Imagino que todos, sem exceção, estão sendo afetados e prejudicados por essa Pandemia. É algo inusitado, pelo tamanho das consequências, apesar de previsível.
Nesses dias de confinamento, no meu caso, tenho tomado todos os cuidados, e feito a minha parte, no sentido de prevenir uma proliferação muito rápida desse vírus. Espero que todos estejam fazendo também sua parte.
Depois de um tempo aqui cuidando de meus projetos atrasados, percebo que essa tarefa uma hora vai acabar. Mas essa Pandemia, ela não tem data pra acabar.
Então, daqui um tempo, pretendo fazer uma contribuição mais efetiva especificamente contra esse "inimigo", nos mesmos moldes de uma "guerra".
O nosso colega Eduardo, já deu o inicio à sua contribuição, imprimindo máscaras protetoras em impressora 3D, para ajudar os trabalhadores da Saúde, que estão na linha de frente desse combate, e que são os mais expostos à contaminação.
Penso que em alguma hora, vai aparecer alguma coisa em que meus conhecimentos possam ser úteis, e que assim, eu possa fazer parte desse combate.
Existem muitas maneiras de contribuir. Por exemplo, entrei em contato com o Coordenador do projeto das Máscaras, que o Eduardo faz parte. Ele falou que devido ao uso intensivo, as impressoras 3D estão precisando de manutenção mais vezes. Então o trabalho de técnicos da área se tornam necessários. Lembrando que o trabalho é voluntário, e cujo objetivo é bem mais importante do que qualquer outro que se tenha notícia, neste momento.
Existem outros projetos, de ventiladores respiratórios, por exemplo, e de outros equipamentos que se tornam fundamentais para ao tratamento dos doentes graves.
O que se espera é que um dia (espero que o mais breve possível), é que seja desenvolvida uma vacina para prevenir o contágio. Até lá, teremos mais períodos que poderá haver necessidade de confinamento, pelo menos dos grupos mais sensíveis á infecção.
A Covid 19 não vai embora sozinha, pelo menos, não com a velocidade que desejamos.