Aproveitando o tópico para relatar as minhas experiências com este tipo de volume master.
Já tentei utilizar em 2 montagens diferentes esse volume master do "Trainwreck Type-3", uma com inversora do tipo LTPI e outra do tipo Cathodyne.
Sinceramente só soava bem quando estava razoavelmente aberto, tirando (quase) todo o propósito de um volume Master.
As alternativas que encontrei são:
1. o master antes da inversora, que funciona muito bem em amplificadores onde a distorção da inversora e da etapa de potência não tenham uma contribuição significativa no som (clean ou high gains) mas não funciona muito bem em amplificadores onde a distorção da etapa de potência é parte do som esperado (JCM800 por ex). E é assim que muitos fabricantes fazem nos seus amplificadores.
2. potenciômetro duplo após a inversora. ouvi dizer que existe um potenciômetro canadense de precisão onde os 2 "discos" são perfeitamente sincronizados de forma que seria o melhor a ser utilizado neste tipo de aplicação:
https://www.precisionelectronics.com/products/milstyle-rv7.htmlIsso resolveria o problema citado de desequilíbrio entre os dois lados.
Nunca vi um desses então não posso atestar a veracidade da informação e o fabricante também não especifica no seu datasheet a diferença entre os 2 potenciômetros, apenas a tolerância do valor da resistência.
Esses potenciômetros custam mais do que as válvulas do amplificador, então também não acredito que o custo/benefício seja bom.
3. Resistores de atenuação entre a saída da inversora e as grades das válvulas de potência. Similar ao encontrado no Laney CubHead, é possível colocar uma chave rotativa com diversos valores de resistores para se obter diferentes potências na saída. Os resistores também podem ser medidos e selecionados para apresentar a melhor simetria possível entre os dois lados. É similar ao 2, porém se perde o ajuste variável e se ganha em precisão e equilíbrio.
4. Atenuador entre o amplificador e o falante. Este foi o que me apresentou o melhor resultado apesar de muitos dizerem por aí que altera a característica do amplificador pois remove a interação entre o falante e o estágio de saída. É possível fazer um atenuador com característica indutiva similar a um falante, mas um resistivo para mim já foi bom o bastante.