Não sei exatamente a vantagem de se alimentar um valvulado com pilhas. Pelo preço que elas andam com certeza não vai compensar.
Mas gostei bastante do projeto.
Por acaso, esse transformador da Schatz é encomendado, ou tem no catálogo da fábrica?
Muito obrigado! Realmente não creio ser algo "vantajoso", mas foi mais um projeto para aprender um pouco mais.
Relativamente ao trasnformador, não está no catálogo, foi encomendado (eles colocaram como referência o número 822), caso algum dia deseje encomendar algum semelhante.
-----
Caramba, 10 baterias de 9V (alcalinas) já dá por baixo uns 150 reais, mais as outras 4 pilhas provavelmente alcalinas, uns 25 reais e isso tudo pra durar algumas horas??
Escutei o som no Y2B e achei o som meio de rádio de pilha.
Será que vale mesmo a pena esse projeto?
Não seria infinitamente melhor alimentá-lo por uma fonte?
Obrigado! As baterias acabam ficando um pouco caras mesmo _, mas foi mais um projeto para aprendizado. Talvez um dia consiga fazer uma fonte que forneça a energia de acordo com os parâmetros necessários.
-----
Parabéns pelo projeto, é sempre interessante ver algo novo feito com baterias.
Por ser valvulado a carga necessária é alta mesmo, não tem o que fazer.
Minha sugestão seria usar baterias recarregáveis.
As de 9v são fáceis de encontrar, infelizmente com o tempo elas vão perdendo a capacidade de armazenar carga. Deve ser devido à química usada. As LiPO são melhores nesse caso.
Como o consumo da placa é menor que o dos filamentos é possível usar 30x3.7v 600 mAh sem problemas.
Assim as baterias da placa e filamento teriam de ser carregadas ao mesmo tempo. Essas baterias de apenas 600mAh não são tão grandes, e algumas até vendem com o circuito que controla a bateria durante o carregamento (ex. baterias de aviões e carros RF, que vem em versões de 7.4v, 14,8v ...)
Elas não vem num cilindro, mas sim num "envelope", o que pode ser mais perigoso se o envelope for perfurado.
Eu montei um rádio AM assim a algum tempo, com 16x7.4v 600mAh e para os filamentos 3 baterias de 1.5v de 2200mAh.
Outra opção é usar uma fonte pra adequar as tensões. Com o circuito usando o 555 é tranquilo conseguir 15 mA @ 250v. Imagino que algo mais profissional possa produzir mais corrente. Como você está usando baterias, pode usar duas fontes, uma para os filamentos e outra para a placa. Como não é um radio ou amplificador de guitarra de alto ganho, o ruído do chaveamento não deveria ser um problema.
A bateria que fornece o bias pode ser qualquer uma, já que o consumo é bem baixo.
Abraços
Thomas
Obrigado! Agradeço pelas dicas, vou tentar um dia fazer uma fonte. Parabéns também pelos seus projetos que sempre acompanho no Youtube.