Postei lá fórum ContrabaixoBr, mas queria compartilhar aqui também.
Olá. Dei uma pausa na construção de minha casa/oficina/estúdio por conta da Pandemia. Deslocamento, tempo...
Há 4 meses comprei uma stratocaster Squier por 130 reais. Paguei barato porque ela estava toda baleada, mas minha intenção já era reformá-la.
Retrabalhei a escala que estava com buracos e frets totalmente gastos. Contudo, não fiquei satisfeito com "Fret Working". O fiz por duas vezes e em nenhuma consegui uma ação de cordas baixas como costumo obter.
Então, há alguns dias tive a ideia de fazer uma ferramenta como o "Neck Jig" do Dan Erlewine. Ferramnta simples, mas se fosse fazer com perfis estruturais de alumínio iria sair muito caro.
A ferramenta é esta aqui, muito bem demonstrada por este luthier:
https://www.youtube.com/watch?time_continue=2415&v=d597I8pRO64&feature=emb_logoEnfim, o que queria compartilhar é que a ferramenta é muito útil mesmo. Finalmente consegui alinhar os trastes perfeitamente, de forma a conseguir uma ação super baixa como gosto.
Quando bolei, pensei em substituir o relógio comparador por uma haste com mola e marcar num ponto desta haste a posição com as cordas tensionadas. Riscar mesmo a posição "zero", quando o braço está reto ainda com as cordas.
Contudo, em geral a variação é muito pequena, da ordem de 0,01mm. Ficaria difícil "zerar" esta haste com relativa precisão. Mas dá para fazer.
A ideia era fazer com o que tinha aqui, sem precisar sair para comprar materiais. Assim, peguei apenas os relógios comparadores usados pelo Mercado Livre (3 por 180,00 com frete).