Boa tarde a todos.
Aproveitando esta quarentena acabei por colocar em ordem a minha bancada e componentes que a muito tempo vinha esquecida e com isso acabei retomando alguns projetos.
Um deles que gostaria de compartilhar abaixo era para ser inicialmente um simples testador de vávulas de pré (12a*7) porém se mostrou um excelente pedal de boost/overdrive.
A ideia inicial era poder testar uma dezena de válvulas usadas que eu tinha guardadas em uma caixa para saber quais ainda poderiam servir daquelas que definitivamente já estavam condenadas, então pensei em montar um estágio de ganho simples mas que fosse adequado para qualquer das 3 vávulas: 12ax7, 12au7 e 12at7.
Por uma coincidência eu tinha um transformador de força salvado de um line6 spider que possui 2 secundários, um de cerca de 32VAC e outro de 7.7VAC ambos a vazio que seriam suficiente para ter uma tensão razoável apesar de baixa nas placas e uma tensão adequada aos filamentos.
Simulei o circuito abaixo no LTSpice e vi que seria adequado, então juntei mais alguns componentes que tinha na mão, uma placa de cobre e montei o circuito abaixo.
As diferenças do esquema para a montagem são:
- no esquema simulado não coloquei o transformador, retificador (ponte de diodos) nem a parte dos filamentos.
- os resistores de 1M (1000k) são na realidade potenciômetros para controlar o nível de sinal na saída de cada estágio.
- há 2 diodos em anti-paralelo em série com os filamentos para colocar a tensão o mais próximo possível de 6.3V
Se alguém tiver interesse posso desenhar e colocar aqui um esquemático completo.
Algumas situações que observei:
- 12ax7 não saturou tanto quanto as demais, apesar de na simulação isso acontecer. provavelmente por que a simulação fiz em uma única frequência.
- 12at7 ficou bastante grave
- 12au7 soou muito bem, uma distorção bem boa para captadores humbuckers.
Notei também que o valor do resistor de catodo não teve muita influência no som obtido, provavelmente pela baixa tensão nas placas.
Uma foto da placa/protótipo pode ser vista aqui:
Curiosidade sobre a placa, desenhei "ilhas" na mão e cortei com uma micro-retífica, tudo na mão mas foi o suficiente para validar o circuito.
O próximo passo é miniaturizar a placa e fazer caber em uma 1590B ou 1590BB já que ainda requer o transformador.