação: 09 de Janeiro de 2011, as 15:17:53 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
samuelluthier
Visitante
« Responder #6 : 10 de Janeiro de 2011, as 08:37:48 »

Kem, vc esqueceu uma informação importante, o cap é vc que ta fazendo né. hehehe.
bem vamos lá, eu t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum) faço captadores para meus baixos, então vou tentar ser claro aqui.

costumo fazer captadores tipo noiseless, com uma bobina em cima da outra, e dessa forma fica assim a ligação.

começo enrolando pelo hot, e do final do primeira bobina ja vai para o start da segnda bonina e o final da segunda é o terra, mais ou menos assim

(hot)start /\/\/\/\/\/\/finish-start\/\/\/\/\/\/\finish (terra)  isso em caps com bobinas sobrepostas

mas em humbuckers andei vendo aqui e é exatamente da forma escrita acima por vc os finais são ligados juntos, esse é o som mais quente que se tem em um humbucker, mas como outros membros falaram existem varias outras ligações que vc pode experimentar.

se vc manter os finais juntos e inverter o terra pra positivo e o positivo pra terra não muda nada, isso se o cap tiver ligado sozinho, as vezes quando ligamos ele junto com outro pode ficar com um som muito magro tipo radio antigo, heheh, mas é tipo numa les paul quando a chave ta no meio, mas se usar só não muda nada,

se vc colocar os dois inicios juntos e usar os finais pra hot e ground, se não me engano fica sem ruida mas o som t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum) fica meio sem corpo.
o melhor pra vc fazer é testar m s m (moderador, peço que me suspenda do fórum), pode ficar tranquilho que vc não vai danificar o captador fazendo essas varias ligações.

e depois posta o resultado do seu cap handmade.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #7 : 10 de Janeiro de 2011, as 16:37:13 »

samuelluthier, voce liga em paralelo seus captadores...
Menos saida mas mais brilho, e sem hum também... Mas ja tentou liga-los em serie???
Eu sei que não estraga... ehehehe
Meu problema é que não acho o maldito cabo com 4 condutores para usar nos humbuckers, só o com 2 + malha, e como usei chave para splitar (deesligando uma das bobinas de cada cap) fiz questão de cabo blindado (senão podia usar 4 cabos separados).
Então cada vez que tenho que fazer uma modificação dessas no cap, tenho que desmonta-lo todo (ja viu o trabalho).
Por isso postei aqui. Pra ver se alguem ja tinha experimentado...

O que voce quis dizer sobre mudar a ligação e quando ligar com o outro captador "som muito magro tipo radio antigo" é deixar eles fora de fase. Mas isso só aconteceria se um mudar um (o da ponte por exemplo) e deixar o do braço sem mudar. Se eu modificar os 2 isso não aconteceria.

se vc colocar os dois inicios juntos e usar os finais pra hot e ground, se não me engano fica sem ruida mas o som t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum) fica meio sem corpo.
Não deve ser assim, visto que como eu disse, a malagoli liga seus humbuckers dessa maneira...

Bom, por enquanto o resultado (ja esta ligado da forma acima antes mesmo do topico) foi um som que satura qualquer ampli (o humbucker da ponte tem 19K e o do braço 17k ambos com imãs ceramicos). Legal pra quem só toca heavy, mas pra quem precisa de um som clean fica dificil...
E falta um tiquinho de agudo, que foi o que me motivou a abrir esse topico. Sei que quanto mais alta a saida, mais o cap sofre com agudos (antes que perguntem to usando pot de 500k - ja pensei até em usar 1M, mas ta "fora de moda" heheh).
Vou acabar ligando as bobinas em paralelo... diminui um pouco o ganho (vai para de saturar o ampli), vou ganhar brilho eainda posso manter a chave para desligar uma das bobinas...
v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum) pela ajuda... Mas se alguém tiver outra ideia avisa ai.
[]s

Mensagem Mesclada
samuelluthier, voce liga em paralelo seus captadores...
Menos saida mas mais brilho, e sem hum também... Mas ja tentou liga-los em serie???
Eu sei que não estraga... ehehehe
Meu problema é que não acho o maldito cabo com 4 condutores para usar nos humbuckers, só o com 2 + malha, e como usei chave para splitar (deesligando uma das bobinas de cada cap) fiz questão de cabo blindado (senão podia usar 4 cabos separados).
Então cada vez que tenho que fazer uma modificação dessas no cap, tenho que desmonta-lo todo (ja viu o trabalho).
Por isso postei aqui. Pra ver se alguem ja tinha experimentado...

O que voce quis dizer sobre mudar a ligação e quando ligar com o outro captador "som muito magro tipo radio antigo" é deixar eles fora de fase. Mas isso só aconteceria se um mudar um (o da ponte por exemplo) e deixar o do braço sem mudar. Se eu modificar os 2 isso não aconteceria.

se vc colocar os dois inicios juntos e usar os finais pra hot e ground, se não me engano fica sem ruida mas o som t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum) fica meio sem corpo.
Não deve ser assim, visto que como eu disse, a malagoli liga seus humbuckers dessa maneira...

Bom, por enquanto o resultado (ja esta ligado da forma acima antes mesmo do topico) foi um som que satura qualquer ampli (o humbucker da ponte tem 19K e o do braço 17k ambos com imãs ceramicos). Legal pra quem só toca heavy, mas pra quem precisa de um som clean fica dificil...
E falta um tiquinho de agudo, que foi o que me motivou a abrir esse topico. Sei que quanto mais alta a saida, mais o cap sofre com agudos (antes que perguntem to usando pot de 500k - ja pensei até em usar 1M, mas ta "fora de moda" heheh).
Vou acabar ligando as bobinas em paralelo como voce... diminui um pouco o ganho (vai parar de saturar tanto o ampli), vou ganhar brilho e ainda posso manter a chave para desligar uma das bobinas...
v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum) pela ajuda... Mas se alguém tiver outra ideia avisa ai.
[]s
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2011, as 16:42:52 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
samuelluthier
Visitante
« Responder #8 : 10 de Janeiro de 2011, as 19:36:02 »

Kem vc deve ter entendido errado, eu não ligo os caps em paralelo, é em série, tanto os noiselless como os humbuckers, preste atenção ao grafico, que fiz, ta certo que ficou bem tosco, mas acho que da pra entender,
o start da primeira bobina é o hot e o final da outra bobina é terra, entendeu, então os outros terminais são ligados juntos e isolados.
não gosto muito da ligação paralelo em humbuckers, depois que se ouve o som dele ligado em serie não se quer mais saber do paralelo, pelo menos pra mim.

cabo com 4 condutores mais malhe é complicado m s m (moderador, peço que me suspenda do fórum), eu achei no ML, mas só tem o rolo, da uma procurada por ai no google, por cabo manga 4 vias, de repente acha algum lugar que venda a varejo.

cara deixa eu ver se consigo esplicar.
vc tem uma les paul, logo 2 humbucker, os dois estão ligados com as fases corretas e quando se coloca na posição central da chave o som fica legal não perde corpo e ganha-se aquele medio caracteristico de ligação em paralelo, visto que quando a chave está no meio se tem uma ligação paralela, correto?
pois bem se invertermos a fase de um dos caps sem inverter a do outro, (ou seja positivo vira negativo e negativo positivo, mantendo o center tap), pode ocorrer do som, quando a chave no centro estiver, ficar magro, mas isso não ocorre em todos os caps pois dependo do casamento dos caps.
teve um cliente meu que sismou de refazer a ligação da guitarra dele em casa, depois me ligou desesperado pois achou que tinha estragado o cap pois ligou errado o captador da ponte, e falei com ele pra inverter as fases e pronto ficou show de bola.

espero ter explicado. nossa quanta palavra, hehehe.

quanto a ligação da malagoli, realmente vc tem razão acabei de ver um humbucke que fiz aqui e está com a ligação com os dois inicios ligados juntos m s m (moderador, peço que me suspenda do fórum), depois vou tentar colocar os finais pra ver se muda alguma coisa.

kem onde vc conseguiu peças pra fazer os caps, imãs carretel e tudo mais? que fio está usando, 42, 43?
vc enrolou a mão, ou tem bobinadeira?

caps de guitarra eu ainda não fiz pois precisa-se desses materiais, os caps de baixo faço com polos de alnico5
e fenolite coloco os imãs no fenolite e faço o carretel assim, a capinha faço de madeira m s m (moderador, peço que me suspenda do fórum).
se alguem quiser ver meu trabalho, vou postar o link do orkut, pois o site ainda to fazendo, se não puder postar o link peço aos admins que retirem por favor.
http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=634887877736457903&aid=1283873949
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #9 : 10 de Janeiro de 2011, as 19:58:53 »

Rapaz, aquele baixo ficou lindo!  Parabéns!   Bravo Bravo Bravo Bravo Bravo
Registrado

samuelluthier
Visitante
« Responder #10 : 10 de Janeiro de 2011, as 20:05:40 »

Muito obrigado Adiel, não querendo me GAMBAR, mas o som dessa criança ficou animal t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum).
v l w (moderador, peço que me suspenda do fórum).
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #11 : 10 de Janeiro de 2011, as 20:16:21 »

samuelluthier, vou tentar economizar palavras... hehehe nosso posts estão muito longos.
1º) muito bonito o baixo... Parabéns
2º) Tem razão, estão em serie, mas não estão com as bobinas invertidas (para isso tem que fazer como nos humbuckers... unir ou os finais ou os inicios dos 2 enrolamentos). Tente fazer assim, pode ser que fique ainda melhor.
3º) haaaaaa... não é uma Les Paul... é uma tele que eu fiz... Wink Depois posto fotos...
4º) O que eu quis dizer sobre mudar a ligação dos caps e eles sairem de fase ou não é que como eles estão ligados corretamente, se eu inverter os positivos e negativos dos 2 captadores (ponte e braço) eles vão continuar em fase. Se eu inverter 1 só, ai saem de fase, e vira raldio de piula.
5º) Esses captadores são uma novela (estou fazendo-os a quase 10 anos). Mas quanto as peças, imãs compro no ebay (barras e pinos alnico e ceramico), bobinas a malagoli vendia barato (não tem mais no site - quem sabe ligando - mas tem imã lá) e base fiz de acrilico. Falta o cabo 4 vias (ja tinha visto esse cabo manga, mas me pareceu grosso (26AWG - o ideial seria 28AWG). Nessas bobinas em particular foi usado fio 44.
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2011, as 12:25:46 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.057 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal